Criação de Jogos

Tenho notado em muitos fóruns, que há pessoal interessado na programação de jogos. No entanto parece que a maioria não acredita que seja possível produzir jogos em Portugal. Bem, chamem-me o que quizerem, mas um dos meus projectos a médio prazo, é exactamente constituir um produtora de jogos portuguesa e ao contrário da maioria do pessoal, eu acredito que seja possível. Ora vejamos: não fosse o mercado dos jogos actual (não só jogos de computador mas todos em geral) calculado em cerca de 86% da população mundial, e isso meus amigos, é um mercado valioso demais para ser ignorado. Então porque é que os Portugas não produzem jogos de computador? Muito simplesmente porque somos ignorantes. Não querendo parecer presunçoso, sei do falo, não fosse o facto de ter investido nos últimos dois anos, centenas de euros em livros americanos sobre Game making e Teoria dos jogos, e em todos eles, os maiores criadores de jogos do mundo (América e Japão) queixam-se exactamente da falta de conhecimento no mundo da criação dos jogos, e principalmente a falta de um trabalho muito importante chamado "Conceptualismo" (que por acaso é a área que me compete).
Isto tudo para dizer que procuro pessoal com... ******* para iniciarmos uma industria Portuguesa de produção de jogos. O que escrevi aqui pode não estar muito coerente, mas estamos num fórum e a discussão está em aberto.
É claro que não é possível construir uma empresa que se dedique exclusivamente aos jogos de computador, por isso é que o meu projecto engloba também os jogos de taboleiro (board games), os jogos de cartas colecionáveis (trading card games) e os desconhecidos para a maioria "jogos em branco" (Blank games).
Aliás, é este tipo de jogo (Blank Game) que conceptualizo actualmente e que me pode vir a dar uma confortável fonte de rendimento, necessária para a realização de outros projectos maiores.
O meu conhecimento nesta matéria é muito vasto e pretendo contribuir com ele na industria portuguesa, preciso, como já disse anteriormente, é de PESSOAL que queira trabalhar comigo. Se faz favor, troquem as vossas ideias neste fórum. Obrigado.
 
jogos

Pois realmente estar a produzir jogos de tabuleiro n me parece de todo q tenha grande saida. Ate pq esses jogos estao disponiveis gratis em varios sitios.
Se fosse pra se lançarem seria bom se tivessem ideias originais, lembro por ex o Civilization jogo absolutamente intemporal e q tem algo q outros n têm. A base de partida é sempre diferente o q o torna cativante. N sei pq n fizeram outros jogos assim.
Depois se es alguem q ja tem PC ha mtooo tempo, sabes q qdo os jogos começaram a melhor a nivel grafico, cairam em criatividade. E n teria de ser assim. E so comparar um jogo americano a um japones. N têm nada a ver. Antes como era algo novo, as pessoas tinham ideias originais pra jogos, como por ex o sonic (de q n gosto por acaso), ou o super mario, tetris, etc.
Se fizerem alguma coisa seria bom darem a conhecer q os jogos sao mesmo portugueses, e por ex um dos jogos q mais me partia o coco a rir era um tipo basebol, mas q havia sempre armas diferentes q iam aparecendo no chao tipo lancas medievais, bombas, lanca chamas, etc etc e ia-se furando a defesa dos outros assim. So q isto era um jogo de antes de 90.
Se alguem tivesse a ideia de fazer um jogo assim, mas com os graficos de hoje seria um sucesso.
Ou jogos de futsal tb n vejo nenhuns.
Concluindo, se e pra fazerem jogos, acho complicado se nao atingem um nivel grafico de jogos como os da Electronic Arts, e tb se vao apostar em jogos cartas nao me parece q tenham mto sucesso. E q o q les nos livros americanos, pode ensinar-te a faze-los tecnicamente, mas pralem disso existe a criatividade e aí ha mto por onde possam concorrer. Nao faco a ideia o que é um "blank" game, mas tens de ver q se leste no livro q isso da dinheiro, os USA nao sao Portugal.
 
Agradame a ideia.. gostava de participar.. vontade de aprender tenho muita, mas não deve ser isso q precisas, o que precisas deve ser ppl que já tenha o conhecimento (saiba programar) e que avance com projectos para a frente.

1 abraço, boa sorte.
 
Última edição:
Já teve aqui uma thread peganhenta no fórum "Desenvolvimento de um jogo" mas como nunca se decidiu o que fazer exactamente, o pessoal tinha muitas ideias diferentes e nunca foi para a frente, era só replies de «conta comigo»...
BTW, acho que essa thread já foi apagada...

Se quiserem mesmo fazer um jogo TZ têm de começar com uma poll para definir o tipo de jogo
e depois as linguagens de programação e o "recrutamento" do pessoal intressado
Tenho a certeza que há por aqui pessoas com grande capacidade de programar
Eu não a tenho :p

EDIT: afinal parece que não foi apagada:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=2942


Cumprimentos
 
Última edição:
turbulence disse:
Boas..
e axas k o mercado tava virado para esse tipo de jogos? jogos de tabuleiro, cartas e etc? deixa-me dizer... lol
Nem tudo tem que ser jogos para PC. Aquelas máquinas de jogos de cartas e diferenças etc que abundam nos cafés e bares são um bom alvo para esse tipo de jogos.
 
Acresento , muito bom alvo. Um só jogo , podeditar se uma maquina cheia de jogos , dá lucro ou não. Trabalho em cafes ja a algum tempo como part time e devo vos dizer que uma maquina nova com jogos viciantes , paga-se a ela propria num mes...imaginem o resto...Acho que essas empresas paga bem a quem programa os jgos e não sao nada por ai alem em termos de graficos e de programaçao. Mas imaginação tem muita. Quem nunca viu as diferença e as perguntas do Mordillo !?
 
Realmente, estou muito satisfeito com o feedback que recebi!!!!! Obrigado pessoal!

1º - turbulence, não sabes o que é o Magic, Batlletech, warhamer, dungeons & dragons... e tantos tantos outros????? bom... fiquemos por aqui...

2º - junglebvs, mesmo que "esses" jogos estejam disponíveis grátis, alguém teve de os conceber e editar. Em parte, é isso mesmo o que se chama "Blank Games", onde os meus esforços se centram neste momento.(mais tarde posso dizer-te exactamente em que consistem). Em relação a jogos de taboleiro para vender, tenho neste momento dois grandes projectos, um board game com figurinhas colecionáveis e um trade card game, com possibilidades de grande sucesso e que podem vir a dar trabalho a muita gente em Portugal. A grande questão de momento, é criar uma empresa para iniciar a sua produção. Para isso preciso de pessoal que saiba e queira trabalhar. Não penses que que os meus projectos estão feitos de qualquer maneira, tenho as coisas bem estruturadas, fruto de trabalho de muita pesquisa.
Em relação aos jogos de computador, tens toda a razão quando dizes que falta criatividade nos jogos de computador. É disso que se queixam os Game Makers actuais. Se tomarmos em conta todos os títulos que são lançados, é raro o jogo que não seja baseada numa BD, num filme ou em qualquer outra coisa já conhecida. Digo-te no entanto, que os meus conhecimentos não são técnicos. A minha formação é artística e os livros que eu comprei (e li) sobre game making centram-se exactamente nessa área esquecida da criatividade. O que eu estou a dizer é que tenho qualificações para dar aos técnicos a criatividade que eles precisam.
 
para esse tipo de jogos axo k o publico alvo era mt menor, logo n era taum lucrativo pah, sejam realistas.
o que davam eram outro tipo de jogos... NFSU, FIFA, UT, ET, RTCW, PES, Battlefield, isso sim, havia mercado, e para os conceber sao ekipas de centenas de pessoas, e n vejo portugal metido nesse desenvolvimento.
se alguem se quiser meter nisso, pah mais cedo ou mais tarde vai desistir, sejam realistas.
 
Com gajos como tu , iremos sempre lavar latrinas para os outros , porque nascemos com qi de macacos...

Em vez de criticarem para deitar a baixo , façam melhor , diz a solução.

Por exemplo , já vi muitas pessoass dizer que a caixa magica é uma maravilha , mesmo assim , ainda nao os vi a pegar naquilo , ver o que esta mal e a fazer daquilo melhor...

Se somos pequenos , começamos pequenos , mas pensar pequeno é que não...
 
Última edição:
turbulence disse:
para esse tipo de jogos axo k o publico alvo era mt menor, logo n era taum lucrativo pah, sejam realistas.
o que davam eram outro tipo de jogos... NFSU, FIFA, UT, ET, RTCW, PES, Battlefield, isso sim, havia mercado, e para os conceber sao ekipas de centenas de pessoas,
Como disse anteriormente, não são só jogos de PC que dão dinheiro. Os jogos para arcade dão e para aquelas máquinas de café dão com certeza muito dinheiro.
Quanto ao publico alvo ser menor, bom, diz-me, num café ou bar quantas pessoas é que lá entram e jogam esses jogos? e agora, multiplica pela quantidade de estabelicimentos que têm essas máquinas e diz-me se não há-de dar dinheiro.
Ah, e já agora, há pouco tempo saiu um jogo português, o Portugal 111 A conquista de Soure. Tiveste conhecimento disto? compraste o jogo ou copiaste??
E o "paradise café"?? :P
turbulence disse:
... e n vejo portugal metido nesse desenvolvimento.
se alguem se quiser meter nisso, pah mais cedo ou mais tarde vai desistir, sejam realistas.
Derrotista :P , pareces o "velhor do restelo"....
Diz-me, já trabalhas ou ainda estudas?? é que essa visão parece-me bastante limitada, pelo menos a julgar pela minha experiência de trabalho e o saber que existe muita produção de software de qualidade e complexidade. Talvez não imagines o que se faz por cá.
 
Última edição:
Boas, espero que este não seja outro tópico do género do outro que andou por ai uma data de tempo, em que ainda mandei pm's ao ppl e toda a gente dizia yah combina que depois falamos melhor ....

De tal forma que agora digo eu: se REALMENTE estiveres interessado em algo sério pm me que terei todo o prazer em mandar o meu cv e talvez discutirmos ideias ...
 
João C Almeida

João C Almeida pelo q percebi tens 2 projectos pra jogos de taboleiro.
Bem em 1º lugar nao vas tentar vender essa ideia a ninguem, pq escreve-se tabuleiro.
Em 2º lugar se dizes q tens formacao artistica nao a vi. Eu no meu post dei mais ideias q tu mostraste no teu
Em 3º lugar a questao nao esta em fazer algo baseado em algo conhecido. Eu odiava os jogos DreamCast, mas havia um q era o Looney Tones Space Race, era baseado em cartoons conhecidos e era uma grande pedra. Super viciante.
Do que percebi se avancarem com qq coisa e pra uns jogos de tabuleiro well, se achas mesmo q isso faz falta, tvz nas maquinas de cafes, no meu PC pelo menos n
Acho q era importante definires pra q plataforma estas interessado em fazer jogos.
 
pfffffffffffffffff..........

Pessoal!
Não posso abrir muito o jogo publicamente. Todos já ouviram falar em "O segredo é a alma do negócio". O meu objectivo é profissional e procuro gente que tenha a mesma vontade que eu em trabalhar a sério independentemente dos riscos envolvidos (que estão calculados). Ao menos tomem conhecimento das minhas ideias.

[email protected]
 
junglebvs, achas que é num fórum que se vê a formação artísta de alguém? e obrigado pela emenda em "tabuleiro".
João carlos Almeida, é o meu nome, tenho 31 anos, curso de desenho artístico e de ilustração. Formação profissional em serigrafia, fotografia, desenho animado, design gráfico. Auto didacta em Game Making.
 
vi não sei onde um user a dizer que para criar um jogo de sucesso são necessárias equipas com centenas de pessoas... ora então explica-me lá como é que uma parte dos grandes jogos originais de todos os tempos foram feitos por pequenos estudios???

http://www.projectoffset.com/ este projecto, acerca do qual existe uma thread na secção de jogos e consolas é constituido por apenas 3 pessoas, e apenas uma das quais em tempo inteiro...

quanto à parte do mercado, hoje em dia vivemos numa aldeia global, se um jogo for bom tem publico em todo o mundo... e mau tb, basta ver as legiões de fãs que cada jogo tem....
 
NoMercy disse:
Como disse anteriormente, não são só jogos de PC que dão dinheiro. Os jogos para arcade dão e para aquelas máquinas de café dão com certeza muito dinheiro.
Quanto ao publico alvo ser menor, bom, diz-me, num café ou bar quantas pessoas é que lá entram e jogam esses jogos? e agora, multiplica pela quantidade de estabelicimentos que têm essas máquinas e diz-me se não há-de dar dinheiro.
Ah, e já agora, há pouco tempo saiu um jogo português, o Portugal 111 A conquista de Soure. Tiveste conhecimento disto? compraste o jogo ou copiaste??
E o "paradise café"?? :P

Derrotista :P , pareces o "velhor do restelo"....
Diz-me, já trabalhas ou ainda estudas?? é que essa visão parece-me bastante limitada, pelo menos a julgar pela minha experiência de trabalho e o saber que existe muita produção de software de qualidade e complexidade. Talvez não imagines o que se faz por cá.

pah... eu dei a minha opinião, faz-me mudar entao, eu disse akilo k penso.

tive conhecimento desse jogo e acredita que me surpreendeu, e é pena que não existam mais exemplos, e pela explicação que dei, que vai direito à minha opiniao, vesse porke nao ha mais exemplos desses...

em relacao aos jogos de makinas do cafe, eu n sei como isso funciona, mas parece-me k tu vendes o software à empresa das makinas, e o $$ k recebes, é com essa venda... nao com os lucros que a empresa ganha com as pessoas que jogam esses jogos.

ja que falamos em desenvolvimento de software, penso que era mais indicado, fazer software para empresas, gerencionamento de clientes, com suporte a base de dados, isso sim parece-me um bom investimento! todas as empresas necessitam desses programas, por isso axo ate, que o publico alvo era mt maior!

Eu tambem costumo programar, e agora estou em desenvolvimento de alguns programas que tenho em mente. de momento tenho 3 em desenvolvimento.

- site portugues tipo hi5
- messenger
- um editor de texto com suporte a programacao de varias linguagens e com a possibilidade de 2 (ou mais) users programaram ao mesmo tempo, no msm trabalho!
 
Última edição:
Se queres uma área onde podes realmente apostar, o futuro da industria dos jogos passa pelos telemóveis e pelas plataformas móveis. Uma das empresas mais importantes do mundo nessa área é Portuguesa e está baseada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, chama-se Ydreams.
Eu como já sou "burro velho" dessa universidade conheço algum do pessoal q lá trabalha e deixa-me dizer q realmente fazem um trabalho verdadeiramente excelente.
Porque é que não vais ter com eles e apresentas algumas ideias? Outra empresa mais virada para os tradicional games para onde te podes virar é a Devir, que ,pelo menos no meu conhecimento, é a maior empresa na área da importação, comercialização e promoção desses jogos. Já não tenho contacto com eles há uns anos mas na altura eram pessoal altamente acessivel e porreiro sempre abertos a novas ideias.
 
Uma boa ideia pode dar bilioes!
Por exemplo, uma recente é a dos Pokemons, que foi um jogo criado por uma pequenissima empresa de software que a Nintendo apoiava e que depois de lançado o jogo, gerou milhoes em jogos pra Gameboy color; desenhos animados, etc etc
Tudo o que tinha Picachu no nome vendia. lol

Eu sei programar em Java2 (tou no 1º ano de Eng. Informatica), so que ainda nao sei grande coisa. lol
E axo que nao deve ajudar grande coisa saber programar nesta linguagem.
 
Back
Topo