1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criação de loja virtual!

Discussão em 'Programação' iniciada por Lurtz, 28 de Junho de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 10243)

1. Lurtz

Lurtz Power Member

Boas pessoal,

Iniciei um negócio por conta própria e queria criar uma loja virtual para expor os meus produtos. A mim bastava-me uma webpage onde exporia os produtos, os contactos e pouco mais. No entanto, descobri este site http://www.zen-cart.com/modules/frontpage/ onde supostamente temos software gratis para criação de uma loja virtual.
    Acabei por downlodar o programa e tentei instalá-lo mas como não percebo patavina disto ele pede-me para uploadar para um servidor (posso usar o meu próprio pc para isto? Onde posso encontrar servidores grátis na net?) e para além disso ele pede-me para usar um programa de ftp (onde posso encontrar um destes?
    Cmo já perceberam sou muito maçarico e tenho algum receio de me estar a meter em algo que não muito díficil. O que me aconselham? Seguir pelo caminho da loja virtual ou arranjar uma webpage da netcabo ou sapo e expor apenas os produtos com os contactos?

Obrigado antecipadamente pelas respostas e um abraço.

Pedro

2. kingdom

kingdom 1st Folding then Sex

Servidor grátis:
    100WebSpace

Programa de FTP, basta fazeres uma pesquisa por FlashFXP ou SmartFTP que encontras de imediato o link para fazeres download....

Cumps

3. estigma

estigma Power Member

dificilmente consegues criar uma loja, com pernas para andar, em servidores e com software gratis...

- do ponto de vista do teu cliente.

Mais vale juntar um pequeno orçamento. Não me digas que não tens 50 / 75 Euros para gastar num ano de Domain/Hosting?
    Depois qualquer Serviço de alojamento tem exclente software de online shop.

4. NoMercy

NoMercy Power Member

Na minha opinião pessoal (tambem, que outra poderia ser :P ), se vais criar uma loja online mais vale investires tambem numa solução decente, pois a qualidade do teu site há-de ser, para os teus clientes, uma amostra da qualidade dos serviços e productos. Dai que, aconcelho-te a meteres isso nas mãos de um profissional. Tem é cuidado para não entregares o trabalho a um "marteleiro" em vez de a alguem que saiba o que está a fazer.
    "Coisas free na net" dificilmente te trarão imagem de qualidade e confiança ... digo eu.

5. estigma

estigma Power Member

nem mais NoMercy...

:)

6. CA3iR0

CA3iR0 Banido

O melhor mesmo é falares com um webdesigner amigo teu (sai muito mais em conta), e fazerem um site personalizado.

Depois, webhosting pago com isso!

7. StormhawK

StormhawK Power Member

Domínio

Não sei como reforçar isto convenientemente...
    Não uses páginas do sapo! Não uses domínios de borla tipo .pt.vu! Não uses redireccionamentos tipo .cjb.net!
    Isso serve para a página pessoal do Joãozinho que quer mostrar a colecção de macacos do nariz ou para a página da banda de garagem do Zé Cordas.
    NÃO serve para o site de um negócio.
    Portanto perde o amor a cerca de $USD 10 por ano (ou 8€ se preferires um registrar nacional) e regista um domínio .com ou .net .

Nota pessoal: Os domínios .com.pt (ou .net.pt, .web.pt, etc) que a FCCN criou não são grande pistola. Por experiência própria, os visitantes às vezes confundem-se quando ouvem o nome do site e ou vão ao .com ou vão ao .pt e não encontram o site. Usa um domínio internacional .com ou .net e pronto, até fica mais barato.

Webhosting:

1€ por mês
    10mb de storage e tudo o resto "ilimitado", desde que lá caiba.
    Para uma loja pequena deve chegar, salvo se tiveres muitas imagens de produtos. Mas eles têm planos de 50mb (2€) e 100mb (3€).
    De qualquer forma nunca experimentei esse hoster. Limitei-me a procurar pelos mais baratos. Mas um conhecido meu aqui do fórum costumava usar um destes "minihosts" e nunca teve problemas.

Nota pessoal: Eu uso um hoster estrangeiro no qual $USD 5 dão direito a 3Gb em disco e 25Gb de largura de banda mensal. Já tive um ou dois problemas de DNS e facturação com eles, mas foram impecavelmente resolvidos pela assistência online que realmente está 24/7 online. Acho a velocidade dos servidores e das linhas bastante aceitáveis.

Loja online:

De borla. Qualquer hoster com o cPanel e respectiva colecção de scripts "Fantastico" tem lá várias soluções freeware de e-commerce, de algumas das quais ouço falar razoavelmente bem. Outra solução que acho ser grátis é a OScommerce.com, a qual se bem configurada pode ficar com um ar bastante elegante e profissional (ver demo).

Aqui precisas de investir algum tempo a aprender a trabalhar com a solução que vais instalar, de modo a poderes configurá-la com um look tão único quanto possível.
    Aqui vai ser fatal dar a entender que fizeste copy+paste, portanto ou arranjas um amigo que saiba mexer nisto ou aprendes tu.
    Continuo a dizer que uma solução destas funciona, mas friso pela enésima vez que tem que parecer única!

Nota pessoal: Eu nunca fiz nem recorri a uma loja online, mas todos os meus sites têm "motores" programados por mim. Desde o site do stand FontesCar até ao do museu de história natural da escola secundária alexandre herculano, é tudo feito à pata, à medida, pour mui. Claro que isso se traduz em bugs volta e meia pois não tenho uma equipa de beta testers ou debuggers, mas por outro lado eu sei exactamente o que cada porção de código faz e não há surpresas.
    Claro que a solução à medida não é de graça e depende largamente de a quem te dirigires. Um novato que não sabe peva do que está a fazer vai-te cobrar 100-300€, a Seara.com entra em jogo a partir dos 4000€. O sweetspot está algures lá no meio. Eu pessoalmente ando no intervalo 1000-2000€ para o tipo de trabalho em questão, mas outros colegas cá do fórum trabalham com outros valores.
    Convém sublinhar que o preço não é garantia directa de qualidade e convém examinar trabalhos anteriores de cada developer.
    (Depois há quem seja bom a programar e mau no design, quem seja bom no design e não saiba programar, e quem seja razoável nos dois campos. Eu por exemplo acho que sou razoável na programação e assim-assim no design, mas uma auto-avaliação vale o que vale).

Conclusão

Domínio: 8€ /ano
    Hosting: 12€ /ano
    Site: grátis

Podes ter a tua loja online por 20€ anuais, com um domínio à homem, um alojamento próprio e uma loja virtual minimamente sólida.

Como vês, custa pouco e evita o mau aspecto associado às páginas do sapo ou aos domínios grátis.

Nota pessoal: Se isso arrancar com força, mal possas tenta perder o amor a 2500€ e arranja um bom webdeveloper (ou equipa) que te faça um site à medida. É outra loiça, acredita em mim.

Boa sorte com isso, e não te esqueças de vir cá mostrar o resultado final :)

8. NoMercy

NoMercy Power Member

Realmente em termos de gráficos e imagem de marca a Seara.com é boa (refrescar a página várias vezes para ver o efeito) ... mas aquele menu ao meio (em pequenas empresas)... "blhaccccc!! o horrorrr!!!" :P . Já há para ai um ano que não olhava para o site deles e pensava que por esta altura que aquele menu ao centro da página já tivesse desaparecido, mas parece que não.

Última edição: 28 de Junho de 2005
  9. xBoShY

xBoShY Power Member

10mb?!? não será pouco espaço pah manobra?

10. Hmmm... uma dúvida: para ser criada uma loja online basta ter uma empresa, ou é preciso tratar dalgum tipo de legislação envolvente à criação de lojas online?

Vejo tantas facilidades em criar uma loja online proporcionadas por alguns sites mas o que será preciso fazer para estar legalizada?

11. Gurzi

Gurzi Power Member

Se é uma empresa convem teres um dominio decente

tipo blabla.pt
    ou .com

Partilhar esta Página