1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criação de Navio

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por Ra7or, 30 de Julho de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 2988)

  1. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Boas pessoal, estou a tentar aprender a trabalhar com o 3Ds Max, mas não tem sido fácil.

    A primeira questão de todas é, nesta imagem de um modelo de um casco de um navio, como adiciono o chão? Ou seja, como tapo a parte de cima do modelo?

    [​IMG]

    Eu sei que não se deve de começar a casa pelo telhado, mas depois de criado o chão o resto é mais fácil para aprender, como por exemplo bóias, as cabinas etc.

    O casco foi criado por outro programa, através de um modelo já criado.

    Gostava de pelo menos poder criar a base para depois começar a trabalhar no resto e ir colocando por cima.

    Será que me podem ajudar:D
    Desde já obrigado.
     
  2. foxymophandlema

    foxymophandlema Power Member

    Axo que vais ter uma desilusão...então não sabes criar um plane para tapar aquele buraco e tas a dizer que o resto é mais facil de aprender?....

    Axo que estás mesmo a começar a casa pelo telhado... :/ e isso pode trazer alguma desmotivação depois.

    Se percebi bem a tua duvida, crias um plane, convertes em editable poly (botão direito do rato em cima do plane) e ajustas os vertexes. Isto assim um bocado às 3 pancadas claro.

    Dá uma olhadela nestes links que cobrem o basico do programa dentro dos possiveis.
    http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620

    http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/learn3dsmax/index.html

    http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/chairmodeling/index2.html

    http://www.3dbuzz.com/vbforum/sv_home.php

    Não te aconselho a tentares aprender a trabalhar com isso apenas a explorar o programa por ti proprio sem primeiro seguires algumas orientações de como isso funciona (tutoriais do basico ou video tutoriais) E a meu ver, o ideal no inicio são mesmo documentos que falem sobre o modo de trabalho e não entrar em tutoriais que ensinem a fazer isto ou aquilo, porque ficas a saber fazer um objecto qualquer, mas a maioria dos passos que deste, não sabes porque os deste. Ou seja, ficas a saber fazer aquele objecto do tutoriais, mas depois fazer outro diferente, já não consegues.

    Boa sorte com isso! E prepara o saco de agua quente para as dores de cabeça! :P
     
  3. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Isso que tu disseste eu sei fazer, pensava era que havia alguma maneira mais simples de o fazer, e não estou a tentar aprender a usar o programa intuitivamente, estou a seguir um tutorial que ensina o básico do mesmo. E não, não estou a começar pelo telhado:) Tanto que estou a tentar aprender a trabalhar com o programa, para depois começar a criar eu mesmo os objectos, só sigo os tutoriais para ver se existe alguma maneira mais simples de criar os objectos.

    Por exemplo no Blender, posso seleccionar vários vértices e depois carregar em f que cria uma face

    Obrigado pelos links:D

    Por acaso arranjei um conjunto de vídeos introdutórios sobre o Blender e até estou a gostar, com alguém a explicar onde estão as coisas é mais simples, isto porque em interface podia estar muito melhor, mas é um programa bem capaz!
     
  4. foxymophandlema

    foxymophandlema Power Member

    Pensava que querias fazer o chaõ independente do casco.

    Sendo assim, nas opçoes do edit poly, onde podes escolher o tipo de selecção, vertex, edge, border, face, element, escolhes border, selecionas os edges que fazem parte das bordas do buraco (isto não soa nada bem... :P) e nas opções do editable poly(border), que estão à direita, clicas em CAP.

    Edit 1: Esta opção Cap, esta na tab edit Borders, ao pé do Extrude, Chamfer, Bridge e mais uns.

    E é a mesma opção que essa que referiste no blender.

    Edit 2: aquilo do plane podias fazer também com o mesmo processo, mas clicavas em create shape em vez do Cap, que o gajo ia criar uma spline à volta dessa border, que não faz parte do object principla. Aplicando um edit poly nessa spline ela fica cm superficie.
     
    Última edição: 31 de Julho de 2009
  5. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Muito obrigado! Como agora só tenho o Blender instalado vou ver se consigo fazer o mesmo no Blender, caso veja que é mais difícil volto ao 3Ds Max. Gostava de dar uma oportunidade a este programa open-source.
     
  6. foxymophandlema

    foxymophandlema Power Member

    A grande diferença entre o blender e o 3dmax, é que com o 3d max, gritas por socorro, e cai o carmo e a trindade a ajudarem-te, no blender, a comunidade é muito mais pequena e podes ter alguns problemas em encontrar ajuda para resover os problemas quevão surgindo pelo longo caminho.
     
  7. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Pois, sou capaz então de continuar com o 3Ds Max, assim já sei que me podes ajudar:D

    Vou tentar evoluir e manter esta criação, e vou postando aqui os progressos, vai ser um longo trabalho, mas a ideia é também aprender com tempo e sem pressas.

    Quero ver se compro uma mesa digitalizadora, para depois poder evoluir uma coisa que tenho posto de lado que é o desenho, e a prática vai indo com o tempo:(
     

Partilhar esta Página