Criação de Navio

Ra7or

Xtreme BOINC
Boas pessoal, estou a tentar aprender a trabalhar com o 3Ds Max, mas não tem sido fácil.

A primeira questão de todas é, nesta imagem de um modelo de um casco de um navio, como adiciono o chão? Ou seja, como tapo a parte de cima do modelo?

2hi6oec.jpg


Eu sei que não se deve de começar a casa pelo telhado, mas depois de criado o chão o resto é mais fácil para aprender, como por exemplo bóias, as cabinas etc.

O casco foi criado por outro programa, através de um modelo já criado.

Gostava de pelo menos poder criar a base para depois começar a trabalhar no resto e ir colocando por cima.

Será que me podem ajudar:D
Desde já obrigado.
 
...mas depois de criado o chão o resto é mais fácil para aprender, como por exemplo bóias, as cabinas etc.
Axo que vais ter uma desilusão...então não sabes criar um plane para tapar aquele buraco e tas a dizer que o resto é mais facil de aprender?....

Axo que estás mesmo a começar a casa pelo telhado... :/ e isso pode trazer alguma desmotivação depois.

Se percebi bem a tua duvida, crias um plane, convertes em editable poly (botão direito do rato em cima do plane) e ajustas os vertexes. Isto assim um bocado às 3 pancadas claro.

Dá uma olhadela nestes links que cobrem o basico do programa dentro dos possiveis.
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620

http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/learn3dsmax/index.html

http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/chairmodeling/index2.html

http://www.3dbuzz.com/vbforum/sv_home.php

Não te aconselho a tentares aprender a trabalhar com isso apenas a explorar o programa por ti proprio sem primeiro seguires algumas orientações de como isso funciona (tutoriais do basico ou video tutoriais) E a meu ver, o ideal no inicio são mesmo documentos que falem sobre o modo de trabalho e não entrar em tutoriais que ensinem a fazer isto ou aquilo, porque ficas a saber fazer um objecto qualquer, mas a maioria dos passos que deste, não sabes porque os deste. Ou seja, ficas a saber fazer aquele objecto do tutoriais, mas depois fazer outro diferente, já não consegues.

Boa sorte com isso! E prepara o saco de agua quente para as dores de cabeça! :P
 
Isso que tu disseste eu sei fazer, pensava era que havia alguma maneira mais simples de o fazer, e não estou a tentar aprender a usar o programa intuitivamente, estou a seguir um tutorial que ensina o básico do mesmo. E não, não estou a começar pelo telhado:) Tanto que estou a tentar aprender a trabalhar com o programa, para depois começar a criar eu mesmo os objectos, só sigo os tutoriais para ver se existe alguma maneira mais simples de criar os objectos.

Por exemplo no Blender, posso seleccionar vários vértices e depois carregar em f que cria uma face

Obrigado pelos links:D

Por acaso arranjei um conjunto de vídeos introdutórios sobre o Blender e até estou a gostar, com alguém a explicar onde estão as coisas é mais simples, isto porque em interface podia estar muito melhor, mas é um programa bem capaz!
 
Pensava que querias fazer o chaõ independente do casco.

Sendo assim, nas opçoes do edit poly, onde podes escolher o tipo de selecção, vertex, edge, border, face, element, escolhes border, selecionas os edges que fazem parte das bordas do buraco (isto não soa nada bem... :P) e nas opções do editable poly(border), que estão à direita, clicas em CAP.

Edit 1: Esta opção Cap, esta na tab edit Borders, ao pé do Extrude, Chamfer, Bridge e mais uns.

E é a mesma opção que essa que referiste no blender.

Edit 2: aquilo do plane podias fazer também com o mesmo processo, mas clicavas em create shape em vez do Cap, que o gajo ia criar uma spline à volta dessa border, que não faz parte do object principla. Aplicando um edit poly nessa spline ela fica cm superficie.
 
Última edição:
Pensava que querias fazer o chaõ independente do casco.

Sendo assim, nas opçoes do edit poly, onde podes escolher o tipo de selecção, vertex, edge, border, face, element, escolhes border, selecionas os edges que fazem parte das bordas do buraco (isto não soa nada bem... :P) e nas opções do editable poly(border), que estão à direita, clicas em CAP.

Edit 1: Esta opção Cap, esta na tab edit Borders, ao pé do Extrude, Chamfer, Bridge e mais uns.

E é a mesma opção que essa que referiste no blender.

Edit 2: aquilo do plane podias fazer também com o mesmo processo, mas clicavas em create shape em vez do Cap, que o gajo ia criar uma spline à volta dessa border, que não faz parte do object principla. Aplicando um edit poly nessa spline ela fica cm superficie.

Muito obrigado! Como agora só tenho o Blender instalado vou ver se consigo fazer o mesmo no Blender, caso veja que é mais difícil volto ao 3Ds Max. Gostava de dar uma oportunidade a este programa open-source.
 
A grande diferença entre o blender e o 3dmax, é que com o 3d max, gritas por socorro, e cai o carmo e a trindade a ajudarem-te, no blender, a comunidade é muito mais pequena e podes ter alguns problemas em encontrar ajuda para resover os problemas quevão surgindo pelo longo caminho.
 
A grande diferença entre o blender e o 3dmax, é que com o 3d max, gritas por socorro, e cai o carmo e a trindade a ajudarem-te, no blender, a comunidade é muito mais pequena e podes ter alguns problemas em encontrar ajuda para resover os problemas quevão surgindo pelo longo caminho.

Pois, sou capaz então de continuar com o 3Ds Max, assim já sei que me podes ajudar:D

Vou tentar evoluir e manter esta criação, e vou postando aqui os progressos, vai ser um longo trabalho, mas a ideia é também aprender com tempo e sem pressas.

Quero ver se compro uma mesa digitalizadora, para depois poder evoluir uma coisa que tenho posto de lado que é o desenho, e a prática vai indo com o tempo:(
 
Back
Topo