Discussão Fibra ótica vai chegar a todo o país até 2027 com financiamento da UE

Rethew

Power Member
https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/40-2022-184420992

https://www.msn.com/pt-pt/financas/...newsntp&cvid=1f9e5bc824c6410880f0912811e948d9
O decreto-lei do Governo que cria o mapa das coberturas das redes de comunicações eletrónicas fixas e móveis foi publicado esta segunda-feira em Diário da República, mais um passo na constituição deste instrumento que será “fundamental” para saber onde há internet em Portugal.
O diploma delega na Anacom a “implementação de uma plataforma de informação relativa à cobertura das redes fixas e móveis das empresas que oferecem redes públicas de comunicações eletrónicas”, obrigando as operadoras a manterem a informação atualizada, sob pena de coimas em caso de contraordenação grave ou muito grave.

O público em geral vai poder consultar no mapa informação sobre a cobertura das redes fixas “com resolução ao nível do endereço e indicação das tecnologias e velocidades disponibilizadas”, bem como das redes móveis “para os serviços de voz, SMS e MMS e para os serviços de aceso à internet, com uma resolução de 100 por 100 metros e indicação das tecnologias e velocidades disponibilizadas”, lê-se no documento. Está também prevista a inclusão de informação sobre a cobertura por satélite.

A ferramenta contará ainda com diferentes níveis de acesso. Por exemplo, a “representação do traçado integral da rede de transporte e rede de acesso” e respetiva capacidade não estará disponível ao público.

Segundo o decreto-lei, a plataforma deve permitir “a comparação das coberturas das redes fixas e móveis dos diferentes operadores” e a “apresentação e visualização de outro tipo de informação, bem como de outros tipos de redes e serviços que venham a ser desenvolvidos posteriormente, considerados relevantes”.

Será também com base neste instrumento que o Governo avançará com investimentos para dotar de cobertura as chamadas “zonas brancas”, onde as empresas privadas não investem por não ser rentável. O Governo pretende lançar o concurso de conectividade de fibra ótica “durante o decurso do quarto trimestre deste ano”, conforme anunciou em 9 de maio o secretário de Estado das Infraestruturas.

“Neste momento temos informação de zonas de estatísticas e precisamos de informação casa a casa, quando tivermos informação casa a casa saberemos exatamente onde começam e acabam as zonas brancas, quais são as casas que precisam de investimento”, explicou Hugo Santos Mendes, na altura.
 
Uma parte já existe

Rede móvel mapa
https://anacom.maps.arcgis.com/apps/Cascade/index.html?appid=ad3f71dbb09541518f436aa828feb28e

Rede fixa de capacidade muito elevada mapa
https://anacom.maps.arcgis.com/apps...x.html?appid=4fe9c54079b7476abde22b5cb67f080e

Vão aumentar o pormenor da cobertura de rede fixa "à rua".
Exato, como descrito no decreto-lei.

A minha questão é quando é que a plataforma será disponibilizada. Penso que não esteja explícito em nenhum lugar.
 
Última edição:
Este Decreto Lei prevê que a Anacom consulte os Operadores sobre "as especificações técnicas da informação a carregar na plataforma".

Depois desta consulta, a Anacom tem 10 dias para enviar a proposta aos "membros do Governo responsáveis pelas áreas da digitalização e da modernização administrativa, das infraestruturas e da coesão territorial".

E só depois disto é que será elaborado e posteriormente publicada uma Portaria a regulamentar.

Resumindo: falta a publicação de uma Portaria.
 
Bom, o portal já está disponível, mas na terra dos meus pais, tudo falso :D

Quanto muito, temos zonas da aldeia com 4g da NOS mas só às vezes, e dos outros operadores às vezes há 2g...
 
Onde? Não estarás a ver a plataforma antiga?

Estou a ver nos links abaixo.

Se colocares na pesquisa "Vale de Janeiro" do concelho de Vinhais, Vodafone e NOS 4G tem tudo a verde, e é falso (na Páscoa estive lá, e se houve 3G era consoante o vento e o alcance do braço).

Meo, tem mais vermelhos, mas tem verdes a mais para a realidade.




Uma parte já existe

Rede móvel mapa
https://anacom.maps.arcgis.com/apps/Cascade/index.html?appid=ad3f71dbb09541518f436aa828feb28e

Rede fixa de capacidade muito elevada mapa
https://anacom.maps.arcgis.com/apps...x.html?appid=4fe9c54079b7476abde22b5cb67f080e

Vão aumentar o pormenor da cobertura de rede fixa "à rua" e dizendo quais as tecnologias disponíveis por operador
 
Estou a ver nos links abaixo.

Se colocares na pesquisa "Vale de Janeiro" do concelho de Vinhais, Vodafone e NOS 4G tem tudo a verde, e é falso (na Páscoa estive lá, e se houve 3G era consoante o vento e o alcance do braço).

Meo, tem mais vermelhos, mas tem verdes a mais para a realidade.
Sim mas isso são as plataformas antigas, não a nova que se menciona no decreto-lei e que foi a razão para a criação deste tópico.
 
Update

Link para a segunda versão do mapa, deve ser a final https://anacom.maps.arcgis.com/apps...x.html?appid=21ab91cd5436470abb7c91b26264eac4

Se estiverem nas zonas brancas, sintam-se com sorte. Vão ter fibra nos próximos 4 anos segundo o Governo
Obrigado!

A minha rua que não tem fibra continua sinalizada como tendo cobertura... Isto não era suposto passar a ter detalhe ao nível da rua e números de porta invés das zonas que ainda estou aqui a ver?
 
O teu link não está a abrir aqui no meu pc :cwm3:
https://anacom.maps.arcgis.com/apps...x.html?appid=21ab91cd5436470abb7c91b26264eac4

Confirmei agora, acho que está certo.
Vê se consegues noutro browser, os mapas da ANACOM normalmente são pesadinhos
Quero ver como e se vão mesmo chegar a todas as casas isoladas, montes no meio do nada...
Esperemos que sim!
Sim. No caderno de encargos em consulta pública diz cobertura 50% no primeiro ano e 100% no fim do terceiro ano. Se começar em 2024, em 2026 está acabado

Também acho muita fruta mas no papel é isso
Isto não era suposto passar a ter detalhe ao nível da rua e números de porta invés das zonas que ainda estou aqui a ver?
Sim, a ANACOM teve acesso a essa informação e desenhou aquele mapa novo com base nessa informação, mas não partilhou publicamente a informação do número de porta. Desenhou só o mapa das áreas brancas
A minha rua que não tem fibra continua sinalizada como tendo cobertura...
Também me acontece o mesmo numa morada nesta nova versão. Se leres a consulta pública tens lá a explicação... É porque tens casas próximas com cobertura de fibra ou porque há planos para meter aí fibra um dia, e por esse motivo foste excluído :|

Mas 100% das casas na área branca supostamente vão ter cobertura de pelo menos dois operadores. Na área não-branca somos excluídos.

Eu numa morada passei de incluído a excluído nesta nova versão 😭
Felizmente que a minha casa principal tem fibra

Posteriormente, e também por solicitação do Governo, a ANACOM lançou, no dia 6 de janeiro de 2022, uma primeira consulta pública sobre a cobertura de redes públicas de comunicações eletrónicas de capacidade muito elevada no território nacional e sobre as opções quanto à instalação, gestão, exploração e manutenção dessas redes com recurso a financiamento público, designadamente da União Europeia, nas “áreas brancas” 8 . Na sequência desta consulta preliminar, a ANACOM procedeu a uma atualização do mapeamento anteriormente efetuado, incluindo o levantamento da cobertura de redes de capacidade muito elevada com granularidade ao nível do edifício (“casa a casa”), com base em informação recolhida junto dos operadores, bem como dos respetivos planos de investimento abrangendo um período de três anos9 .
Retirado do site da ANACOM
 
@RRJoao já consegui abrir, tive foi de esperar bués até começarem a aparecer as primeiras letras/imagens da página :freak3:

Mas a minha localidade, continua a constar como zona branca!
Mas todo este tempo de espera pela chegada da fibra aqui mata mesmo uma pessoa >(
 
Isto não era suposto passar a ter detalhe ao nível da rua e números de porta
Só para deixar claro... O projeto do mapa da rede fixa continua de pé mas é outra coisa, vai ser só informativo https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/40-2022-184420992
Último update é a consulta pública que terminou a 31 de Outubro https://www.consultalex.gov.pt/ConsultaPublica_Detail.aspx?Consulta_Id=271

Falta um portaria para regulamentar. Como em tudo em portugal, se não houver portaria não há nada...
Há mais um dado, o responsável pela pasta da ANACOM e telecoms (secretário de estado e ministro) demitiram-se há poucas semanas depois do caso dos 500 mil € da TAP
 
Última edição:
Back
Topo