Discussão Fibra ótica vai chegar a todo o país até 2027 com financiamento da UE

Bem, se for assim teremos de aumentar a dotação no fim, que já é elevada

https://dre.tretas.org/dre/5568635/resolucao-do-conselho-de-ministros-156-A-2023-de-30-de-novembro


É preciso notar que neste concurso a partir de x investimento a rede deixa de ser pública e passa a ser 100% do cocontratante
(No caso, mais de 1/3)



Será assim tão pouco atrativo?
Não te sei responder.

Mas tendo em conta este adiamento, os valores envolvidos no concurso inicial das RNG. Arriscaria dizer que sim pode ser pouco interessante.

Até porque não chega instalar é preciso depois manter e ir atualizando o investimento.

E a definição de algumas zonas brancas é algo aberrante em algumas situações.

Posso dar o exemplo de onde vivo. Onde vivo e freguesias envolventes têm neste momento cobertura FTTH NOS/Vodafone e Altice.

Bem perto de minha casa existe uma pequena zona (corresponde essencialmente a uma quinta com uma única casa que não tem habitação permanente sequer) considerada zona branca.

E no entanto, imaginando a DST que até seria quem está melhor posicionada, para cobrir aquela zona teria que ir buscar fibra a mais de uma dezena de quilómetros de distância.

Numa altura em que tens municípios a restringir a construção a zonas onde já existam infraestrutura parece-me fazer pouco sentido um concurso tão maximalista.
 
Última edição:
Este concurso nao teve antes uma consulta previa? Se sim, foi com base no feedback dos consultados que o estado lançou o concurso e por esse motivo nao vejo como não haja interessados. Agora se nao houve consulta preliminar, pois...
 
Este concurso nao teve antes uma consulta previa? Se sim, foi com base no feedback dos consultados que o estado lançou o concurso e por esse motivo nao vejo como não haja interessados. Agora se nao houve consulta preliminar, pois...
Teve três longas consultas públicas e tem um caderno de encargos com vários anexos, dezenas de páginas e um júri. Acredito que não tenha sido por aí
Bem perto de minha casa existe uma pequena zona (corresponde essencialmente a uma quinta com uma única casa que não tem habitação permanente sequer) considerada zona branca.
Está bem, mas o facto de ser ou não habitação permanente não deve ser critério, até porque um dia se pode transformar em habitação permanente. E acho que as segundas casas (que muitas vezes são arrendadas) e empresas também têm direito.

É a forma que temos de tirar algumas construções da idade da pedra.

Agora, tem um custo…
 
Back
Topo