Criaçao de Portal - Dúvida

omissirev

Power Member
Boa noite,
Ora é o seguinte, veio parar as minhas mãos um projecto que consiste em criar um portal departamental (eng. quimica) de um instituto politécnico. O objectivo principal seria criar algo que fosse visualmente atractivo, que permitisse mostrar e cativar os visitantes.
E depois surgiram montes de ideias tal como permitir que o responsável pelo site e os docentes, o pudessem administrar facilmente. (Com um pequeno backoffice portanto.)
Passa também por registo de utilizadores, atribuição de permissões dos utilizadores a lerem determinados conteúdos e muitas mais coisas que agora nem me lembro.
Até aqui tudo bem, o meu problema é que me deram hipótese de escolher a plataforma e a linguagem que eu achar melhor para executar o projecto. Já pensei em utilizar um CMS, tipo joomla, ou entao criar algo de raiz em ASP.Net por exemplo (que na minha opinião é bastante acessível).
A minha duvida é se valera apena construir o site de raiz ou utilizar algum CMS.
Desde ja obrigado pelas repostas.

Cumprimentos.
 
Boa noite,
Ora é o seguinte, veio parar as minhas mãos um projecto que consiste em criar um portal departamental (eng. quimica) de um instituto politécnico. O objectivo principal seria criar algo que fosse visualmente atractivo, que permitisse mostrar e cativar os visitantes.
E depois surgiram montes de ideias tal como permitir que o responsável pelo site e os docentes, o pudessem administrar facilmente. (Com um pequeno backoffice portanto.)
Passa também por registo de utilizadores, atribuição de permissões dos utilizadores a lerem determinados conteúdos e muitas mais coisas que agora nem me lembro.
Até aqui tudo bem, o meu problema é que me deram hipótese de escolher a plataforma e a linguagem que eu achar melhor para executar o projecto. Já pensei em utilizar um CMS, tipo joomla, ou entao criar algo de raiz em ASP.Net por exemplo (que na minha opinião é bastante acessível).
A minha duvida é se valera apena construir o site de raiz ou utilizar algum CMS.
Desde ja obrigado pelas repostas.

Cumprimentos.

Faz de raíz, na tecnologia em que te sentes mais à vontade e que melhor respondas às exigências e desafios da aplicação. Assim, és tu quem controla a aplicação, evitas os problemas e dores de cabeça de usar e codificar em cima de trabalhos de terceiros.

Claro que esta opção, vai-te aumentar a carga de trabalho.
 
O meu problema reside é nas questões de segurança e no backoffice, dai eu hesitar tanto em criar algo de raiz.

Os problemas de segurança também existem nos cms, aliás de forma mais acentuada, dado os elevado número de pessoas que estudam o código e exploram as vulnerabilidades existentes.

Do teu portal, tu e poucos mais conhecem o código e a estrutura. Do Joomla, por exemplo, quantos milhares são?? Nesse aspecto, se estudares as formas de te protegeres, penso que estás mais seguro com uma aplicação tua do que com um cms comum.

O backoffice não é nada do outro mundo. Este apenas vai ter que gerir o teu portal, daí não ser nada do outro mundo. Se fosse um backoffice para gerir as exigências de milhares de utilizadores e sites, tipo, novamente, o Joomla, a coisa complica-se. Mas para um site apenas, não é nada do outro mundo.
 
Pelo facto de teres diversos tipos de utilizadores, permissões e mesmo pelo tipo de conteúdo que é suposto um portal deve tipo conter, eu não iria re-inventar a roda. Utilizaria um CMS.

Em relação a alguém dizer que os CMS são menos seguros que código feito por outra pessoa... sozinho e em tempo útil não consegues chegar perto do nível de segurança dos CMS mais utilizados. Além disso, assim que alguém descobre uma falha, esta é corrigida e podes fazer updates. São tantos milhares de pessoas a utilizar, que não podes pedir melhores testes.

Se te sentes muito à vontade com PHP, opta pelo Joomla, se por outro lado te sentes mais à vontade com .Net, (ASP.Net e C#.Net ou VB.Net) opta pelo DotNetNuke.

Pessoalmente, caso exista a necessidade de desenvolver novos módulos que não existam, acho mais fácil fazê-los no DotNetNuke, mas caso percebas de PHP e dediques algum tempo à aprendizagem de novos módulos, também não vejo grandes problemas.

Um ponto a não esquecer, é saber se já existe algum servidor destinado ao portal, ou se têm algum valor máximo a despender para isso, para saber se à partida estás limitado (os servidores Windows por norma são mais caros que Linux, além de existirem menos alternativas).
 
Back
Topo