1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criaçao de Portal - Dúvida

Discussão em 'Web Development' iniciada por omissirev, 11 de Março de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 697)

1. omissirev

omissirev Power Member

Boa noite,
    Ora é o seguinte, veio parar as minhas mãos um projecto que consiste em criar um portal departamental (eng. quimica) de um instituto politécnico. O objectivo principal seria criar algo que fosse visualmente atractivo, que permitisse mostrar e cativar os visitantes.
    E depois surgiram montes de ideias tal como permitir que o responsável pelo site e os docentes, o pudessem administrar facilmente. (Com um pequeno backoffice portanto.)
    Passa também por registo de utilizadores, atribuição de permissões dos utilizadores a lerem determinados conteúdos e muitas mais coisas que agora nem me lembro.
    Até aqui tudo bem, o meu problema é que me deram hipótese de escolher a plataforma e a linguagem que eu achar melhor para executar o projecto. Já pensei em utilizar um CMS, tipo joomla, ou entao criar algo de raiz em ASP.Net por exemplo (que na minha opinião é bastante acessível).
    A minha duvida é se valera apena construir o site de raiz ou utilizar algum CMS.
    Desde ja obrigado pelas repostas.

Cumprimentos.

2. geoblast

geoblast Power Member

Faz de raíz, na tecnologia em que te sentes mais à vontade e que melhor respondas às exigências e desafios da aplicação. Assim, és tu quem controla a aplicação, evitas os problemas e dores de cabeça de usar e codificar em cima de trabalhos de terceiros.

Claro que esta opção, vai-te aumentar a carga de trabalho.

3. omissirev

omissirev Power Member

O meu problema reside é nas questões de segurança e no backoffice, dai eu hesitar tanto em criar algo de raiz.

4. geoblast

geoblast Power Member

Os problemas de segurança também existem nos cms, aliás de forma mais acentuada, dado os elevado número de pessoas que estudam o código e exploram as vulnerabilidades existentes.

Do teu portal, tu e poucos mais conhecem o código e a estrutura. Do Joomla, por exemplo, quantos milhares são?? Nesse aspecto, se estudares as formas de te protegeres, penso que estás mais seguro com uma aplicação tua do que com um cms comum.

O backoffice não é nada do outro mundo. Este apenas vai ter que gerir o teu portal, daí não ser nada do outro mundo. Se fosse um backoffice para gerir as exigências de milhares de utilizadores e sites, tipo, novamente, o Joomla, a coisa complica-se. Mas para um site apenas, não é nada do outro mundo.

5. omissirev

omissirev Power Member

Que linguagem me aconselhas para criar o site de raiz?

6. geoblast

geoblast Power Member

Aquela em que te sentires mais à vontade. O Java e o dot.net são mais robustas que o php para um elevado número de utilizadores.

7. omissirev

omissirev Power Member

Quando falaste em .Net tas-te a referir a ASP.Net?

8. geoblast

geoblast Power Member

Sim.

9. Biker_

Biker_ Power Member

Pelo facto de teres diversos tipos de utilizadores, permissões e mesmo pelo tipo de conteúdo que é suposto um portal deve tipo conter, eu não iria re-inventar a roda. Utilizaria um CMS.

Em relação a alguém dizer que os CMS são menos seguros que código feito por outra pessoa... sozinho e em tempo útil não consegues chegar perto do nível de segurança dos CMS mais utilizados. Além disso, assim que alguém descobre uma falha, esta é corrigida e podes fazer updates. São tantos milhares de pessoas a utilizar, que não podes pedir melhores testes.

Se te sentes muito à vontade com PHP, opta pelo Joomla, se por outro lado te sentes mais à vontade com .Net, (ASP.Net e C#.Net ou VB.Net) opta pelo DotNetNuke.

Pessoalmente, caso exista a necessidade de desenvolver novos módulos que não existam, acho mais fácil fazê-los no DotNetNuke, mas caso percebas de PHP e dediques algum tempo à aprendizagem de novos módulos, também não vejo grandes problemas.

Um ponto a não esquecer, é saber se já existe algum servidor destinado ao portal, ou se têm algum valor máximo a despender para isso, para saber se à partida estás limitado (os servidores Windows por norma são mais caros que Linux, além de existirem menos alternativas).

Partilhar esta Página