Criação de rede em casa com partilha de net

|AoD|RiFaDo

Power Member
olá. sei que este tema ja ta mt batido aki ms kria perg se alg tem a paciencia pa xplicar a um nabo que tem um hub, placas de rede e cabo a ganhar pó à 3 anos so pq n sabe montar a rede. O meu pai ja anda farto de pagar as duas ligações la em casa da netvisao (nha e da nha irma) ent disse-m que se n ligasse os pcs em rede kem passava a pagar a conta era eu.. e cm n m apetece mt k isso aconteça preciso mm de ajuda de alg!
ent é o seguinte.. th um hub da micronet de 5 portas a qual kero ligar o meu pc, da nha irma e o portatil do meu pai qd vai a casa aos f-d-s. Cm o meu pc vai ser o unico ligado à net preciso de partilhar a net pelos outros pcs tds. Se alg tiver paciencia de xplicar passo-a-passo agradecia mm bué! Dscpem la tar a xatear com um tema que ta super batido ms é que eu tou mm enrascado e n faço a minima meke se faz a rede.

fiquem bem
[][]

Bom natal pa tds
 
eu tb tenho um pekena rede.. e foi super facil (sendo td XP)..

liga o modem ao router a porta WAN

e os pcs as portas LAN x

depois tens k configurar o router atraves de um pc... para configurar o router debe ser um ip assim parecido 192.168.xxx.xxx (ve nu manual)

depois eh so ir a tds os pcs e ir ao painel de controlo depois ligaoes de rede depois clicar em configuraruma rede...

depois abresse uma janela...depois... seguinte...seguinte...selecionar outro e seguinte... selecionar o 1º e smp seguinte ate concluir..

foi assim k configurei o meu.. :P

espero ter ajudado (tb sou novato em redes)


:D :D
 
router??? Eu só vejo ali um hub :D

Rapidamente.....
Teu pc:
- 2 placas de rede
- 1 ligada ao modem
- a outra ligado ao hub com ip fixo ( 192.168.1.1 por ex. )

Os outros:
- 1 placa de rede com um ip dentro da mesma gama ( 192.168.1.2, etc )
- Metes 192.168.1.1 como gateway e no dns os servidores de dns da netvisão.
- Eles só vão ter net se o teu comp estiver ligado ( como é obvio )

Acho que não me estou a esquecer de nada......

P.S. - Se estiveres atrapalhado, o XP tem um Home network wizard. É só ler o help.....
 
pois n há router por enqt... so mm qd xegar as cenas pa montar a rede wireless. tks pela ajuda. se tiver alg prob vou la ver no help do wizard ou ent exponho as duvidas aki. bgd pela vossa paciencia eheh :)

fiquem bem e bom natal
 
Se correres o network wizzard é muito fácil. Só tens de arranjar um nome para a rede, correr o wizzard em todas as máquinas e dar sempre o mesmo nome à rede.

Não te esqueças que para todos acederem à net tens de ter o pc que serve de servidor ligado. É uma das desvantagens de não se ter um router
 
Originally posted by Nemesis11
router??? Eu só vejo ali um hub :D

Rapidamente.....
Teu pc:
- 2 placas de rede
- 1 ligada ao modem
- a outra ligado ao hub com ip fixo ( 192.168.1.1 por ex. )

Os outros:
- 1 placa de rede com um ip dentro da mesma gama ( 192.168.1.2, etc )
- Metes 192.168.1.1 como gateway e no dns os servidores de dns da netvisão.
- Eles só vão ter net se o teu comp estiver ligado ( como é obvio )

Acho que não me estou a esquecer de nada......

P.S. - Se estiveres atrapalhado, o XP tem um Home network wizard. É só ler o help.....

O que disses-te está tudo bem só alterava uma pequena coisa, os servidores de DNS podes meter o mesmo que o gateway. :)

PS: Isso de ter 2 contas para 2 pcs é que não dá com nada :rolleyes: . Utilizando o exemplo de cada um ter 128(x2), podes agora mudar para 512 pagando um pouco menos ou o mesmo mas tendo mais limites e 4x mais de velocidade... :D
 
pois.. ms em casa tenho é duas ligações de 256.. pr isso imagina o pk do meu pai se ter passado de x.. lolol! vou meter agr uma linha de 1mb da netvisao.. vms la ver se akilo vale alg coisa.. pq senao espeto adsl em casa.
 
Originally posted by Tafinho
Nem sempre...
Só te tiveres a correr um servidor de DNS ou algo semelhante...

No XP/2000 penso que o normal é já vir com o dns server ligado... pelo menos quando tinha XP/2000 a servir nunca tive que ligar nada...
 
Mas se fizerem um nslookup ele n se liga porque simplesmente n é um dns server (verdadeiro pelo menos) :D

Como dns deves meter mesmo os 2 ips dos dns's da netvisão

Cmps.
 
Rifado se tens o XP é so correr os network wizards para configurar isso... é so uma questão de saberes escolher o "formato" de network k queres, qual o nome da network que queres criar e correr um wizard, sempre com as mesmas caracteristicas, em cada pc ligado à rede (como ja te foi dito).
Em routers podesse usar o IP do DNS = ao do gateway (o que eu tenho por DHCP)... mas com HUB deve ser preciso usar o IP do pc host para efeitos de DNS nos pcs clientes e so o host deve usar os IPs da netvisao.


PS: Penso eu de que...
 
Última edição:
Back
Topo