Criação de Servidor web

Boas Pessoal!
Eu gostaria de fazer um servidor web com alojamento de websites.
Mas o problema é que não sei por onde começar alguém me pode ajudar?

Obrigado desde já!
 
Queres fazer um serviço de alojamento web, ou queres ter um alojamento web para a tua loja?
Se o que pretendes é ser um hosting provider, eu não te aconselhava a ir por ai.
Se o que queres é ter um servidor, e para o caso, que me estás a falar de dois ou três sites, eu recomendo a compra dum VPS, num servidor de hosting, de preferência com cpanel incluído, para teres um whm para gerires as contas, a não ser que estejas muito à vontade a trabalhar com linha de comandos, e aí não necessitas de cpanel, o que não pe parece e eu não recomendo.
Existe uma variedade muito grande de ofertas de VPS no mercado, procura e analisa bastante.
 
Na tua máquina? Ou estás a falar de um VPS com windows?
Se for na tua máquina eu não recomendo, pelos aborrecimentos que te possam causar, principalmente se estivermos a falar de uma loja on line, com clientes a fazer encomendas e a realizar pagamentos, nesse caso recomendo algo mais robusto.
 
O ideal já que não tens grande conhecimento, compra uma conta de revenda.
Há revenda Windows e Linux, é só escolher e pagar :)
 
Apenas para umas brincadeiras, eu utilizava o XAMP no Windows e um serviço tipo no-ip ou o dyndns do Sapo por exemplo, por causa do IP dinâmico.
Podes testar com isto.
 
@D-CLUB eu percebo onde queres chegar, mas quando as pessoas não têm conhecimento, não neves de todo sugerir esse tipo de soluções. E no que toca a segurança? Quem a faz?
Ativar um XAMP/WAMP com ligação para o mundo sem a segurança é meio caminho andado para acontecer uma desgraça...
 
@D-CLUB eu percebo onde queres chegar, mas quando as pessoas não têm conhecimento, não neves de todo sugerir esse tipo de soluções. E no que toca a segurança? Quem a faz?
Ativar um XAMP/WAMP com ligação para o mundo sem a segurança é meio caminho andado para acontecer uma desgraça...
O rapaz perguntou, eu respondi. Ele também não referiu para o que pretendia utilizar.

A questão da segurança é um assunto que devemos sempre reforçar, mas também não podemos ser de extremos... se o objetivo é "brincar" um pouco com um serviço de alojamento amador, não é por colocar on uma página simples estática que a casa vai abaixo.

Obviamente que uma loja online ou qualquer outra página que recolha dados de utilizadores não deve ser alojada no nosso PC.
 
Atenção que não estava a criticar. Como disse e reforço, percebi onde querias chegar, só acrescentei a parte da segurança é tão ou mais importante que a configuração do "servidor".

Infelizmente quem não tem conhecimento na área não tem noção de que não é só instalar LAMP com eventualmente noip.

No entanto acuso também alguma "paranoia" da minha parte que poderá ter criado uma incorreta interpretação . Dado que o OP referiu que já fez uma loja online e queria criar algo tipo uma empresa de alojamento (que não vendem só alojamento partilhado), fiquei com a sensação que queria criar "um negócio" baseado nisso.

Se for para um site estático, HTML e CSS, não há grande problema (apesar de as ISP terem a informação no contrato que o utilizador não pode criar servidores web e alojamento usando a largura de banda de cada).

Resumindo, na minha opinião:
Se é para brincar e nada sério, que não implique a necessidade de configurações de segurança ou apenas para estar disponível numa rede privada - LAMP;
Se quiseres algo mais a sério mas não queres ter/sabes fazer configurações de segurança - Reseller;
Se queres algo mais a sério, onde tens mais margem de manobra, tens VPS ou Servidor Dedicado - Ambos com duas possibilidades, geridos ou não geridos, sendo que os geridos fazem tudo o que for preciso (configurações do LAMP, segurança e normalmente já inclui um painel de controlo). As não geridas, por norma são mais baratas mas és tu o responsável pela gestão e segurança da plataforma.
 
Back
Topo