1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criação de Servidor web

Discussão em 'Web Development' iniciada por Mauro Mendes, 20 de Abril de 2018. (Respostas: 11; Visualizações: 369)

1. Boas Pessoal!
    Eu gostaria de fazer um servidor web com alojamento de websites.
    Mas o problema é que não sei por onde começar alguém me pode ajudar?

Obrigado desde já!

2. Olá,

Fazer um servidor web? Podes explicar melhor a tua ideia?

3. Eu criem uma loja virtual aqui a uns tempos. Agora gostava de poder fazer um serviço de alojamento web tipo https://www.ptws.pt/ , mas mais pequeno tipo só para 2 ou 3 websites

4. Queres fazer um serviço de alojamento web, ou queres ter um alojamento web para a tua loja?
    Se o que pretendes é ser um hosting provider, eu não te aconselhava a ir por ai.
    Se o que queres é ter um servidor, e para o caso, que me estás a falar de dois ou três sites, eu recomendo a compra dum VPS, num servidor de hosting, de preferência com cpanel incluído, para teres um whm para gerires as contas, a não ser que estejas muito à vontade a trabalhar com linha de comandos, e aí não necessitas de cpanel, o que não pe parece e eu não recomendo.
    Existe uma variedade muito grande de ofertas de VPS no mercado, procura e analisa bastante.

5. E se eu utilizar o IIS do windows

6. Na tua máquina? Ou estás a falar de um VPS com windows?
    Se for na tua máquina eu não recomendo, pelos aborrecimentos que te possam causar, principalmente se estivermos a falar de uma loja on line, com clientes a fazer encomendas e a realizar pagamentos, nesse caso recomendo algo mais robusto.

7. XRS

XRS Power Member

O ideal já que não tens grande conhecimento, compra uma conta de revenda.
    Há revenda Windows e Linux, é só escolher e pagar :)

8. D-CLUB

D-CLUB Power Member

Apenas para umas brincadeiras, eu utilizava o XAMP no Windows e um serviço tipo no-ip ou o dyndns do Sapo por exemplo, por causa do IP dinâmico.
    Podes testar com isto.

9. XRS

XRS Power Member

@D-CLUB eu percebo onde queres chegar, mas quando as pessoas não têm conhecimento, não neves de todo sugerir esse tipo de soluções. E no que toca a segurança? Quem a faz?
    Ativar um XAMP/WAMP com ligação para o mundo sem a segurança é meio caminho andado para acontecer uma desgraça...

10. D-CLUB

D-CLUB Power Member

O rapaz perguntou, eu respondi. Ele também não referiu para o que pretendia utilizar.

A questão da segurança é um assunto que devemos sempre reforçar, mas também não podemos ser de extremos... se o objetivo é "brincar" um pouco com um serviço de alojamento amador, não é por colocar on uma página simples estática que a casa vai abaixo.

Obviamente que uma loja online ou qualquer outra página que recolha dados de utilizadores não deve ser alojada no nosso PC.

11. XRS

XRS Power Member

Atenção que não estava a criticar. Como disse e reforço, percebi onde querias chegar, só acrescentei a parte da segurança é tão ou mais importante que a configuração do "servidor".

Infelizmente quem não tem conhecimento na área não tem noção de que não é só instalar LAMP com eventualmente noip.

No entanto acuso também alguma "paranoia" da minha parte que poderá ter criado uma incorreta interpretação . Dado que o OP referiu que já fez uma loja online e queria criar algo tipo uma empresa de alojamento (que não vendem só alojamento partilhado), fiquei com a sensação que queria criar "um negócio" baseado nisso.

Se for para um site estático, HTML e CSS, não há grande problema (apesar de as ISP terem a informação no contrato que o utilizador não pode criar servidores web e alojamento usando a largura de banda de cada).

Resumindo, na minha opinião:
    Se é para brincar e nada sério, que não implique a necessidade de configurações de segurança ou apenas para estar disponível numa rede privada - LAMP;
    Se quiseres algo mais a sério mas não queres ter/sabes fazer configurações de segurança - Reseller;
    Se queres algo mais a sério, onde tens mais margem de manobra, tens VPS ou Servidor Dedicado - Ambos com duas possibilidades, geridos ou não geridos, sendo que os geridos fazem tudo o que for preciso (configurações do LAMP, segurança e normalmente já inclui um painel de controlo). As não geridas, por norma são mais baratas mas és tu o responsável pela gestão e segurança da plataforma.

12. cRaZyzMaN

cRaZyzMaN Power Member

vps ou um server dedicado é o que procuras
    tudo depende do fluxo de visitantes dos teus sites

Partilhar esta Página