Criação Raid 0

Olá,

Estou com dificuldades em criar um Raid 0.

A Motherboard é a seguinte:
ASUS P5WDH Delux/Wifi Intel 965 ICH8R 4DDR2

Com os Dois Discos Rigidos:
Seagate HDD 160GB 7200rpm SATA2

O problema é o seguinte, na Motherboard tenho 5 ligações para ligar os discos SATA...

2 Portas Laranjas (EZ_Raid 0 e EZ_Raid 1)
1 Porta Vermelha (Master)
2 Portas Pretas (Slave)

e por fim o Jumper está posicionado desta Forma - ||| que é para Raid 0.

É que não sei as portas onde tenho que ligar os discos e queria saber se alguém me podesse explicar como faço para criar o Raid 0 com os dois discos e que me podesse explicar passo a passo as coisas a fazer, bem como nas configurações necessárias a fazer na Motherboard. E se possivel com algumas imagens para me facilitar a vida :D

Agradeço desde já a aqueles que me poderem ajudar.

Com os melhores cumprimentos.

Morachi
 
Última edição:
suponho que sabias as diferencas? apenas com discos ide/sata não gosto de ter raid0 pois se um dos pares morre... os dados vao todos á vida... e como a malta n tem habito de fazer backups... you get the picture right?
 
pois... esse deve ser mesmo dos poucos casos que raid 0 se justifica... os manuais dessas boards costumam ter exemplos bons de como fazer o raid.

Procurei no google e achei isto:

"Boas

vou tentar esplicar +/- como se faz:

Na BIOS, logo no primeiro Separador tem uma opçao que diz IDE CONFIGURATION. Apos entrar nessa opçao aparecem outras 3 opçoes e é a primeira que vamos alterar para RAID
Depois o computador irá reniciar e durante o POST carrega-se em CTRL+i e irá surgir um ecra de configuraçao RAID da Intel.
Da-se o nome ao RAID, seleciona-se o Strip Size ( recomendo 32kb ), e por fim escolhe-se o tamanho da partiçao. Por pré defeniçao está a totalidade dos dois discos.
Depois de se ter criado o raid, e de ja ter a disquete com os drives, coloca-se o cd do windows XP.
O primeiro Screen que surge durante o processo de carregamento diz o seguinte Prima F6 para instalar controladores..... e carrega-se no F6.
Quando acabar de carregar, aparcerá uma mensagem a pedir que especifique o driver e entao carrega-se no E
Seleciona-se a opçao correcta, neste caso é qq coisa do tipo RAID ( ... ) ICH7R ( desktop ) :D (o famoso iastor.sys)
Depois prime-se Enter, e Enter outra vez e deverá aparcer o raid para poder instalar o windows.

Aqui (http://downloadfinder.intel.com/scr...09&DwnldId=11310&strOSs=&OSFullName=&lang=por) fica um utilitario da Intel para criarem a disquete com tudo o que é necessario para criar o RAID.

Espero ter sido claro :082223:

cumps"

Espero que ajude.. se não a query que fiz no google foi esta: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=create+ASUS+P5W+DH++raid&btnG=Pesquisar&meta=


Em todo o caso boa sorte e não te esquecas de fazer backups regulares dos teus dados.

Ps: qd criares inicialmente o raid todos os dados dos sata irao dizer bubye ;)
 
boas, configurar os jumpers para raid 0, tens no manual da board como por, e depois ligas os discos nos laranja e nao precisas de instalar nenhuns controladores funciona por hardware
 
para se fazer um sistema raid é preciso os discos serem iguais?

é que eu tenho dois discos ide que são da mesma marca com as mesmas características a única diferença é que um é de 80GB e o outro é de 250GB, será que dá para fazer raid?

:offtopic: eu sei que vai um pouco fora do contexto da duvida inicial mas tinha de perguntar.
 
Dar até dá, o problema é que vai ficar um volume RAID de 80GB+80GB, não podes fazer um volume de 80GB+250GB (têm que ser iguais), e assim desperdiças imenso espaço no segundo disco.

Cumps.
 
Back
Topo