Criação Rede Doméstica - Ajuda e Opiniões

InforTarget

Power Member
Bom dia,
Tenho um amigo que quer por 2 pcs com internet.
Ele tem Netcabo com este modem Thomson.
Gostava de saber a vossa opinião sobre a melhor maneira de fazer a rede só com um router ou modem/router.
Ja agora qual marca utilizar.

Abraço
 
Rede

Boas,

N sei k utilização o teu amigo da aos 2 pcs, mas comprar 1 router prepositadamente para ligar 2 pcs.......parece-me 1 pouco exagerado...

1 crosswover e ta feito...

abraço
 
Para o crossover precisas de ter o pc que liga à internet ligado, e aí começam as desvantagens.
Ao passo que um pc pode ser portátil, e utilizar cabos não me parece a escolha mais sensata.
O router não só cria uma rede e distribui internet, bem como protege com uma firewall por hardware.
 
rede

boas

obvio k tens razão maloko , 1 router é sp o ideal....

mas por isso msm é k depende d utilização k se vai dar...

acho k numa utilização normal é desnecessario ta a investir num router knd pudemos fazer 1 simples ligação atraves dum crosswover...

abraço
 
d_pintassilgo disse:
concordo a 100% É o ideal.

Boas..desde ja obrigado pelas vossas opinioes..
o problema do cabo crossado é que preciso de cabo +/- 15 metros..depois é para a mulher e a filha estarem ao mesmo tempo na net..sao uma beca eskesitas..
Se conseguir encontrar algo barato preferia sem ser por cabo..

Abraço
 
InforTarget disse:
Boas..desde ja obrigado pelas vossas opinioes..
o problema do cabo crossado é que preciso de cabo +/- 15 metros..depois é para a mulher e a filha estarem ao mesmo tempo na net..sao uma beca eskesitas..
Se conseguir encontrar algo barato preferia sem ser por cabo..

Abraço


Uma rede wireless, por mais que se tente não é tão barato como um cabo 15m crossover com as respectivas fichas rj45.

Um router SMC com wireless para cabo anda a rondar os 60~65 euros... um receptor wireless por usb vai para os 40~45 (isto se for SMC, sempre se encontram receptores mais baratos de outras marcas)

hasta e boa sorte
 
Não conheço esse modem da Thomson, vou assumir que não é USB ou seja, que tem uma saída ethernet...

A hipótese falada anteriormente de usar um cabo cross-over desde o 1º PC para o 2º para mim tem as seguintes desvantagens:
- necessário ter o 1º PC ligado, mesmo que só se queira utilizar o 2º
- necessário ter duas placas de rede no 1º PC (embora o custo de uma 2ª placa seja menor que um router novo...)
- mais complicado em termos de configurações etc.

A hipótese "router" resolve as desvantagens referidas em cima, embora custe ligeiramente mais. Comprei um router wireless faz pouco tempo, e os preços já estão abaixo dos 75 euros. Com o receptor calculo que hajam pacotes a menos de 100 euros. Se for sem wireless (o que implica na mesma o cabo de 15 metros, só que "straight" em vez de "crossed") deves conseguir fazer a festa por muito menos.
 
Última edição:
queria aproveitar este topic para uma pergunta.. queria ligar o meu portátil ao pc e para isso bastava o cabo crossover. Ora, parece que este veio com o portátil, mas não faço ideia se é um normal ou não. Só tentando?
 
router nisso!

O que nao gastares agora no router gastas aos poucos na electricidade....:002: :002:

E mais, as vantagens de teres o router sao por demais evidentes comparado com a xatice de ter de andar constantemente a ligar 2 pcs....ter de mexer nas configs dos pcs...o router ainda para mais protege.....e amanhão podes sempre ter mais qq PCzito a ligar..:002: :002:
 
router nisso!

O que nao gastares agora no router gastas aos poucos na electricidade....:002: :002:

E mais, as vantagens de teres o router sao por demais evidentes comparado com a xatice de ter de andar constantemente a ligar 2 pcs....ter de mexer nas configs dos pcs...o router ainda para mais protege.....e amanhão podes sempre ter mais qq PCzito a ligar..:002: :002:


Estás a falar comigo? Se sim, eu estou prestes a comprar um router wireless ;) Era só ligar agora para copiar umas coisas porque o outro está cheio :s Mas o cabo não dá. É um para ligar o modem de 56 kb's. :-D
 
Eu cá comprava o router:) Aliáas já tenho um router a ligar dois PCs:002: As vantagens são enormes! E sei de casos em que as pessoas só conseguiram configurar uma rede com cabos e placas de rede depois de terem formatado os discos rigidos....E sei de outros casos em que o outro pc ficou sem net de um dia para o outro e as mesmas configurações já não funcionavam resultado: Format:002:

Portanto não estou para me chatear com essas trapalhadas todas e router nisso! E depois imaginem só se o outro dono do pc quer jogar online, ou já está a jogar, e eu preciso de fazer reset ao pc ou de instalar o.....Sistema operativo???? Com router o outro pc tem sempre net e eu cá faço o que quero com o pc!

Portanto não me venham para aqui falar de "utilização normal" é melhor isto ou aquilo: O barato pode sair bem caro: cabos são baratos mas depois gasta-se nas aspirinas para as dores de cabeça com configurações maradas e as pessoas no outro pc todas chateadas da vida porque se quer fazer um simples reset ou.....ou.....:002:

Router is a good fried......I not have more stress:002:
 
Boas...

Aproveito para também pedir ajuda na montagem da minha "mini-LAN" que não tenho conseguido montar.
- Tenho um PC fixo e um portátil. Por vezes preciso de net nos 2 ao mm tempo.
- Não quero usar wireless. Nem crossover directo entre os 2 PC's
- O meu ISP é a netvisao q me colocou aqui um cable-modem ARRIS Touchtone com saida USB e tambem 1 RJ45 (Ethernet). No entanto, sempre usei a USB. Quando tentei usar a RJ45 nem um PC consegui por a aceder por lá.
- Comprei um hub switch Matrix 8-portas.
- A configuração que tentei primeiro, por me parecer a mais "obvia", foi ligar os 2 pc's ao hub e depois um cabo do hub ao modem.
Após algumas tentativas consegui que os 2 PC's se "vissem" um ao outro mas nada de Net em nenhum deles.
Como devo fazer ?
 
Boas...

Aproveito para também pedir ajuda na montagem da minha "mini-LAN" que não tenho conseguido montar.
- Tenho um PC fixo e um portátil. Por vezes preciso de net nos 2 ao mm tempo.
- Não quero usar wireless. Nem crossover directo entre os 2 PC's
- O meu ISP é a netvisao q me colocou aqui um cable-modem ARRIS Touchtone com saida USB e tambem 1 RJ45 (Ethernet). No entanto, sempre usei a USB. Quando tentei usar a RJ45 nem um PC consegui por a aceder por lá.
- Comprei um hub switch Matrix 8-portas.
- A configuração que tentei primeiro, por me parecer a mais "obvia", foi ligar os 2 pc's ao hub e depois um cabo do hub ao modem.
Após algumas tentativas consegui que os 2 PC's se "vissem" um ao outro mas nada de Net em nenhum deles.
Como devo fazer ?


No teu caso , o melhor era mesmo ter comprado um router, mas há solução a dar a isso...

Bem não podes ligar directamente o modem ao switch, convem que faças assim:


Modem -> Computador1 -> computador swich - > Outros PC's

Computador1 com DHCP para atribuição de ip's ou então metes manualmente.

Para teres net aconselho pores uma proxy no computador1.

depois de a rede feita. Configurar windows para partilha de ficheirose impressoras.

Caso não queiras ter este trabalho todo, compra um router que facilita a vida.

Cumps alguma coisa avisa []'s
 
Back
Topo