Criação website

boas,

sei de casos de empresas que cobram 200€ por sites (em HTML, Com alguns formulários e tal, mas sem nada de PHP nem Mysql nem nada do genero), e que ganham 50% disso, e a quem realmente fez os sites apenas vê 50%, que se for uma equipa de 2, o que ganham é quase nada em comparação ao lucro da empresa que nada faz senão apenas o contacto com o cliente.

Na minha opinião isto é um autentico roubo.


Humm... há muita coisa que é roubo, mas uma empresa pagar a 2 pessoas para fazerem um site em html só com formularios?
Isso não é empresa!! lol. A empresa só precisa de uma pessoa pra fazer isso....
Mas então é so html e têm formularios? para onde seria dirigido o conteudo do formulario? sem php? sem asp? perl? nada? então os dados do formulario iam pró lixo ;ppp [joke].

É verdade que as empresas ganham mais que os empregados, mas já viste isso ser diferente em algum lado/patrão???? Não é por isso que o meu patrão anda de rs4 e eu de civic.. lol...
Alem disso é a empresa que paga o IVA, não o programador, é a empresa que paga a luz, agua, etc.... etc... é a empresa que te dá trabalho.... Temos que ver as coisas pelos dois lados... e um dos lados é ver que existe uma liberdade absoluta de preços, resta ao cliente ter sorte e saber informar-se.
 
Humm... há muita coisa que é roubo, mas uma empresa pagar a 2 pessoas para fazerem um site em html só com formularios?
Isso não é empresa!! lol. A empresa só precisa de uma pessoa pra fazer isso....
Mas então é so html e têm formularios? para onde seria dirigido o conteudo do formulario? sem php? sem asp? perl? nada? então os dados do formulario iam pró lixo ;ppp [joke].

É verdade que as empresas ganham mais que os empregados, mas já viste isso ser diferente em algum lado/patrão???? Não é por isso que o meu patrão anda de rs4 e eu de civic.. lol...
Alem disso é a empresa que paga o IVA, não o programador, é a empresa que paga a luz, agua, etc.... etc... é a empresa que te dá trabalho.... Temos que ver as coisas pelos dois lados... e um dos lados é ver que existe uma liberdade absoluta de preços, resta ao cliente ter sorte e saber informar-se.

Podes aproveitar os dados do formulario para java script :-D ....
Continuando isso da luz e da agua também tenho em casa :joker:....
Uma coisa é certa impresas é só chulos na minha opinião ... e mesmo a nivel de manter o site e etc não é por comprares a uma impresa que fica mais seguro a nivel de actualizações e assim, muitas impresas se for preciso vais lá reclamar de alguma coisa e eles dizem que daqui a 6 semanas depois de prencheres o formulario X , Y e Z ... que eles vão ver as coisas... claro antes de isso ainda fazem um partipação por escrito ao primeiro ministro a pedir ordem para poderem bla bla bla bla bla ....
Se arranjares um bom free lancer com sentido de responsabilidade provavelmente ainda ficas melhor servidor ou uma pequena impresa...

PS: Visto bem, para quem n tenha contactos nenhuns vai ser mesmo uma questão de muita pesquisa e sorte para obter bom preço e boa qualidade....
 
Última edição:
Realmente acho piada quando vejo 200 ou 300 euros. Sim encontras, mas pergunta a ti próprio, compras um carro para andar 100 metros ou para durar anos?
O problema no que pedes é que não especificas o que queres na area de clientes, e sem isso é impossivel alguem te fazer uma estimativa mais ou menos correcta.
Excluindo a area de clientes, e tendo em conta que queres um logo (e suponho que queiras que o logo seja criado de raiz), seria uma coisa para a volta dos 500€ +-).
 
boas...

epa... nao tenho mt tempo.. mas dependo do que tu queres até te podia ver isso.. mas como te vou fazer gratis... de borla.. sem plim.. :002: não esperes de muito.. faz um esquema do que tu queres e depois vê-se alguma coisa...

Mas lembra-te.. nada de especial...

se é só para uma actividade.. não sei para que é que queres uma pag de 200 ou 300 euros.. mas pronto..

até tu consegues fazer .. existe servidores que já têm webtemples ja feitos é so alterar...

se não.. faz como muitos... usa um fotoblog... lol :002:
 
Última edição:
epa... nao tenho mt tempo.. mas dependo do que tu queres até te podia ver isso.. mas como te vou fazer gratis... de borla.. sem plim.. :002: não esperes de muito.. faz um esquema do que tu queres e depois vê-se alguma coisa...

Mas lembra-te.. nada de especial...

se é só para uma actividade.. não sei para que é que queres uma pag de 200 ou 300 euros.. mas pronto..

até tu consegues fazer .. existe servidores que já têm webtemples ja feitos é so alterar...

se não.. faz como muitos... usa um fotoblog... lol :002:

LOL sdvferreira eu disse a ele que podia arranjar algo por 200 ou 300 euros o pessoal quase que me batia :lol:... lol agora quero ver o que vão dizer por teres dito que consegues arranjar de borla :joker:....
 
Acho-vos piada...falam em 2 e 3 dias para fazer um site através de uma empresa...lol...
Dependendo do tipo de site,podem ser projectos que vão desde semana até um mês inteiro.

Se queres um site para "te dar a conhecer" podes fazer tu mm,e de forma gratuita.Tens o sapo e por ai a fora,para não falar nos blogs, que ao contrário de que muita gente pensa aparecem muito mais rápido nas buscas...(tenta procurar no google o teu nome,ou nick k uses na net,em forúms conhecidos...isto para teres um exemplo)
Se queres algo com gestão de clientes e por ai fora...isso vai-te sair algo mais caro,e não são "200 ou 300 euros".Isto porque quem te faz por esse preço é porque não sabe o que tá a fazer logo vai sair m3rd*.

Eu não sei nada,ou quase, de web development,mas trabalho com quem sabe.
Mesmo não sabendo nada tou a fazer uma página,que de momento não tem nada,só mesmo a página inicial e ainda não ta completa
Se queres algo simples aplica-te um pouco e podes fazer tu mesmo...
Podem ver AQUI.
 
Última edição:
Bem das duas uma ou são vocês que tão completamente enganados, ou então sou eu que não pesco nada disto.

Em 1º lugar sou freelancer faço sites geralmente em php, e arranjo ppl para fazer design quando é necessário.

Para começar não faço sites de raiz (from scratch) porque para começar fazer um cms não é algo que eu possa fazer sozinho, e digo-vos já nenhuma empresa faz um cms diferente para cada site (principalmente com backend), a não ser que seja algo tão simples só como colocar noticias, e mesmo assim pode ser demoroso principalmente porque o sistema tem que interpretar código html e suportar formatação de texto, inserção de imagens bla bla bla.

Um bom cms pode levar uns belos meses a ser construído. (as vezes anos)

Há 3 tipos de empresas nesta matéria, aquelas que desenvolveram o seu cms de raiz, um cms que tem que ser moldavel, e que se aplique a vários tipos de sites, onde seja fácil remover, introduzir qualquer tipo de função, sendo que assim podem oferecer com o mesmo sistema de gestão uma infinidade de soluções, seja para uma loja, montra de produtos, serviços variados, whatever.
Hà aqueles que pegam em cms freeware ,se querem que vos diga cada vez mais existem este tipo de empresas/freelancers, pois não precisam de se preocupar em desenvolver o core do sistema e moldam-o apenas às suas necessidades.
E as outras recorrem a serviços exteriores para comprar direitos para utilização de sistemas pré feitos e pagos.

Para ti aconselho-te claramente a não contratares uma empresa a fazer-te o site de raíz porque:
- A empresa muito dificilmente to vai fazer de raíz e provavelmente vais pagar em algo que ou já tem feito ou foi arranjado feito, e fazem 3 ou 4 alterações para por ao modo do cliente e cobram um balurdio que provavelmente será para cima de 2500€.
- Se o te fizerem de raíz (o que eu duvido muito) vais ter muitas dificuldades em evoluir o site, porque o site ficará feito e servirá para aquilo que é e mais nada, sendo que novas funções ficarás dependente da mesma empresa que o fez, e cada nova função será um balurdio. (Alterações ao código fonte de um programa destes devidamente licenciado poderá ser punível por lei dependendo da licença do mesmo, pois ao contratares alguém que te faça alterações naquilo que compraste podes correr o risco de levar uma boa multa).

O que precisas não é nada do outro mundo que certamente arranjas um freelancer que facilmente pega num cms pré feito e molda-o para o que queres, e aí os preços podem variar dependendo do programador/designer.

Uma das cenas que eu te aconselho é a não quereres o site programado de raíz, pois aí vai ser mais demorado, caro, e desnecessário. E vais ficar com um site com uma capacidade de evolução lenta ou mesmo nula.

Atenção que com isto não digo que os sites não devam ser desenvolvidos de raiz, apenas acho que neste caso é um completamente desnecessário. Na minha opinião pessoal acho que hoje em dia um site só deve ser desenvolvido de raiz se for um grande projecto, e um grande site (e mesmo assim hoje em dia já hà cms gratuitos bastante desenvolvidos que dão quase para tudo), onde esteja uma equipa dedicada a trabalhar nele, porque não é com 1 ou 2 pessoas que desenvolves um bom site de raiz, porque para coisas pequenas há uma centena de cms gratuitos alguns dos quais bastante bons, e que se encontrares um bom freelancer que saiba o que está a fazer, ele vai-te fazer um trabalho bom, barato, e rápido, e deixa-te o site com boa capacidade evoluitiva, e que no futuro possas contratar alguém que não ele para evoluir o teu site.
 
Última edição:
epa... nao tenho mt tempo.. mas dependo do que tu queres até te podia ver isso.. mas como te vou fazer gratis... de borla.. sem plim.. :002: não esperes de muito.. faz um esquema do que tu queres e depois vê-se alguma coisa...

Mas lembra-te.. nada de especial...

se é só para uma actividade.. não sei para que é que queres uma pag de 200 ou 300 euros.. mas pronto..

até tu consegues fazer .. existe servidores que já têm webtemples ja feitos é so alterar...

se não.. faz como muitos... usa um fotoblog... lol :002:


ROTFL!!

Sem comentarios.

Um abraço.
 
Depois do que o MightyFox disse, vejo que o mercado no continente é uma roubalheira, passe a expressão :P
É obvio que uma empresa a sério terá o seu CMS, pois sim, existem muitos gratuítos por ai, mas se esperam que o core seja desenvolvido por terceiros ficam obviamente dependente desses terceiros, com a agravante de que tendo um CMS público por trás ficam mais vulneráveis a exploits e similares que possam haver.
Concordo com a maior parte do que disseste, contudo acho exagerado o que dizes sobre o suporte aos sites desenvolvidos. Tudo parte de um bom contracto que fique estabelecido com a empresa ou singular que fez o trabalho, obviamente.
Dou-te um exemplo: o site http://seram.pt foi feito de usando um backend kernel já feito a muito tempo para uso interno (onde entre outras coisas apenas acrescentamos módulos e ficam logo disponíveis), com uma área de clientes feita à medida (que infelizmente não poderão ver por não ser membros :p) que inclui entre outros, pagamentos, forum, circulares). Quanto acham que terá custado um site como este? (Não esquecer que por site está o produto propriamente dito e documentação, e obviamente o suporte contínuo de correcção de bugs sem encargos para o cliente).
 
Boas,
Ao ver as vossas as vossas respostas pensei cá para mim: "quem não esteja um pouco ao corrente do que se passa deve ficar mais confundido do que esclarecido".
Eu, penso que fiquei mais esclarecido.
Tenho a certeza de como diz o ditado popular "quando a esmola é grande até o pobre desconfia", portanto o que eu procuro não é a "esmola" mas também de certeza que não é a entrega de um "baú de notas".
Com uma certeza fiquei, para o mesmo trabalho estamos sujeitos a pagar uma enormidade.
Posso dizer-vos que uma empresa me orçamentou um site com as características que referi, mais a criação de logotipo mais manutenção, mais alojamento, etc, etc,, qualquer coisa como 4.700€. Parece-me exagerado para o que pedi. Com o feedback deste post, fiquei com a certeza que é um valor relamente muito elevado. De certeza que vão existir membros que não concordam!!!
Neste momento já tenho uma ideia de quanto tenho de gastar no desenvolvimento de um site e na criação de um logotipo.
De tudo o que refiro para colocação no site e, penso que não estarei enganado que, retirando a questão das notícias e da área de clientes, facilmente, com melhor ou pior grafismo, o faço no frontpage, mesmo sendo um leigo na matéria.
Procuro algo mais do que isto. Algo que possa diferenciar o que um leigo, como eu, faça para um trablho mais profissional.
Em relação ao trabalho e mais concretamente no que concerne á área dos clientes, é com a ideia de no futuro funcionar como uma área onde possa colocar informação que possa estar acessível ao cliente. Não quero fazer isto colocando esta informação em uma caixa de email e facultando o acesso aos clientes ou em algum local tipo e sendspace ou algo do género.
Cumprimentos,

aveiro_100
 
Última edição pelo moderador:
epa... nao tenho mt tempo.. mas dependo do que tu queres até te podia ver isso.. mas como te vou fazer gratis... de borla.. sem plim.. :002: não esperes de muito.. faz um esquema do que tu queres e depois vê-se alguma coisa...

Mas lembra-te.. nada de especial...

se é só para uma actividade.. não sei para que é que queres uma pag de 200 ou 300 euros.. mas pronto..

até tu consegues fazer .. existe servidores que já têm webtemples ja feitos é so alterar...

se não.. faz como muitos... usa um fotoblog... lol :002:
Ó jovem, antes de dizeres coisas como estas que não têm pés nem cabeça, aprende primeiro os termos desta área de webdesign, vai ver qual é a definição de "fotoblog" e depois volta cá dizer-nos se ainda achas que ele deve usar um.

Há com cada uma...
 
Boas,
Ao ver as vossas as vossas respostas pensei cá para mim: "quem não esteja um pouco ao corrente do que se passa deve ficar mais confundido do que esclarecido".
Eu, penso que fiquei mais esclarecido.
Tenho a certeza de como diz o ditado popular "quando a esmola é grande até o pobre desconfia", portanto o que eu procuro não é a "esmola" mas também de certeza que não é a entrega de um "baú de notas".
Com uma certeza fiquei, para o mesmo trabalho estamos sujeitos a pagar uma enormidade.
Posso dizer-vos que uma empresa me orçamentou um site com as características que referi, mais a criação de logotipo mais manutenção, mais alojamento, etc, etc,, qualquer coisa como 4.700€. Parece-me exagerado para o que pedi. Com o feedback deste post, fiquei com a certeza que é um valor relamente muito elevado. De certeza que vão existir membros que não concordam!!!
Neste momento já tenho uma ideia de quanto tenho de gastar no desenvolvimento de um site e na criação de um logotipo.

De tudo o que refiro para colocação no site e, penso que não estarei enganado que, retirando a questão das notícias e da área de clientes, facilmente, com melhor ou pior grafismo, o faço no frontpage, mesmo sendo um leigo na matéria.
Procuro algo mais do que isto. Algo que possa diferenciar o que um leigo, como eu, faça para um trablho mais profissional.
Em relação ao trabalho e mais concretamente no que concerne á área dos clientes, é com a ideia de no futuro funcionar como uma área onde possa colocar informação que possa estar acessível ao cliente. Não quero fazer isto colocando esta informação em uma caixa de email e facultando o acesso aos clientes ou em algum local tipo e sendspace ou algo do género.
Cumprimentos,

aveiro_100
a empresa que pediu €4700 pode não estar a fazer um orçamento assim tão exagerado quanto isso...criar o site de raiz, programado de modo a ser o mais compativel possível entre browsers e OS, com um design bem pensado, logo com as mensagens subliminares do costume, área de clientes, manutenção, apoio 24/7, alojamento, etc, etc, etc...pode ter esse custo...(o que não significa que não haja muitas empresas por aí a tentar roubar o pessoal por tudo quanto é canto...mas custa-me ver que ninguém reconhece o trabalho de um designer/programador...como há freelancers que fazem um trabalho "suficiente" os clientes têm tendência para rejeitar o premium associado ao trabalho de excelência..)

no entanto, e para o uso que afirmas que a página irá ter, reitero que não será necessário recorrer a uma opção tão extravagante...:) com um tecto de €800 és capaz de arranjar um serviço direccionado para o que pretendes, feito por alguém que sabe da coisa :P

sem querer provocar uma guerra (ou melhor, aumentar a que já se estabeleceu :P) termino por dizer que se nota francamente bem a diferença entre um site de €200, €600 ou €4700...não creio que isso possa ser negado...há é que reconhecer as necessidades de cada um em particular :)
 
Ó jovem, antes de dizeres coisas como estas que não têm pés nem cabeça, aprende primeiro os termos desta área de webdesign, vai ver qual é a definição de "fotoblog" e depois volta cá dizer-nos se ainda achas que ele deve usar um.

Há com cada uma...
relaxa homem :P não vale a pena ficar com o sangue a ferver por causa deste tipo de afirmações...
 
É giro ver como acham tudo "roubalheira", sem sequer se saber o trabalho que dá conceber um site (entenda-se, um site devidamente estruturado).

1º Só compra quem quer. Se os preços se mantêm a esse nível, é porque existe procura.
2º Existem sites e sites. Não vamos colocar tudo no mesmo saco. Um site de 5000€ é diferente de um site de 500€.
3º O facto de a empresa ter um CMS desenvolvido e proprietário, que utiliza em vários produtos que comercializa, retira-lhe crédito? Porquê? Acham que um CMS proprietário se faz em 3 dias? Nem 3, nem 15, nem 30, são vários meses, e geralmente estão sempre a sofrer melhorias. Todas as empresas desta àrea o fazem.
4º Existem vantagens que justificam a adopção de um site feito à medida.
- A primeira é a capacidade de personalização. Pode-se fazer TUDO o que o cliente quiser.
- É um software de código fechado. Como tal, tem as suas vantagens. Quem aloja Joomlas, phpBB´s, e outros CMS´s OpenSource que por aí andam, conhece bem os problemas que estes trazem.

... como desvantagem tem unicamente o preço.

É uma questão de optar pelo método correcto. É preciso compreender que existem modelos para todos os tipos. Se uma pessoa não pretende investir uma quantia apreciável num site (porque não tem, ou porque acha que não vale a pena), deverá optar pela solução ao seu nível (open-source e eventualmente um layout feito à medida). Se realmente acha que o site vai ser importante, vai trazer retorno, e dispõe do orçamento necessário... porque não investir numa solução à medida?

Para os senhores que lançam comentários por aí a dizer que as empresas é que ficam com o dinheiro todo, pensem no seguinte:

1º A um site que custe 5000€, retiram-se os 21% do IVA. Ficam 4000€.
2º Aos 4000€ que ficaram retira-se o IRS / IRC. Nos casos dos serviços é uma percentagem que ronda os 20% também. Ou seja, ficam 3000€. Quase metade do valor inicial!

... isto só em impostos "grandes". E quem é que paga todos os custos de manutenção da empresa? Quem é que se sacrificou uns bons anos, a trabalhar e sem ganhar nada? Quem é que investiu o dinheiro necessário a arrancar a empresa? Será o empregado? Ou serão os sócios da empresa? Para além disso, e regra geral os empregados que trabalham nestas àreas são relativamente bem remunerados.

aveiro_100, provavelmente deverias:

- Ou tentar encontrar alguém em início de carreira, ou que faça este tipo de coisas em part-time (tipo para ganhar uns extras).
- Ou experimentares tu mesmo alguns CMS´s. Poderás mesmo pesquisar alguns templates, e depois contactares alguém para alterar um pouco o template para reflectir a imagem da empresa.

Andam aí muitos jovens com bastante talento no design e desenvolvimento web. Claro que existe alguma consolidação de conhecimentos que geralmente só se consegue após passar por níveis de ensino superiores (ex: especializações, cursos superiores, etc...), mas estes geralmente já sabem o que vale um site, o trabalho e têm outro tipo de necessidades.
 
Última edição:
Boas,

Concordo, em parte, com o que Marsupillami escreve.
Eu também sei o que é a guerra de preços. Eu também me posso guiar por uma tabela de honorários a praticar com os meus clientes, agora se não efectuar descontos a essa tabela na ordem dos 50 a 60%, bem posso ficar a olhar para a tabela porque clientes só os posso ver no vizinho. E isto não quer dizer que tenha que fazer um trabalho 50-60% menos atento ou menos profissional. Tenho que ser profissional e fazer o meu trabalho com zelo e dignidade.
Acredito que se passe o mesmo nas outras actividades e empresas.
O esclarecimento que procuro (estando sempre sujeito mesmo assim) é no sentido de me estarem a oferecer um Ferrari, que eu compro e, afinal é um fiat 600.
Também não quero um Ferrari e depois não ter disponibilidades para a manutenção!!!
Quero sim, algo, que vá de encontro ao que pretendo com um valor o mais justo possível (não o meu mas o que resultar de um acordo) e que essencialmente me deixe satisfeito.

Cumprimentos,
 
Uma boa maneira é multiplicar as horas de trabalho efectivo por x que o web developer cobra á hora....é assim que costumo fazer e nunca me dei mal:)
 
Ó jovem, antes de dizeres coisas como estas que não têm pés nem cabeça, aprende primeiro os termos desta área de webdesign, vai ver qual é a definição de "fotoblog" e depois volta cá dizer-nos se ainda achas que ele deve usar um.

Há com cada uma...

:lol: oh colega se reparares não fui o único a dar o exemplo.. tanto que o rapaz não estava a especificar o que queria, ou seja, para:

-informação da actividade, podendo dividir por subcategorias;
- colocação de um logotipo;
- uma secção com notícias que eu possa actualizar;

muitos que não sabem como fazer.. usam fotoblog.. não me considero pro nisto, mas sei o que é a realidade.. e para quem não gosta de gastar euros e não sabe.. inventa.... como também já vi.. gajos que fazem no hi5.... :lol:



aceito a tua critica.. mas acredita que não te podes restringir as defenições... :002:
 
Boas,

Concordo, em parte, com o que Marsupillami escreve.
Eu também sei o que é a guerra de preços. Eu também me posso guiar por uma tabela de honorários a praticar com os meus clientes, agora se não efectuar descontos a essa tabela na ordem dos 50 a 60%, bem posso ficar a olhar para a tabela porque clientes só os posso ver no vizinho. E isto não quer dizer que tenha que fazer um trabalho 50-60% menos atento ou menos profissional. Tenho que ser profissional e fazer o meu trabalho com zelo e dignidade.
Acredito que se passe o mesmo nas outras actividades e empresas.
O esclarecimento que procuro (estando sempre sujeito mesmo assim) é no sentido de me estarem a oferecer um Ferrari, que eu compro e, afinal é um fiat 600.
Também não quero um Ferrari e depois não ter disponibilidades para a manutenção!!!
Quero sim, algo, que vá de encontro ao que pretendo com um valor o mais justo possível (não o meu mas o que resultar de um acordo) e que essencialmente me deixe satisfeito.

Cumprimentos,

Dificilmente encontras preços de tabela no webdesign. Tudo é feito sobre orçamento, e cada cliente é diferente. Por isso mesmo o exemplo não é idêntico. Quanto ao teu receio, compreende-se. Antes de avançares com um projecto desses deverás também olhar para o portfolio dessa empresa, e tentar encontrar algo que te agrade, e que tenha aspectos comuns com o que pretendes.

Ao nível de manutenção, poderás ver de duas formas:

- Desenvolver um módulo para um CMS proprietário deverá ter um preço inferior a um software Open Source. Isto porque a empresa já conhece o código, e os pontos de "ancoragem" dos novos módulos.

- Por outro lado, se o módulo já existir na comunidade Open Source, será grátis.

... neste tipo de trabalho, sugiro sempre olhar para trabalhos já efectuados pela empresa. É importante, pois ali está o exemplo da qualidade esperada. Se conheceres um cliente dessa empresa, tanto melhor.
 
Back
Topo