Criação website

Este exemplo é uma analogia pouco lógica, mas que provavelmente deverias entender, tendo em conta todas as analogias que fizeste (automóveis, windows...).

Clio -> CMS base da empresa
Todas as modificações ao Clio -> Adaptação do CMS às necessidades do cliente, bem como desenvolvimento de todo um design, que geralmente representa 25 a 50% do custo total do site (depende do site).

Para um cliente, a empresa que ele contracta fazer o site de raíz, ou fazer utilizando um CMS proprietário é igual (aliás, quanto mais rápido melhor). Para a empresa trata-se de uma optimização de tempo / trabalho que leva a custos mais baixos e lucros mais elevados. A questão aqui é que pessoas como tu ficam indignadas com isto, não entendo porquê. Provavelmente porque não trabalham no webdesign como profissão (ex: possuem uma empresa de webdesign, ou trabalham numa em que conhecem como tudo funciona). No dia em que os preços descerem para aqueles valores que tu consideras ideais, não duvides que também a qualidade do trabalho desenvolvido pelas empresas descerá. Isto porque o webdesign não é um trabalho tão elementar como possa parecer. Não é o trabalho de uma só pessoa, e é um trabalho que envolve várias linguagens num só projecto.

- Trabalho de design
- O próprio markup HTML
- Uma linguagem de apoio ao HTML como Javascript
- Uma linguagem dinâmica, como o PHP ou ASP.
- Uma linguagem que estabeleça a união entre as duas últimas, como o AJAX.
- Uma base de dados de Suporte (SQL Server, MySQL, whatever)

... agora imagina 3 pessoas, numa empresa, a trabalhar num único site durante um mês, e que no fim do mês tem de dar para:

- Pagar 3 ordenados de profissões que como sabes, têm um ordenado médio alto (digamos, 1000€ brutos para cada um). (acredita, que muitos estão aí a pensar que se ganhassem 1000€ brutos por mes a fazer isto, já tinham ido passear)
- Pagar todas as despesas da empresa (material, impostos, instalações, serviços, etc...).

Achas que os 5000€ chegam? Achas que um design completo de um site se faz em 3 dias? Pede um orçamento e vês que o mínimo que encontras para o design são 15 a 20 dias. O resto é para implementação do código, que, devido à reutilização, permite que o tempo seja reduzido. Ou achas que num mês daria para codar um site de raíz?

Acho que tas a perceber tudo mal, a questão nao é contratar uma empresa para fazer o site de raiz e ois custos que isso implica, a questão é se é necessário contratar a empresa para fazer o site de raiz ou optar por outra solução... são coisas diferentes... Eu disse isto uns quantos posts acima... e nao sei se leste... mas passo a citar

Para começar não faço sites de raiz (from scratch) porque para começar fazer um cms não é algo que eu possa fazer sozinho, e digo-vos já nenhuma empresa faz um cms diferente para cada site (principalmente com backend), a não ser que seja algo tão simples só como colocar noticias, e mesmo assim pode ser demoroso principalmente porque o sistema tem que interpretar código html e suportar formatação de texto, inserção de imagens bla bla bla.

Um bom cms pode levar uns belos meses a ser construído. (as vezes anos)

Há 3 tipos de empresas nesta matéria, aquelas que desenvolveram o seu cms de raiz, um cms que tem que ser moldavel, e que se aplique a vários tipos de sites, onde seja fácil remover, introduzir qualquer tipo de função, sendo que assim podem oferecer com o mesmo sistema de gestão uma infinidade de soluções, seja para uma loja, montra de produtos, serviços variados, whatever.
Hà aqueles que pegam em cms freeware ,se querem que vos diga cada vez mais existem este tipo de empresas/freelancers, pois não precisam de se preocupar em desenvolver o core do sistema e moldam-o apenas às suas necessidades.
E as outras recorrem a serviços exteriores para comprar direitos para utilização de sistemas pré feitos e pagos.

Para ti aconselho-te claramente a não contratares uma empresa a fazer-te o site de raíz porque:
- A empresa muito dificilmente to vai fazer de raíz e provavelmente vais pagar em algo que ou já tem feito ou foi arranjado feito, e fazem 3 ou 4 alterações para por ao modo do cliente e cobram um balurdio que provavelmente será para cima de 2500€.
- Se o te fizerem de raíz (o que eu duvido muito) vais ter muitas dificuldades em evoluir o site, porque o site ficará feito e servirá para aquilo que é e mais nada, sendo que novas funções ficarás dependente da mesma empresa que o fez, e cada nova função será um balurdio. (Alterações ao código fonte de um programa destes devidamente licenciado poderá ser punível por lei dependendo da licença do mesmo, pois ao contratares alguém que te faça alterações naquilo que compraste podes correr o risco de levar uma boa multa).

O que precisas não é nada do outro mundo que certamente arranjas um freelancer que facilmente pega num cms pré feito e molda-o para o que queres, e aí os preços podem variar dependendo do programador/designer.

Uma das cenas que eu te aconselho é a não quereres o site programado de raíz, pois aí vai ser mais demorado, caro, e desnecessário. E vais ficar com um site com uma capacidade de evolução lenta ou mesmo nula.

Atenção que com isto não digo que os sites não devam ser desenvolvidos de raiz, apenas acho que neste caso é um completamente desnecessário. Na minha opinião pessoal acho que hoje em dia um site só deve ser desenvolvido de raiz se for um grande projecto, e um grande site (e mesmo assim hoje em dia já hà cms gratuitos bastante desenvolvidos que dão quase para tudo), onde esteja uma equipa dedicada a trabalhar nele, porque não é com 1 ou 2 pessoas que desenvolves um bom site de raiz, porque para coisas pequenas há uma centena de cms gratuitos alguns dos quais bastante bons, e que se encontrares um bom freelancer que saiba o que está a fazer, ele vai-te fazer um trabalho bom, barato, e rápido, e deixa-te o site com boa capacidade evoluitiva, e que no futuro possas contratar alguém que não ele para evoluir o teu site.
 
Última edição:
Qual o problema em desenvolver um site em tabelas? Em que é que em CSS é melhor? Como se costuma dizer: mariquices...

Estranho quando alguem diz que é melhor um CMS open source do que um desenvolvido pela propria empresa...
 
Só para dizer q alguns parecem querer passar a ideia q sites +caros logo melhores...pois...já vi mt site de ditas empresas de qualidade no ramo cujo trabalho deve ter custado bem mais de 500€, mas com sites bem piores q os ditos de freelancers de 500€...

Ou seja nem todos os trabalhos de freelancers são trabalhos rascas, assim como alguns dos trabalhos de empresas "pro" no ramos tb n são todos bons, só por levarem 1500 ou 2000€ por ele...

Hj em dia, mts acham (empresas incluidas) q para um bom site, basta ser em flash e com uma apresentaçãozita e pronto, tá feito um trabalho de qualidade... :-D

Cada caso é um caso, mas na generalidade, criar um website nem é tão fácil como alguns julgam, mas tb n é o bicho de 7 cabeças q outros se fazem pagar como se fosse... ;)
 
Boas,

Agora é que acho que estou mesmo confuso!!!!!!
Opensource, código fechado, CMS, segurança, código malicioso, exploits, compatibilidade, etc., etc., etc..
Eu só pretendo um simples site e sem grandes coisas (penso eu).
Mas já vi que é um assunto com muita discussão e ainda maior divergência.
Acho que o melhor que vou fazer é ir desenvolvendo um site em Frontpage (coisas simples) e depois se conseguir, lendo, investigando/praticando muito, acrescento-lhe algumas funcionalidades.
Amanhã, quando perceber melhor todas as questões já aqui discutidas, aí talvez recorra a um profissional para criar ou melhorar o trabalho desenvolvido.
Quando tiver o meu trabalho concluído, terei todo o gosto em o aqui apresentar e mais, receber qualquer comentário (positivo ou negativo) sobre o mesmo.
Nessa altura terei, de certeza, uma opinião mais fundamentada, sobre o custo mais ou menos correcto que um site com as características que pretendo, tem.

Os meus cumprimentos e agradecimentos a todos os participantes neste tópico.

António Lopes
 
Boas,

Agora é que acho que estou mesmo confuso!!!!!!
Opensource, código fechado, CMS, segurança, código malicioso, exploits, compatibilidade, etc., etc., etc..
Eu só pretendo um simples site e sem grandes coisas (penso eu).
Mas já vi que é um assunto com muita discussão e ainda maior divergência.
Acho que o melhor que vou fazer é ir desenvolvendo um site em Frontpage (coisas simples) e depois se conseguir, lendo, investigando/praticando muito, acrescento-lhe algumas funcionalidades.
Amanhã, quando perceber melhor todas as questões já aqui discutidas, aí talvez recorra a um profissional para criar ou melhorar o trabalho desenvolvido.
Quando tiver o meu trabalho concluído, terei todo o gosto em o aqui apresentar e mais, receber qualquer comentário (positivo ou negativo) sobre o mesmo.
Nessa altura terei, de certeza, uma opinião mais fundamentada, sobre o custo mais ou menos correcto que um site com as características que pretendo, tem.

Os meus cumprimentos e agradecimentos a todos os participantes neste tópico.

António Lopes
lol...não ligues muito à discussão que se instalou por aqui (na tua thread :S)

em termos práticos, o que se pode retirar da opinião de todos este pessoal é que o modo de conseguires um website porreiro a um preço não muito insano é recorrendo a um freelancer (ou PME) que adapte um CMS gratuito ao teu caso específico :)
 
Lancaster, afinal percebi mal o que tinhas dito ;) Tambem uso o pngfix para a transparencia, e sonho que há-de chegar o dia em que só o FF interessa :p

Como deu para ver aqui, opiniões houve muitas, e alguns momentos mais quentes. Esperemos que tenhamos ajudado o aveiro_100 nalguma coisa :)
 
Heyas all...

Lancaster, afinal percebi mal o que tinhas dito ;) Tambem uso o pngfix para a transparencia, e sonho que há-de chegar o dia em que só o FF interessa :p

Quando chegar o dia em que só o FF interessa...hei-de ser um homem bem mais feliz, ou melhor já seremos 2...lol

Como deu para ver aqui, opiniões houve muitas, e alguns momentos mais quentes. Esperemos que tenhamos ajudado o aveiro_100 nalguma coisa :)

Não sei se conseguimos...mas esperemos que sim....

Hasta all [[]]
 
[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]Permitam-me já agora, dar o meu contributo à discussão e perdoem-me o testamento.

As pessoas que não têm ligações fortes à programação web, talvez aqueles que o fazem pra ganhar uns cobres extra, têm muita dificuldade em compreender o esforço e os recursos empregues no desenvolvimento de um site/aplicação. Aparentemente, o resultado final é uma “coisa” com meia-dúzia de páginas, que custou uns milhares e que ele até fazia 100 vezes melhor, em 100 vezes menos tempo e 100 vezes mais barato do que a empresa X. [/FONT]
[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]
Os clientes leigos na matéria, vêem os sites como um custo dispensável e não como um investimento. E pelo que vejo aqui, vindo da parte dos que defendem o Open-source (que também tem custos) e outras soluções "económicas" ninguém parece lembrar-se que um site não é somente uma obra de programação, é também, ou deveria ser, um trabalho de publicidade e marketing que tem como objectivo captar clientes e gerar receitas.
Pode parecer exagerado para alguns que hajam sites a 4000/5000€ e por aí acima, mas também há que contemplar o quanto uma empresa irá ter de retorno a esse investimento. [/FONT]


[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]Penso que um site não se mede somente pelo valor em euros. Isto porque não significa unicamente o que está à vista. É a consultoria, análise, desenvolvimento, divulgação, manutenção, alterações à ultima da hora, problemas com domínio e alojamento, bugs, desenhar logos, layouts, até escrever os textos e por vezes traduzi-los!!! É a segurança, backups, manuais, formação, actualizações, etc., etc. Se derem um preço a um cliente sem lhe explicarem o que isso significa em termos práticos ele vai comprar ao Zé da Esquina que cobra menos pelo trabalho à cabeça mas que pode nem dar o melhor apoio ao cliente. É por isso que os vendedores deixam o preço para o fim e se concentram em explicar o que oferecem.[/FONT]
[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]
Falo agora do meu caso. Estando eu em inicio de actividade como freelancer, e tendo de pagar uns bons milhares de euros em software e num portátil, quando é que começo a ter lucro, cobrando 300€ por cada site? Há de facto quem não se preocupe com software e nem sabe quanto custam licenças para photoshop, dreamweaver, zend studio, entre outros. É só usar a mula.[/FONT]


[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]Não terei também de pagar as despesas da electricidade, da net e do telemóvel, das deslocações? Não como? Não me visto? E no futuro quando tiver outros programadores a trabalhar comigo? E se tivesse um departamento de marketing como a Seara? Cobraria eu 1500€? Eles cobram de 4000 pra cima se não estou em erro.[/FONT]


[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]O mais engraçado é que tanto se pode perder um cliente por pedir 5000€ como por pedir 500€. Ou se peca por ser pouco profissional e revelar inexperiência ao cobrar muito pouco (porque do outro lado estão geralmente gestores de empresas que sabem para onde vai o dinheiro que se ganha) ou se revela ganância e, se calhar, falta de tacto, ao cobrar balúrdios por ninharias.[/FONT]


[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]Pequena nota em relação ao Open-Source: Claro, uso todos os dias. Excelente. Tenho até código OS integrado no meu CMS. Mas vender sites com joomla/drupal só em algumas situações, quando o cliente não precisar de nada especifico e que me faça perder dias de volta da API. Dá-me mais trabalho e depois os clientes vêm chorar que “aquilo é muito confuso”. Mas também pagam à hora. Open-source é livre, não forçosamente gratuito ou barato.[/FONT]
[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]
[/FONT]
[FONT=Trebuchet MS, sans-serif]A web é um negócio chato...[/FONT]
 
Boas,

Teoricamente até concordo contigo.
Os clientes devem pagar o investimento que se faz, seja em meios técnicos, humanos, formação, etc, etc.

Agora há um pormenor, eu não posso repercutir o custo desse investimento na sua totalidade em 5 ou 6 clientes, tem de haver um pouco de bom senso.

É obvio que o esforço inicial tem de ser muito maior. É quando temos menos clientes, quando temos de fazer o grosso do investimento, quando as despesas parece que não acabam.

Agora pegando em exemplos aqui apresentados e fazendo cálculos simples.
8hrs/dia x 20,00€ x 22 dias = 3.520,00€, eu sou dos 95% (por baixo) dos portugueses que gostava de ter salários assim. Ou então andamos todos enganados com os salários praticados em Portugal!!!!
Para os puritanos: 3520x11=38.720,00€/14= 2.765,71€
Não acredito que um programador só consiga realizar um site simples, por mês.

Porcaria de trabalho e salário que eu tenho!!!!!!!!! Tenho que trabalhar 12 a 14 horas por dia e não ganho nada que se pareça com isso.

Não tenho nada contra quem ganha muito, agora não tentem passar uma imagem de coitadinhos, que não podem praticar determinadas preços para uma determinada qualidade, etc, etc..

Não sei qual a realidade com que algumas pessoas trabalham, agora a realidade de algumas empresas eu conheço. Podem ter a certeza de uma coisa, a maior parte delas não tem uma presença na internet (pequena ou grande não interessa) devido a preços altamente inflacionados que lhes são apresentados. Nem todas as empresas são TMN, VODAFONE, ZOO, etc. que podem pagar milhares de euros por um site, é obvio que o serviço que se espera de qualquer um desses sites traduz-se num grau de exigência para o programador muito elevado e, muitos meses de trabalho. por motivos óbvios não mencionei a qualidade do serviço.

Cumprimentos e continuação de muito trabalho para todos.

António Lopes



Ao longo deste post,
 
HIV13
Alguém que finalmente falou em licensas... sim, essa coisa que "rouba" umas valentes centenas e mesmo chegado aos milhares de euros. E como hà sites e sites bem como hà empresas e empresas, só resta dar uma salva de palmas para a liberdade de comercio!!! Pelo bom, e pelo mau!

aveiro_100
O teu tópico quase desencadeava uma "guerra", dei o meu testemunho, o primeiro post, acho, e provavelmente ao leres tantas reply's ao teu post, acabaste mesmo por optar pela via "hand made", ao desenvolveres o teu próprio site vais conseguir perceber as dificuldades, mas mesmo assim, verás que com algum trabalho de pesquisa, consegues safar-te em grande parte do site, só és capaz de ter algumas dificuldades na parte das noticias, mas também arranjas algo que te possa ajudar, como um sistema já pronto.
vê: http://sourceforge.net


Um abraço.
 
Boas,

Teoricamente até concordo contigo.
Os clientes devem pagar o investimento que se faz, seja em meios técnicos, humanos, formação, etc, etc.

Agora há um pormenor, eu não posso repercutir o custo desse investimento na sua totalidade em 5 ou 6 clientes, tem de haver um pouco de bom senso.

É obvio que o esforço inicial tem de ser muito maior. É quando temos menos clientes, quando temos de fazer o grosso do investimento, quando as despesas parece que não acabam.

Agora pegando em exemplos aqui apresentados e fazendo cálculos simples.
8hrs/dia x 20,00€ x 22 dias = 3.520,00€, eu sou dos 95% (por baixo) dos portugueses que gostava de ter salários assim. Ou então andamos todos enganados com os salários praticados em Portugal!!!!
Para os puritanos: 3520x11=38.720,00€/14= 2.765,71€
Não acredito que um programador só consiga realizar um site simples, por mês.

Porcaria de trabalho e salário que eu tenho!!!!!!!!! Tenho que trabalhar 12 a 14 horas por dia e não ganho nada que se pareça com isso.

Não tenho nada contra quem ganha muito, agora não tentem passar uma imagem de coitadinhos, que não podem praticar determinadas preços para uma determinada qualidade, etc, etc..

Não sei qual a realidade com que algumas pessoas trabalham, agora a realidade de algumas empresas eu conheço. Podem ter a certeza de uma coisa, a maior parte delas não tem uma presença na internet (pequena ou grande não interessa) devido a preços altamente inflacionados que lhes são apresentados. Nem todas as empresas são TMN, VODAFONE, ZOO, etc. que podem pagar milhares de euros por um site, é obvio que o serviço que se espera de qualquer um desses sites traduz-se num grau de exigência para o programador muito elevado e, muitos meses de trabalho. por motivos óbvios não mencionei a qualidade do serviço.

Cumprimentos e continuação de muito trabalho para todos.

António Lopes

Ao longo deste post,

Um site "simples" não irá custar 3mil euros...
Uma empresa com 4 pessoas, 3 programadores e 1 designer, é capaz de mandar cá para fora 2 a 2.5 sites por mês do género dnoticias.pt (mais ou menos). Ou seja, fará em média, pelos 3mil euros que referiste, 6 mil euros por mês.
Destes 6mil euros, tem que tirar o aluguer do espaço, luz, telefones, água (800€). 4 ordenados para pagar, numa média de 1.200 euros, já dá 4.800 euros. Dos 6mil já só sobrou 6000-4800-800=400€
Ora se 400€ de lucro para uma empresa por mês é muito... e depois tem o custo das licenças. Já nem sei qual o valor actual de uma licença de dreamweaver, mas o mais usado é o combo photoshop+dreamweaver. Ora 1 licença photoshop + 3 dreamweaver deve andar perto dos 3000€ actualmente. Mais as máquinas...
E tenho sérias dúvidas que algum freelancer cobre 3mil euros por um site. Mas por outro lado há gente pa tudo :p
 
Se uma empresa incrementasse o seu capital em 400€ por mês, coitados dos empregados se tivessem um mês mau. Queria ver de onde vinha o dinheiro. Ou se surgisse um problema grave.

Isto visto de fora é tudo muito bonito... webdesign é um negócio de muito dinheiro, gerido por "mamões". Infelizmente, esta ideia é fruto da falta de capacidade de compreensão de como os negócios funcionam, quando se tratam de negócios de nível profissional.
 
Uma coisa é certa para muitas pequenas impresas quem pedem sites, não precisam de sites de 5.000 euros ....
Fazer um pequeno back-office com uma estrutura para enviar noticias e ter mais algumas informações não é nada que de trabalho de semanas como muito dizem....

Já fiz sites com pequenos back-offices e de raiz, e sei que não se perde assim tanto tempo a fazer uma coisa simples ainda para mais para quem já tem experiencia e muito codigo de lado....

Pro isso não vejo o porque de preços tão exorbitantes, acredito que muitos dos clientes nem queiram um sistema de back-office fantastico e com varias opções, preferem algo mais simples e com preços a sua medida....

E não me venham cá dizer que fazer um back-office simples para mandar noticias e pouco mais seja algo tão dificel de fazer porque já fiz e sei o tempo que levei, é verdade que os back-offices que fiz até agora não eram nada de especial mas chegavam para o que muitos que em vez de gastarem 5.000 queiram gastar menos...
 
Última edição:
Acho que a confusão que existe aqui é que se está a supor que os 5000€ são o preço de partida para trabalhos efectuados por empresas profissionais. Isso não é verdade, nem tão pouco concordo com o orçamento de 4XXX€ que deram ao aveiro (genericamente falando, pois depende de outros valor). Simplesmente não concordo quando dizem que um site para custar 5000€ tem de ser um gamespot ou uma sic, pois isso não é verdade. Uma loja de e-commerce com funções relativamente vulgares custa isso. Um pequeno site de apresentação de uma empresa provavelmente descai para um intervalo entre os 1000 - 3000 (depende de muitos factores).
 
Bem..Sou um bocado outsider...Mas fiquei curioso com os preços/tipo de site....
Que tal dar assim alguns exemplos tipo...1 site com um preço +-?dsd os + baratos aos mais caros...
Tipo...Um site daqueles de um filme?Todos em Flash cheios de tretas?
Um Sapo, Vodafone?
O cafe da esquina?
Mais algum "tipo"??

Obrigado e desculpe a "invasão" do post!!

[]
 
Bem..Sou um bocado outsider...Mas fiquei curioso com os preços/tipo de site....
Que tal dar assim alguns exemplos tipo...1 site com um preço +-?dsd os + baratos aos mais caros...
Tipo...Um site daqueles de um filme?Todos em Flash cheios de tretas?
Um Sapo, Vodafone?
O cafe da esquina?
Mais algum "tipo"??

Obrigado e desculpe a "invasão" do post!!

[]

Um site de um filme, não sei a que te referes, mas se for todo em flash, com aquelas intros animadas,e até mesmo com inclusão de video animado, facilmente chega-te aos 4/5 mil euros.

Um site tipo vodafone, visto que têm uma area de acesso restrito, catalogo online, etc... será facil de adivinhar que a segurança e fiabilidade do site é uma prioridade, mto facilmente esse site ultrapassará os 15/20 mil euros, se não for mais, além disso um sistema daqueles terá actualizaçãoes e manutenções diárias, logo terás ainda que contar com o preço dessa manutenção. Um portal tipo sapo?? dificil de imaginar, mas posso-te dizer que ultrapassaria ne.em muito o preço que referi no exemplo da vodafone.

Um site café da esquina, só com um layout simples, nada de muitos trabalhos, só com imagens, links e umas 3/4 paginas... talvez uns 300->600 €

Nota que facilmente encontrarás diferenças abismais nos preços, o problema é que existe livre prática de preços e verás facilmente as criticas/divergências que se seguirão em reply's ao teu e meu post. :)

NOTA: eu estou-me a referir a preços "por alto", e segundo algumas/poucas informações que dispunha do método de "calculo" da empresa onde trabalhei à quase 1 ano.

Um abraço.
 
Acho que a confusão que existe aqui é que se está a supor que os 5000€ são o preço de partida para trabalhos efectuados por empresas profissionais. Isso não é verdade, nem tão pouco concordo com o orçamento de 4XXX€ que deram ao aveiro (genericamente falando, pois depende de outros valor). Simplesmente não concordo quando dizem que um site para custar 5000€ tem de ser um gamespot ou uma sic, pois isso não é verdade. Uma loja de e-commerce com funções relativamente vulgares custa isso. Um pequeno site de apresentação de uma empresa provavelmente descai para um intervalo entre os 1000 - 3000 (depende de muitos factores).

Se te estás a referir a mim, primeiro eu não disse nada disso, nunca me viste dizer que um site para custar 5000€ tem que ser um gamespot, estás a interpretar mal e a deturpar aquilo que eu quero dizer...O que eu disse foi que se levam 5000€ por um site tão pequeno como o dele quanto nao levarão por uma gamespot...

O meu ponto de vista é tão simples como, para sites tipo o dele pagar 5000€ por um site é completamente desnecessário, porque há soluções muito mais baratas... Ele não precisa de um site feito de raiz.. ele não precisa de um site todo xpto com a ultima tecnologia do mundo, ele precisa dum site simples que se faz facilmente. Ele arranja facilmente um freelancer que lhe faz o site paí por 500€ nas horas vagas... É claro que quem está a trabalhar para uma empresa tem que vender o peixe, porque tem que pagar contas isto e aquilo e acoloutro... mas no final das contas o freelancer até pode fazer um trabalho muito melhor, ou entao também não... isso ja depende das pessoas e não por ser empresa ou freelancer...

É claro que ha varios factores para um site, eu apenas falei do caso especifico do aveiro, e de sites como o dele.... É obvio que se um site vai gerar uma fonte de rendimento o seu preço inflaciona...
Se não concordas com o preço que aplicaram ao aveiro? porque é que discordas de mim? eu apenas falei do site do aveiro, e de sites pequenos, e de sites tipo o dele, que não tem mais que meia duzia de dias de trabalho e cobram exorbitancias....


Para quem falou pai em licensas decerteza que é coder de asp... Eu 90% dos trabalhos que faço são em php, e como não sou designer as licensas do photoshop passam-me ao lado... Apesar de ter o windows (e licensiado) na maior parte das vezes uso linux... E para quem falou em dreamweaver é porque tem mesmo vontade de gastar dinheiro... eu como estudante nao vou de certeza pagar 3000€ pa licensiar o dreamweaver quando o que não falta pai são programas (freeware e opensource) que servem perfeitamente para o que quero... sim porque para programar podes perfeitamente usar o notepad... tudo o que vier que seja gratuito e melhor é bonus...
 
Última edição:
Tambem se pode programas asp em notepad :p Até podes usar o vi, se quiseres ser tao hardcore :)
Os preços são os preços que cada empresa é livre de praticar. Nada impede ninguem no mercado livre que temos em portugal fazer sites como o da vodafone por 100€. Gostava era de ver alguem fazer isso depois...

Obviamente ha que haver o bom senso e não esquecer a qualidade do trabalho. Nada como ir ao w3c e ver a quantidade de erros que aparece em sites feitos por empresas supostamente conceituadas...
Passem o site da sapo por la e avaliem vocês mesmos.
 
Back
Topo