Criação website

Se te estás a referir a mim, primeiro eu não disse nada disso, nunca me viste dizer que um site para custar 5000€ tem que ser um gamespot, estás a interpretar mal e a deturpar aquilo que eu quero dizer...O que eu disse foi que se levam 5000€ por um site tão pequeno como o dele quanto nao levarão por uma gamespot...

O meu ponto de vista é tão simples como, para sites tipo o dele pagar 5000€ por um site é completamente desnecessário, porque há soluções muito mais baratas... Ele não precisa de um site feito de raiz.. ele não precisa de um site todo xpto com a ultima tecnologia do mundo, ele precisa dum site simples que se faz facilmente. Ele arranja facilmente um freelancer que lhe faz o site paí por 500€ nas horas vagas... É claro que quem está a trabalhar para uma empresa tem que vender o peixe, porque tem que pagar contas isto e aquilo e acoloutro... mas no final das contas o freelancer até pode fazer um trabalho muito melhor, ou entao também não... isso ja depende das pessoas e não por ser empresa ou freelancer...

É claro que ha varios factores para um site, eu apenas falei do caso especifico do aveiro, e de sites como o dele.... É obvio que se um site vai gerar uma fonte de rendimento o seu preço inflaciona...
Se não concordas com o preço que aplicaram ao aveiro? porque é que discordas de mim? eu apenas falei do site do aveiro, e de sites pequenos, e de sites tipo o dele, que não tem mais que meia duzia de dias de trabalho e cobram exorbitancias....

Pronto, entendemo-nos mal. Se te estas a referir especificamente ao site do aveiro, sim, os 5000€ são provavelmente exagerados. Agora falando de uma forma global, como percebi que estavas a falar, não.


Para quem falou pai em licensas decerteza que é coder de asp... Eu 90% dos trabalhos que faço são em php, e como não sou designer as licensas do photoshop passam-me ao lado... Apesar de ter o windows (e licensiado) na maior parte das vezes uso linux... E para quem falou em dreamweaver é porque tem mesmo vontade de gastar dinheiro... eu como estudante nao vou de certeza pagar 3000€ pa licensiar o dreamweaver quando o que não falta pai são programas (freeware e opensource) que servem perfeitamente para o que quero... sim porque para programar podes perfeitamente usar o notepad... tudo o que vier que seja gratuito e melhor é bonus...

Um site precisa de design, logo, precisa de um programa de design. Podes usar o Gimp ou qualquer outro Open Source, mas ainda está para chegar um que faça frente ao Adobe Photoshop. Isto é uma licença caríssima.

Se queres usar o Photoshop, precisas do MacOS, ou do Windows, cujas licenças também custam dinheiro (esquece o Wine).

Se queres testar o site no IE, necessitas do Windows.

Programar em Notepad? Parece que estou a imaginar uma empresa de webdesign com programadores com o Notepad aberto... demoravam mais do dobro do tempo. Existem sim, alternativas boas, tipo NVU, PHPDesigner, etc... mas o DreamWeaver é sem dúvida uma ferramenta bastante potente, e que provavelmente a maioria das empresas utiliza.

Macromedia Flash? Alternativas de qualidade idêntica mas grátis, o que há?

A sério... não é questão de ser ASP ou PHP. É questão de serem mesmo necessárias as licenças, e se achas que não é porque provavelmente estás muito longe de conhecer o ramo profissional desta àrea. Se é ASP ou PHP, isso já depende de opções da empresa. Existem casos em que ASP é preferível ao PHP... não se trata de modas.
 
Última edição:
Obviamente ha que haver o bom senso e não esquecer a qualidade do trabalho. Nada como ir ao w3c e ver a quantidade de erros que aparece em sites feitos por empresas supostamente conceituadas...
Passem o site da sapo por la e avaliem vocês mesmos.

Não vás por ai .... até o google e o yahoo falham no teste....

Código:
Result:                 Failed validation, 34 errors                            Address:         http://www.google.pt
E se eles não sabem fazer sites.... quem sabe??:joker:
 
Por acaso até considero os sites do google bastante maus em design, mas isso já é gosto pessoal.
Mas se falham nos testes é porque não foram bem feitos conforme as regras, e aqui, as regras sao para todos.
 
Na minha opinião o facto desses sítios não passarem em W3C é devido ao facto que fazem o sitio também para ser visualizado no IE e em nada influi na idoneidade da empresa que o fez.

De que é que me interessa ter um sitio que cumpra w3c e depois a visualização estar uma mer** ?

Aliás o difícil é com erros ter a apresentação que se quer... pois há muita coisa impossível de se fazer cumprindo w3c...
 
Ai há muita coisa impossivel de fazer? Algumas ainda acredito, agora muitas?
E há que ter atenção que os erros são diferentes de warnings. Fico mais aborrecido quando vejo erros do que warnings! E a maioria dos erros que vejo são coisas banais, e que um pouco mais de cuidado (afinal de contas, são nos detalhes que estão as virtudes) resolveriam, como não colocar um alt na imagem por exemplo, ou usar a propriedade errada para definir algo no objecto.
 
Falam de sites da vodafone e sapo e afins(buscadores e lojas on-line)...mas já agora,teem ideia quanto custaria fazer algo como ebay???Ou bwin???
 
Última edição:
Apesar de não ser nenhuma empresa, fiz recentemente um portal totalmente grátis para um "amigo", alem do seu retorno não ser monetário, a fama e tudo o resto irá compensar este trabalho de graça.

O portal tem quase tudo o que um site como o gamespot ou outro qualquer do genero tem, claro que tenho feito isto nos meus tempos livres, e só quando a vontade.

No portal foi incluido programação em Mysql, PHP, XML, e Actionscript (flash para quem não sabe), tudo isto a medida do que o administrador queria, e digo-vos, estou neste ponto a enjoar aquilo, apesar de ter adorado fazer uma coisa nova totalmente de raiz, com um painel de administração apra actualizar o flash e todos os conteudos da página automaticamente, aquilo no fim sem grandes duvidas pelo que tenho visto passava bem os 3000/4000€ ...

Para mim um design bem feito, demora sempre 1/2 dias, e já vai com alguma pressa. É preciso ter inspiração, é preciso fazer e exprimentar novas coisas, para vers e no final compensa ou mais vale estar como estava. A programação fazendo a 1º vez, a 2º quase parece Copy/Paste, e realmente é muito isso, basicamente ´so tens que adaptar o código que fizeste antes para o novo site, mas só o tempo que perdi a perceber como é que se fazia, a testar, e a corrigir os erros, isso paga-se bem caro. Até que se pode fazer sites complexos em 1 semana, mas o tempo que demorou a aprender a fazer isto decerteza que não foi 1 semana.

Li os posts do Marsupillami, e concordo com a maior parte, programação a medida é MUITO cara!
 
Apesar de não ser nenhuma empresa, fiz recentemente um portal totalmente grátis para um "amigo", alem do seu retorno não ser monetário, a fama e tudo o resto irá compensar este trabalho de graça.

O portal tem quase tudo o que um site como o gamespot ou outro qualquer do genero tem, claro que tenho feito isto nos meus tempos livres, e só quando a vontade.

No portal foi incluido programação em Mysql, PHP, XML, e Actionscript (flash para quem não sabe), tudo isto a medida do que o administrador queria, e digo-vos, estou neste ponto a enjoar aquilo, apesar de ter adorado fazer uma coisa nova totalmente de raiz, com um painel de administração apra actualizar o flash e todos os conteudos da página automaticamente, aquilo no fim sem grandes duvidas pelo que tenho visto passava bem os 3000/4000€ ...

Para mim um design bem feito, demora sempre 1/2 dias, e já vai com alguma pressa. É preciso ter inspiração, é preciso fazer e exprimentar novas coisas, para vers e no final compensa ou mais vale estar como estava. A programação fazendo a 1º vez, a 2º quase parece Copy/Paste, e realmente é muito isso, basicamente ´so tens que adaptar o código que fizeste antes para o novo site, mas só o tempo que perdi a perceber como é que se fazia, a testar, e a corrigir os erros, isso paga-se bem caro. Até que se pode fazer sites complexos em 1 semana, mas o tempo que demorou a aprender a fazer isto decerteza que não foi 1 semana.

Li os posts do Marsupillami, e concordo com a maior parte, programação a medida é MUITO cara!

O facto de teres feito um site com as mesma tecnologias que a gamespots e etc.... n quer dizer que a complexidade seja a mesma e a segurança :D e acredito que fazer algo mesmo complexo de uma grande dor de cabeça.....

Também já fiz sites com painel de administração, sessões , sistemas de noticias e respostas as mesma e etc, deu-me trabalho mas nada outro mundo .... e não comparo o que fiz a codigos tipo o do phpBB2 que lembro-me de por a ler um bocado aquilo e é bem mais complexo que o meu LOL, e acredito que um projecto daqueles demore mesmo muito tempo a fazer, claro que que esses sites que vendem de 5.000 euros envolvam um trabalho que seja metade daquele....

Concordo contigo quanto ao facto do copy past, também o faço muito vez de outros modulos que já tinha feito em PHP e assim :joker:...
 
Tens de ter cuidado com o php injection e com o sql injection!!!

hoje em dia já faço normalmente procedimentos para não ter grandes problema ...

Desde limpar as strings do MySQL e assim....
Também aprendi uma maneira de fazer um certo tipo de impressão digital nas sessões caso sejam roubadas e mais uns troques...

Da vez que me referi o que me fizeram foi simples, eu tinha:
exemplo...


Código:
<select name="variavel">
<option value="LIsboa">Lisboa</option>
<option value="Porto">Porto</option>
<option value="Coimbra">Coimbra</option>
</select>
A mandar os valores do value directamente para a base de dados.... ele simplesmente chegou lá e mudou o Nome exemplo value="Lisboa" para value="qualquer coisa" e depois foi só selecionar essa opção....

São pequenas coisas que quando n sabemos podem alterar muita coisa...:)
 
Por acaso não tenho verificaod isso, ainda pouco andei em volta disso, mas com a dimensão que o site está a tomar tenho que me preocupar com isso o mais rápidamente possivel :)

Ainda me lembro, quando a netvisão mudou para o novo site de ver o trafego, conseguia entrar nas contas de qualquer pessoa, e ver o seu trafego, bastava só ter o nº de cliente, e podia fazer tudo o que estava disponivel no site de estatisticas da cabovisao :P O truque também era algo desse genero, mas não envolvia BD :P
 
Nada como ir ao w3c e ver a quantidade de erros que aparece em sites feitos por empresas supostamente conceituadas...


Coisa que eu mais vejo é sites não passarem na validação w3c e serem só bem visualizados no IE.
Coisa que eu mais faço é ter que abrir a IE tab quando estou num site no Firefox devido a ter sido optimizado para o dito IE.
Está certo que (vamos ser realistas) a maioria da população usa o IE... Mas na minha opinião, não é a pessoa que está a ver o site, que tem q se adaptar ao site. O site é que deve estar optimizado para ser bem visualizado em todas as resoluções e browsers.
E acho que isso também conta no que diz respeito a um BOM web designer.

mas concordo com o K0ma! O que interessa mesmo é o site ser visualizado BEM em TODOS os browsers.

Porque o w3c foi feito para ser o padrao pra todos os browsers
(mas surprise surprise, o unico browser que nao o respeita é o IE... daí que...)


Bem, mas isto é historia pra outro dia.

(E ups..acho que fugi do assunto)
 
Última edição:
Nytxia, nem mais grande ponto que falaste!

No portal que fiz, realmente tenho tido algumas dificuldades em adaptar ... para o IE, para O Firefox e Opera estão 100%, mas o IE tem dado muitas dores de cabeça ...
 
O site dispoe de Noticias, Produtos, pedidos de orçamento, novidades. (isto a falar do que necessita ser controlado pelo cliente) O site em si tem 12 paginas/subpaginas, menu em flash, design "artistico" do layout bem como o CMS.
Custo: 2500€

Sim, é um preço justo!

200 ou 300 euros? Só se for alguem a trabalhar quase de borla, algum jovem no seu tempo livre. Qualidade paga-se e bem.

Ou então é alguma pessoa que já tem trabalho a tempo inteiro (tipo trabalhar numa Câmara Municipal) e aproveita o tempo para ir fazendo uns trabalhitos por fora.

As impresas levam mesmo esses balurdios ..... :S .... não percebo é que pagam tão mal aos programadores e designers que lá tem pelo que oiço falar e depois pedem estes motantes de dinheiro, é verdade que tem de pagar impostos e dão alguma garantia e actualizações...

Mas uma coisa é verdade no que eu disse aquilo que ele quer fazer não é trabalho para mais de 1 dia para um freelancer .... pelo menos a nivel de programar em PHP + MySQL... e n acredito que seja o design que demora mais a fazer...

Não é nada um balúrdio, se o website trouxer resultados.
Quanto ao pagar mal, depende de empresa para empresa, se há contratos, se é só para desenrascar... No caso dos impostos, há uma fórmula muito simples para calcular o custo de um colaborador: Um colaborador custa cerca do dobro daquilo que ganha. Exemplo: se um webdesigner ganha 1000 euros limpos, a empresa tem um custo de 2000 euros.

Não é mais de 1 dia fazer... mas depois há: alterações porque fica melhor de outra forma, correcção de erros, afinal não era bem assim já é assado, deslocações ao cliente, formação do cliente para trabalhar com o sistema, etc! E isto se fosse 1 dia...

O tempo que demora o design a fazer depende da exigência do cliente, pode demorar 1 dia como 2 semanas. As maquetas (bem feitas) em Photoshop podem levar 2, 3, 4 ou mais interacções.

... vejo que o mercado no continente é uma roubalheira, passe a expressão :P
É obvio que uma empresa a sério terá o seu CMS, pois sim, existem muitos gratuítos por ai, mas se esperam que o core seja desenvolvido por terceiros ficam obviamente dependente desses terceiros, com a agravante de que tendo um CMS público por trás ficam mais vulneráveis a exploits e similares que possam haver.

Isto é que é demagogia e falta de esclarecimento: gratuito != opensource; opensource != mais vulneráveis; opensource != dependência.

Nós usamos um CMS opensource já há 3 anos, e o conhecimento é tanto que investimos recursos próprios na continuidade e evolução desse CMS.

Quanto à roubalheira... bem... um cliente bem servido, que tem resultados "monetários" com o seu website não se pode considerar propriamente... roubado!


Dou-te um exemplo: o site http://seram.pt foi feito de usando um backend kernel já feito a muito tempo para uso interno (onde entre outras coisas apenas acrescentamos módulos e ficam logo disponíveis), com uma área de clientes feita à medida (que infelizmente não poderão ver por não ser membros :p)

Nesse site bastou ir à secção de galeria, e fazer o seguinte http://seram.pt/index.php?m=galeria&dir=/etc ou qualquer outro directorio do servidor, e podemos ter a estrutura completa de ficheiros. Naturalmente que não dá para fazer muito mais porque usas um servidor baseado em opensource (com a consequência de ser gratuito) e com poucas vulnerabilidades. Quanto ao teu código... bem.. somos programadores e quando estamos sozinhos cometemos erros.

o site da rtp usa o drupal, e o drupal é um open source

O site da RTP não usa Drupal!


NOTAS FINAIS:
* acabem com os freelancers que estragam o mercado com preços baixissimos, que têm empregos alternativos e não pagam impostos
* sites estáticos de 750 euros e dinâmicos de 1500 euros para cima, de preferência com designs bem feitos
* apresentem maquetas de designs de qualidade aos clientes
* usem HTML bem estruturado e CSS bem aplicado
* façam tudo a funcionar em Firefox, e depois testem em IE7 e em IE6 usando a técnica dos comentários condicionais
* disponibilizem ao cliente todas as ferramentas para alterar os conteúdos do seu site
* disponibilizem email (tipo Roundcube mail)
* e já agora, porque não fazer sites dinâmicos em Flash a comunicar com protocolo XMLRPC ou SOAP com o servidor...

No fim disto não me parecem valores desajustados... um site de 2500 euros!
 
Nesse site bastou ir à secção de galeria, e fazer o seguinte http://seram.pt/index.php?m=galeria&dir=/etc ou qualquer outro directorio do servidor, e podemos ter a estrutura completa de ficheiros. Naturalmente que não dá para fazer muito mais porque usas um servidor baseado em opensource (com a consequência de ser gratuito) e com poucas vulnerabilidades. Quanto ao teu código... bem.. somos programadores e quando estamos sozinhos cometemos erros.

Ora ai está um erro (que já foi corrigido, thanks by the way ;)) devido à dificuldade que é prever todas as situações possíveis e imaginárias (apesar de nesse caso, como dizeste, não ser possível fazer muito, felizmente).
No final não percebi o comentário ao código (não tiveste acesso pois não? :P)
 
Ora ai está um erro (que já foi corrigido, thanks by the way ;)) devido à dificuldade que é prever todas as situações possíveis e imaginárias (apesar de nesse caso, como dizeste, não ser possível fazer muito, felizmente).
No final não percebi o comentário ao código (não tiveste acesso pois não? :P)

Basicamente eu quis dizer o seguinte:
* usar opções opensource não significa que sejam mais vulneráveis (por serem públicas)
* usar código interno, não significa que seja mais seguro apenas porque não é tão conhecido

Quanto à situação em si, não tive acesso por duas razões:
* apenas fiz uma análise muito rápida, sobre se haveria ou não possibilidade de exploit
* provavelmente não conseguiria ir mais longe na tentativa de entrar no servidor, já que usa Apache e este por omissão não corre como root, não dando acesso aos ficheiros vitais da máquina
* no máximo poderia tentar entrar pelo readdir, enviando um stack overflow

Neste caso aconselho-te a não permitir ler ficheiros directamente do disco. É preferível, ter um ficheiro de dados (TXT ou XML) com a lista de ficheiros permitidos para ler.
Já agora, como foi possível saber os nomes dos ficheiros e directórios existentes, deu para chegar ao seguinte endereço: http://seram.pt/localadmin/ que parece ser a área de administração.

Ora, se usares http://seram.pt/localadmin/login/ vês os nomes dos ficheiros e tal... não é por nada, mas coloca a opção de "desactivar a lista de directório" por omissão para todo o sistema.
http://felipecruz.com/blog_disable-directory-listing-browsing-apache.php

Raramente vais querer que o Apache mostre a lista de ficheiros!
 
Ai está um esquecimento... o directorio ja nao e usado para nada :P Mas também não há razao para existir :)
Thanks pelas dicas. São pequenos reparos que fazem a diferença :)
 
Bem, não li todos os posts aqui mas li alguns.

No entanto gostaria de deixar aqui a minha opinião.
600€ por um site basico não é assim tanto como isso, se for feito por uma empresa.
ara além das licenças de software, existem ainda os gastos de material informatico, luz, agua, renda do espaço, gastos com impostos ( pk n é so 21% que se paga e acabou) tem IRC seguranças sociais etc etc. um Site basico entre conversas com cliente acertos etc etc demora no minimo uma semana,pois temos qu fazer a primeira entrevista, deslocaçoes, buscar conteudos ao cliente, fazer o site, aprovar o site com o cliente arranjos finais e com isto la vai uma semana.

Sim e isto é por experiencia própria. agora façam as contas a todos estes custos e vjam se 600€ é mto.

pensando que um bom espaço tem uma renda aproximado de 500€ (dependendo do local).

já agora pago 100€ a um contabilista para ter 2 dias de trabalho com a minha contabilidade, e este e preço de amigo.
 
Back
Topo