Criador de Elite critica Manhunt 2

Status
Fechado a novas mensagens.

.:SP:.

What is folding?
Em declarações ao portal CVG, David Braben, criador do clássico Elite e membro fundador da Frontier Developments, analisou o episódio Manhunt 2 e as possíveis repercussões para a indústria dos videojogos. As conclusões a que chegou não vão de encontro ao que a maioria dos jogadores esperaria de um criador de jogos.
Braben afirma que “embora Manhunt 2 tenha trazido ganhos a curto prazo para a Rockstar, danifica a reputação da indústria como um todo a longo prazo. Pelo que ouvi de Manhunt 2 (ainda não tive a oportunidade de o jogar), este não é o tipo de jogo que a indústria devia estar a fazer, já que inevitavelmente vai atrair controvérsia ”.
O criador continuou afirmando que “os problemas com as classificações etárias, o episódio “Hot Coffee”, Manhunt 2, Bully e os problemas com a catedral de Manchester no jogo Resistance: Fall of Man – mesmo que as criticas a Resistance não sejam merecidas – ajudaram a afastar a respeitabilidade [da indústria dos videojogos]. Temos de olhar para os jogos que estamos a fazer sob esta luz e parar de dar tiros no nosso próprio pé”.
Mas David Braben não culpa apenas os jogos controversos, atacando também o sistema de classificações etárias inglês, insinuando que este é um sistema inconsistente. Na sua entrevista ao portal CVG, Braben afirma que “precisamos de um sistema forte e consistente, onde 18 significa mesmo 18 e essa classificação é respeitada. Talvez assim seja mais aceitável fazer jogos do género, ou mesmo criar um escalão de classificação Só Para Adultos, como já acontece nos Estados Unidos.”
A inconsistência do actual sistema torna-se evidente quando Braben diz que “têm havido jogos que receberam classificações etárias estranhas, como Gears of War (+18). Isto não faz sentido para mim. Porque não um +15? Isto quer dizer que quando um verdadeiro título +18 aparecer, os pais vão assumir que não é pior que Gears of War. Talvez tenha sido esta a razão de Manhunt 2 ter sido banido, já que não lhe podiam dar a mesma classificação de Gears.”.
No meio de tantas acusações de parte a parte no que concerne ao episódio de Manhunt 2, as afirmações de David Braben parecem-nos ser bastante lógicas e sensatas. O que têm a dizer sobre isto?
 
Digo que é um jogo sádico e um pouco inútil sendo o teu único objectivo matares todos que te aparecem a frente:S Há inclusivé gravações (não sei se são oficiais ou não) de chamadas entre os presidentes da Rockstar e mais gente que não consegui identificar quem era a falar nos resultados que esperavam obter após jogarem o jogo (uma espécie de treino psicótico). enfim...

Abraço
 
Digo que é um jogo sádico e um pouco inútil sendo o teu único objectivo matares todos que te aparecem a frente:S Há inclusivé gravações (não sei se são oficiais ou não) de chamadas entre os presidentes da Rockstar e mais gente que não consegui identificar quem era a falar nos resultados que esperavam obter após jogarem o jogo (uma espécie de treino psicótico). enfim...

Abraço
E que seja? Qual é o problema? De uma vez por todas há que encarar a indústria de videojogos de forma séria como acontece na indústria dos filmes. A audiência dos videojogos não é apenas constítuida por crianças, mas sim de maiores de idade que são responsáveis pelo que fazem. É chocante para vocês? Inútil? Paciência, há uma solução simples -> não comprem/vejam.
 
Última edição:
Isso não é bem verdade, grande parte dos jogos "estimulam" zonas do teu cerebro. Por exemplo jogos de estratégia usam o teu raciocinio lógico para veres a maneira mais fácil de venceres o teu adversário e tares 1 passo à frente dele. FPS reflexos, etc. E há jogos em que tens uma história minimamente decente e o entusiasmo de precorreres essa história te leva a jogares o jogo, já para não mencionar a enorme variedade de opções (oblivion, fable, E.U., e outros rpgs/mmorpgs). Agora o manhunt é chacina, chacina, e um pouco de psicotismo a mistura, mais uma razão que leva os pais a ficarem com uma opinião mais desfavorecedora à cerca dos jogos (visto que poucos conhecem e os que conhecem ou é porque tem muito bom nome ou é porque dão em críticas escandalosas de aparecer em jornais ou até na tv).

Abraço
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo