1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Crial utilizador pelo Terminal????

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por kikoakanando, 14 de Janeiro de 2013. (Respostas: 6; Visualizações: 893)

1. kikoakanando

kikoakanando Banido

Boas caros amigos,

Tenho um problema com a criação de utilizadores atravez do terminal...
    Consigo criar o grupo:

groupadd -g xxx nome

até aqui acho que tudo bem...

Agora quando criu um utilizador com o comando:

useradd -u xxx -g xxx -d /home/user name user name nada acontece?!

devia colocar uma pasta /home/ com o nome que eu coloco em user e nada aparece se colocar no terminal ls /home -.-

Alguem sabe como corrigir ou detectar a falha aqui?

Abraço

2. nfk

nfk Power Member

Qual é a distribuição? Se for Debian (ou derivados, suponho), podes correr apenas "adduser <user>". Não precisas de criar o grupo antes. Com o useradd acho que também estás a complicar, pelo que vejo na man page, mas vê por ti próprio. Vai também ao fim da man page do useradd para ver os exit values. Se correres "echo $?" depois do useradd vês o exit value. Se não perceberes o que está na man page põe aqui o exit value.

3. murkom

murkom Power Member

Criar o user com a shell predefinida bash:
    sudo useradd -m -s /bin/bash NOME

Mudar a pass do user:
    sudo passwd NOME

Adicionar o user aos grupos sudo e netdev:
    sudo usermod -a -G sudo NOME
    sudo usermod -a -G netdev NOME

Mudar o PATH do user:
    sudo nano -w /home/NOME/.profile

Colocar esta linha no fim do ficheiro .profile:
    export PATH=$PATH:/usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin

É assim que faço em Debian.

4. kikoakanando

kikoakanando Banido

Boas
    A distro acho que é debian... é o ubuntu 12.04 LTS
    Aconteceu-me tambem no Fedora 17 em VM virtualbox, mas descobri que o erro estava na partição que devia ter criado /home quando instalei o Fedora... Reinstalei e deu perfeito, fiz o mesmo com o Ubuntu 12.04 LTS, criei o dir /(root) e a Dir /home e continua... -.-

Não acho que não estou a complicar, quem deu a linha de comando já anda á muito nestas andanças ;)
    O que acho estranho é quando uso o comando para ver os users criados na maquina e só o meu é que aparece com sh ou shell... será este o problema? alias os users são criados assim como o grupo só não aparecem as respectivas pastas na /home, entendem?

Obrigado pela ajuda, abraço :)

5. murkom

murkom Power Member

cat /etc/fstab

Tens a partição com a /home a ser montada correctamente?

o parametro -m no comando useradd serve para a directoria do user novo ser criada. Ve os comandos que coloquei acima, porque estás a complicar isso um bocadito ;)

Última edição: 15 de Janeiro de 2013
  6. kikoakanando

kikoakanando Banido

Sim... uma vez que ela consta na tabela... acho que o problema está na shell acho que é isso...

Já agora qual é a diferença entre cat e vi ou vim?

7. murkom

murkom Power Member

o cat serve para ver o conteudo do ficheiro.
    o vi e vim sao editores. por acaso nao me dou com eles, uso sempre o nano (com o parametro -w).

ps: ve o meu ultimo post porque tinha-o editado

Última edição: 15 de Janeiro de 2013

Partilhar esta Página