1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar cookie

Discussão em 'Web Development' iniciada por filipe3x, 19 de Julho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1084)

1. filipe3x

filipe3x Power Member

Sou novato nisto, ainda estou a iniciar-me na matéria. E queria saber o seguinte:

Tenho uma página em html (chama-se index) com uma frame no seu design, e gostava que quando um utilizador entrasse na página, ficasse registado um cookie a avisar que o utilizador entrou na página. E depois queria o seguinte: se o utilizador já tivesse entrado alguma vez antes, uma página "x" iria aparecer na frame. Caso o utilizador nunca tivesse entrado na página index, iria aparecer na frame a página "y". Ou seja, sempre que o utlizador entrar na página index, esta mesma irá verificar a existência do cookie e decidirá que página ("x" ou "y") irá aparecer na frame.

Agora a pergunta é: como é que faço de modo a poder adicionar isto ao código da página index.html?

Última edição: 19 de Julho de 2008
  2. filipe3x

filipe3x Power Member

3. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Começando pelo princípio:
    Usas apenas HTML? Ou tens PHP?

4. filipe3x

filipe3x Power Member

apenas Html

5. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Se não sabes Javascript, então sim, tens um longo trabalho pela frente.

Este link é muito mais "simpático": http://www.w3schools.com/JS/js_cookies.asp
    No pior dos casos, só tens mesmo é de fazer copy/paste e mudar para fazer o que queres ;)

6. filipe3x

filipe3x Power Member

Pois... já vi que hoje não vou dormir... :(:(:(

Última edição: 20 de Julho de 2008
  7. svr

svr Power Member

Então já resolves-t o problema?
    Trabalhar com cookies torna-se mais facil se usares uma linguagem de script de servidor, tipo ASP ou PHP.
    Tens disponivel algum servidor que suporte alguma destas linguagens?
    No caso de não tambem é possivel fazer isso em Javascript por recurso à variavel document.cookie.
    Mas o seu funcionamento não é muito linear. Basicamente esta varivel permite-te ler e gravar num ficheiro das cookies.
    No entanto o Javascript não permite a diferenciação directa das variaveis e valores que queres guardar, isto é ele escreve para lá aquilo que tu quiseres. Para dar um sentido e ires depois buscar a variavel que queres tens de guarda-la de uma forma que facilite isso se não torna-se muito dificil de depois ler a variavel certa.
    Para isto podes construir uma função para fazer isto dá maneira que quiseres, ou pode usar a função que eles exemplificam no W3Schools.

Espero ter ajudado.

8. filipe3x

filipe3x Power Member

Ainda não consegui passar para programação aquilo que pretendo... Comecei a estudar isto ah uma semana e ainda tou muito longe de conseguir fazer alguma coisa. Parece-me tudo um pouco chinês.

Svr, abrigado pela explicação sobre o php e o asp... Realmente o que pretendo fazer não é um site a serio... tanto não é que vou aluja-lo no homepages da sapo (gratis). Para já tou a apalpar terreno, e acho que o melhor é começar com experiências.

O homepages da sapo acho que nao suporta esse tipo de linguagem php.. (nao sei) Mas realmente o que eu pretendia era fazer isto em javascript como tu dizes, pois tal como referes, tem uma estrura mais simplistas de funcionamento, limitando-se a ler e a gravar o cookie, nao possuindo um esquema de interpretação (ao contrario do php)... Pela tua explicação foi com esta ideia que fiquei.

9. svr

svr Power Member

Correcto ele grava pro ficheiro sem nenhuma referencia o que manda escrever.
    Para identificares a variavel que queres escrever para depois facilitar a leitura, convem mandares escrever tb o nome da variavel e só depois o valor da variavel.
    Tipo, por exemplo, "nome=jose;"
    Isto de forma a que depois consegas ler o valor da variavel "nome" da cookie. Se gravares assim depois consegues facilmente ler identificar o seu valor por recurso ás funções indexOf() e substring(), para saberes como funcionam basta procurar no Google.
    Para alem de indentificares o nome da variavel convem tambem quando começa e acaba o valor da variavel, como no exemplo que referi anteriormente, em que utilizei o '=' para iniciar e o ';' para acabar.
    Se observares o exemplo de W3Schools eles já têm o script que faz isto que tu queres contruido e a funcionar.
    Recomendo-te olhares para o script deles e tentares perceber o que eles fazem, se conseguires tens o teu problema resolvido.

Qualquer duvida basta perguntar.

Partilhar esta Página