Criar cookie

filipe3x

Power Member
Sou novato nisto, ainda estou a iniciar-me na matéria. E queria saber o seguinte:

Tenho uma página em html (chama-se index) com uma frame no seu design, e gostava que quando um utilizador entrasse na página, ficasse registado um cookie a avisar que o utilizador entrou na página. E depois queria o seguinte: se o utilizador já tivesse entrado alguma vez antes, uma página "x" iria aparecer na frame. Caso o utilizador nunca tivesse entrado na página index, iria aparecer na frame a página "y". Ou seja, sempre que o utlizador entrar na página index, esta mesma irá verificar a existência do cookie e decidirá que página ("x" ou "y") irá aparecer na frame.

Agora a pergunta é: como é que faço de modo a poder adicionar isto ao código da página index.html?
 
Última edição:
Então já resolves-t o problema?
Trabalhar com cookies torna-se mais facil se usares uma linguagem de script de servidor, tipo ASP ou PHP.
Tens disponivel algum servidor que suporte alguma destas linguagens?
No caso de não tambem é possivel fazer isso em Javascript por recurso à variavel document.cookie.
Mas o seu funcionamento não é muito linear. Basicamente esta varivel permite-te ler e gravar num ficheiro das cookies.
No entanto o Javascript não permite a diferenciação directa das variaveis e valores que queres guardar, isto é ele escreve para lá aquilo que tu quiseres. Para dar um sentido e ires depois buscar a variavel que queres tens de guarda-la de uma forma que facilite isso se não torna-se muito dificil de depois ler a variavel certa.
Para isto podes construir uma função para fazer isto dá maneira que quiseres, ou pode usar a função que eles exemplificam no W3Schools.

Espero ter ajudado.
 
Ainda não consegui passar para programação aquilo que pretendo... Comecei a estudar isto ah uma semana e ainda tou muito longe de conseguir fazer alguma coisa. Parece-me tudo um pouco chinês.