Criar cookie

filipe3x

Power Member
Sou novato nisto, ainda estou a iniciar-me na matéria. E queria saber o seguinte:

Tenho uma página em html (chama-se index) com uma frame no seu design, e gostava que quando um utilizador entrasse na página, ficasse registado um cookie a avisar que o utilizador entrou na página. E depois queria o seguinte: se o utilizador já tivesse entrado alguma vez antes, uma página "x" iria aparecer na frame. Caso o utilizador nunca tivesse entrado na página index, iria aparecer na frame a página "y". Ou seja, sempre que o utlizador entrar na página index, esta mesma irá verificar a existência do cookie e decidirá que página ("x" ou "y") irá aparecer na frame.

Agora a pergunta é: como é que faço de modo a poder adicionar isto ao código da página index.html?
 
Última edição:
Então já resolves-t o problema?
Trabalhar com cookies torna-se mais facil se usares uma linguagem de script de servidor, tipo ASP ou PHP.
Tens disponivel algum servidor que suporte alguma destas linguagens?
No caso de não tambem é possivel fazer isso em Javascript por recurso à variavel document.cookie.
Mas o seu funcionamento não é muito linear. Basicamente esta varivel permite-te ler e gravar num ficheiro das cookies.
No entanto o Javascript não permite a diferenciação directa das variaveis e valores que queres guardar, isto é ele escreve para lá aquilo que tu quiseres. Para dar um sentido e ires depois buscar a variavel que queres tens de guarda-la de uma forma que facilite isso se não torna-se muito dificil de depois ler a variavel certa.
Para isto podes construir uma função para fazer isto dá maneira que quiseres, ou pode usar a função que eles exemplificam no W3Schools.

Espero ter ajudado.
 
Ainda não consegui passar para programação aquilo que pretendo... Comecei a estudar isto ah uma semana e ainda tou muito longe de conseguir fazer alguma coisa. Parece-me tudo um pouco chinês.

Svr, abrigado pela explicação sobre o php e o asp... Realmente o que pretendo fazer não é um site a serio... tanto não é que vou aluja-lo no homepages da sapo (gratis). Para já tou a apalpar terreno, e acho que o melhor é começar com experiências.

O homepages da sapo acho que nao suporta esse tipo de linguagem php.. (nao sei) Mas realmente o que eu pretendia era fazer isto em javascript como tu dizes, pois tal como referes, tem uma estrura mais simplistas de funcionamento, limitando-se a ler e a gravar o cookie, nao possuindo um esquema de interpretação (ao contrario do php)... Pela tua explicação foi com esta ideia que fiquei.
 
Correcto ele grava pro ficheiro sem nenhuma referencia o que manda escrever.
Para identificares a variavel que queres escrever para depois facilitar a leitura, convem mandares escrever tb o nome da variavel e só depois o valor da variavel.
Tipo, por exemplo, "nome=jose;"
Isto de forma a que depois consegas ler o valor da variavel "nome" da cookie. Se gravares assim depois consegues facilmente ler identificar o seu valor por recurso ás funções indexOf() e substring(), para saberes como funcionam basta procurar no Google.
Para alem de indentificares o nome da variavel convem tambem quando começa e acaba o valor da variavel, como no exemplo que referi anteriormente, em que utilizei o '=' para iniciar e o ';' para acabar.
Se observares o exemplo de W3Schools eles já têm o script que faz isto que tu queres contruido e a funcionar.
Recomendo-te olhares para o script deles e tentares perceber o que eles fazem, se conseguires tens o teu problema resolvido.

Qualquer duvida basta perguntar.
 
Back
Topo