1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar .deb para "instalar" script bash

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Sidner, 5 de Setembro de 2012. (Respostas: 4; Visualizações: 639)

  1. Sidner

    Sidner Power Member

    Boas.

    Ora bem, eu já andei a pesquisar e não encontrei nenhum sítio onde isto esteja bem explicado nem sequer se é possível...

    Eu quero criar um .deb que, quando se vai "instalar", me crie uma pasta ~/ytdl, que ponha um script bash e uma imagem nessa pasta e que crie uma entrada no menu Applications com um launcer para esse script.

    Alguém me pode ajudar? Obrigado. :)
     
  2. Sidner

    Sidner Power Member

    Ok, já percebi que tenho de ter uma pasta com o nome do programa e lá dentro uma pasta debian com o ficheiro control e que também pode ter scripts para executar pre e/ou posinstalação. Mas onde é que tenho de por os ficheiros em si? Como faço com que corram? Tenho de ter makefile?

    Obrigado pelo referel, nfk, apesar de ainda estar meio perdido. :)

    Edit: Segundo percebi, tenho de ter uma espécie de clone do sistema de ficheiros onde quero que os ficheiros do programa fiquem... Mas como digo que quero na home do utilizador? Ou daria para por na tmp e depois fazer um mv ou assim qlq coisa parecida?
     
    Última edição: 5 de Setembro de 2012
  3. Sidner

    Sidner Power Member

    Thanks cktiger. :)

    Também encontrei este: http://www.youtube.com/watch?v=nhoRyd2CEVs&feature=my_watch_later_videos&list=WL6225713F0A272584

    P
    arece promissor, ainda não tive muito tempo para o ver.


    Edit: E funcionou! Tem alguns bugs que a pessoa não reparou enquanto fazia (por exemplo, o directório para onde o .desktop está a apontar no parâmetro EXEC) e, por alguma razão, quando instalo, a imagem não aparece no menu, mas aparece na pasta Applications. Tive de abrir o alacarte para trocar manualmente...

    Alguém tem alguma ideia porque isto aconteceu?

    Já agora, obrigado pela ajuda. :D

    Edit2: Aparentemente, ter Icon= não garante que ele vá buscar o Icon ao sítio certo. Parece que o sistema cria um Icon[language] e é esse que usa. Já está corrigido para Ubuntu inglês e português. :)
     
    Última edição: 6 de Setembro de 2012

Partilhar esta Página