1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar Fórum em servidor dedicado

Discussão em 'Web Development' iniciada por Hostx, 19 de Agosto de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 1731)

1. Hostx

Hostx Power Member

Boas...

Eu não percebo muito de criação de forums em proprios servidores dedicados apenas sei o mais simples que é preencher um formulario e alojar num host.

Bom, o que eu gostava de saber era criar um forum baseado em phpbb v 2.0 ou v 3.0 num servidor que eu de comprar.

Para já gostava de saber se tenho de pagar algo...

E também queria saber como hei-de criar uma conta "File Transfer" no meu servidor dedicado, para transferir os dados php de www.phpbb.com

não sei se me estao a entender, eu não percebo muito disto, mas do que posso informar, informo mesmo que seja confuso!

obrigado pela ajuda desde ja

2. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

É o seguinte: o fórum é um "programa". O Techzone usa o software vBullletin, mas há muitos outros (o portugal-a-programar usa SMF (Simples Machines Forum) e o SomXL usa IPB (Invision Power Board)).
    O software pode ter custos ou não. O vBulletin e o IPB são pagos, mas o SMF e o phpBB são gratuitos.
    Parece que queres phpBB. Pessoalmente, prefiro SMF, mas é uma opção pessoal.

O primeiro passo é entrar por FTP e copiar os ficheiros para o servidor. A seguir, pelo browser (IE, Firefox...) vais ao fórum na pasta de Instalação e instalas.

Eu quando fiz o meu primeiro fórum, também não sabia o que havia de fazer, mas em parte foi um pouco intuitivo - copias so ficheiros para o servidor, e depois "executa-os".

Precisas de PHP e base de dados MySQL. Agora o que eu te pergunto é: porquê um servidor dedicado? Servidores dedicados são extremamente caros! Não sei qual é o propósito desse fórum, mas a menos que seja planeado para receber centenas ou milhares de utilizadores diários, então devias ir para outros pacotes de alojamento.

3. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

Boa noite, como o user angelo disse e bem, existem varios softwares de criação de foruns, claro esta que depois tem que ser alojados num servidor web para poderem estar disponiveis 24 h por dia aos visitantes.
    Bem, servidor dedicado, preços a partir de 60€ mensais, alem que tinhas que ter alguns conhecimentos de linux, pois tinhas que o administrar e gerir e nao me parece o caso, ou seja servidores dedicados onde tenhas alguem que te faça isto custos aumentam para os 100€ mensais, como não estou a ver que seja o que procuras, penso que o melhor era uma conta de alojamento partilhada onde tens o teu proprio espaço, onde so tu podes aceder e usar, dedicado a ti, tens o teu trafego tambem dedicado a ti, normalmente um painel de gestao facil de usar como o cpanel, ou plesk entre outros, onde tens o file manager que permite fazeres upload directamente dos ficheiros, sinceramente nao acho a maneira mais eficaz de o fazer, acho que o melhor é mesmo usares um cliente FTP, recomendo o filezzila que e gratuito, e recomendo entao procurares uma conta de alojamento partilhado que ja arranjas por 1€ mensal ou a volta disso.

Espero que te tenha ajudado

Cumps
    Flavio

4. Hostx

Hostx Power Member

Pelo que li, posso criar um forum baseado em SMF gratis?

Só não sei o que transferir para a conta que tenho no awardspace.com!!

Não sei que tipo de ficheiros ou pastas que tenho de passar para meter o forum a trabalhar. (se assim puder)

Por agora não estou a pensar gastar mensalmente, nem que seja 1€ mês. (só se começar a receber muitos utilizadores)

A minha ideia era do servidor dedicado, mas como já percebi fica tudo muito mais complicado e caro.

Gostava de saber quais os ficheiros de SMF que tenho de transferir para a minha conta através do "File Transfer", porque conta FTP só sem trabalhar na do sapo :-D

Penso que este download deve servir: http://www.simplemachines.org/download/ (mas não sei se é o small, large ou full install)

Se tiver mais paciencia para resolverem o meu problema :zzz: tambem gostava de saber se há algum alojamente que suporte phpbb 3.0 (nova versao) gratuito, sem custos para sempre.

Obrigado pela ajuda e pelas explicações.

5. Hostx

Hostx Power Member

tenho estas opções na minha conta no awardspace.com:

É preciso ou necessario criar alguma conta "DataBase" e uma conta "FTP"? como aceder a uma delas? ou as duas?

6. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Sobre o SMF, o que tu queres é o full install, pois tu vais instalar. O small é para updates menores, o large é para upgrades maiores.

As pastas tens de as passar todas, claro. Isso não vai dentro do tar.gz apenas para ocupar espaço :P

Para saberes como instalar, segue aqui as instruções: http://docs.simplemachines.org/index.php?board=2.0;sort=subject

Basicamente precisas de criar uma BD primeiro, depois aceder ao ficheiro de instalação (pelo browser claro), seguir as instruções que lá estão e já está. Depois é só apagares a pasta de instalação antes que alguém de dê cabo do fórum ;) Mas isso também és notificado de que tens de fazer :)

HecKel

7. Hostx

Hostx Power Member

O problema é que eu não consiguo aceder a conta FTP que está criada. :lol:

Já tentei pelo browser mas não sei o que escrever para aceder ao FTP do awardspace...

Sou um noob no que toca à criação de paginas e forums :x2:

8. HecKel

HecKel The WORM

Usa o FileZilla para fazeres uploads por FTP.

Não é complicado de usar, mas claro que convém saberes os dados da tua conta FTP.

HecKel

9. Hostx

Hostx Power Member

Eu sei os dados, o username e password.

Tenho de passar para a conta FTP as pastas e ficheiros todos já extraidos do arquivo zip.

e depois?

tenho de ir à BD? como? há algum prog?

10. HecKel

HecKel The WORM

Certamente que o teu servidor tem alguma interface para poderes criar base de dados e/ou gerir as mesmas. Isso já depende de servidor para servidor. Deves ter algo como cPanel ou Plesk, é entrares no teu cPanel e criares uma base de dados.

Informa-te junto ao teu webhost como proceder.

HecKel

11. Hostx

Hostx Power Member

agora que me disse isso, encontrei um cpanel que diz "PHP Admin"... será isto?

e depois como instalar?... é apenas procurar o ficheiro install.php no cpanel?

12. flaviorodrigues

Boas, nao sei se esse teu host suporta acesso ftp, se nao suportar recomendo que procures um que suporte pois enviares umas centenas de files pelo file manager e muito aborrecido!

Claro esta que como disse a desvantagem de hosts gratuitos e o suporte! Uma grande vantagem de contas com cpanel e que a maior parte tem o "fantastico" um addon que permite a instalacao de dezenas de cms e foruns, ou seja instalavas o smf em menos de 1 minuto com alguns cliques, ve se o teu webhost tem :)
    Ainda assim como estou carinhoso hoje e ja vi que es novo nisto, ofereço me para arranjar te uma conta de 150 megas gratuitamente com cpanel e o fantastico.Se quiseres pm me

Desde ja boa sorte com esse projecto

13. HecKel

HecKel The WORM

Sim e não :P

Salvo erro é no PHP Admin que crias a BD, não me recordo da interface do cPanel.

Para instalares é apenas seguires as instruções que estão no link que te indiquei, já notei que ainda nem o leste. Aquele link está bastante explicito mesmo.

HecKel

14. Hostx

Hostx Power Member

é melhor não me meter nisso :007: hoje tas carinhoso e amanha poderás estar de mau humor. :P LOL..na brinca

obrigado pela ajuda que deste e a oferta tambem.

fika bem e vou optar por fazer o que o HecKel disse ;)

o inglês é uma lingua que eu já devia ter aprendido, but I do not perceive nothing.

I go to use google translating :002:

Última edição pelo moderador: 20 de Agosto de 2007
  15. HecKel

HecKel The WORM

Nota a parte do Fantastico, foi algo que nunca me lembrei e de facto poupa-te o trabalho todo ;) Não tens de te preocupar com mais nada.

Se tens o cPanel, deves ter isso lá ;) Dá uma olhada nisso.

HecKel

16. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Pelo que estive a ver no awardspace, eles têm instaladores automáticos (não sei se será o Fantastico) mas é só nas contas pagas, e têm FTP.

Olha, Hostx, há um ficheiro do SMF que faz a instalação automática. É o único ficheiro que colocas manualmente no servidor, ele faz-te as perguntas e trata-te do resto:

http://www.simplemachines.org/download/index.php?thanks;filename=webinstall.php

É o único ficheiro que precisas para uma instalação automática do SMF.

17. flaviorodrigues

Ele nao deve ter cpanel, deve ter e o phpmyadmin onde se gere as bases de dados.

Acerca da tua resposta a minha oferta tu e que sabes, mas fica aqui escrito que não te apagava nem nada do genero, não e por mais 150 megas no server gastos que eu vou morrer mas tu la sabes!
    Fica a oferta.

18. Hostx

Hostx Power Member

Infelizmente não tenho:

:'(

Obrigado pah.

Se eu não me entender com esta cena eu depois logo vejo :OK:

19. flaviorodrigues

yap! tambem tive a ver no site deles e afinal as free accunts tambem parecem ter ftp, pelo - foi o que eu li na index

Tal como disse em cima tens é o phpmyadmin onde geres as bds mysql :)

20. Hostx

Hostx Power Member

Não preciso de meter aquelas pastas e ficheiros todos na conta FTP?

É que eu já me dei ao trabalho de passar aquela tralha toda :x2:

Ou estás a falar apenas na parte da instalação?... então quer dizer que em vez de passar o ficheiro "install.php" passo o "webinstall.php" ?

obrigado pela atençao

Partilhar esta Página