Criar / Gravar / Apagar em Microsoft Visual Studio.NET 2003

Fil__

Power Member
Boas ppl

Tou aqui com umas duvidas

Quando e para criar, apagar ou gravar um registo num programita que criei para gerir os socios de um clube (uma coisa muito simples) ele da sempre erro

A base de dados e simples e penso que esta bem construida

Podem dar-me alguma dica?
 
Primeiro dava jeito saber em que linguagem do visual studio fizeste o programa.

Um pekeno exemplo em visual basic 2003

http://msdn.microsoft.com/library/d.../vbtskCodeExampleSavingMultipleRowsOfData.asp

e

http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/system.data.oledb.oledbdataadapter(VS.80).aspx

Eu xeguei a fazer isso pra faculdade mas ja n me lembro bem, apenas algumas keywords associadas.


Convem procurares no google para a linguagem que queres.
Keywords a utilizar: dataset , tableadapter

E ja agora consulta o help do visual studio.
 
se for em vb.net 2005, com framework 2 , e sql server 2000, com ado net fica


gravar registo

Código:
    Dim ligacao_entregues1 = New SqlConnection("data source=(local);initial catalog=Pedidos;" & _
                                                              "integrated security=SSPI;persist security info=True")
                    ligacao_entregues1.open()


                    ' testa se existem registos do mesmo produto para 0 mesmo util
                    ' no mesmo dia
                    'If cont = 0 Then

                    Dim inserir_sql_stock As String = " Insert into Tab_Pedidos_entregues( " & _
                                 " Data,Quantidade,Id_utilizador,Id_produto) " & _
                                 " values (@Dt,@Quantidade,@id_utilizador,@id_produto)"

                    Dim comando = New SqlCommand(inserir_sql_stock, ligacao_entregues1)

                    ' cria as variaveis tipo sql parameter associadas aos respectivos tipos
                    Dim Dt As SqlParameter = New SqlParameter("@Dt", SqlDbType.VarChar)
                    Dim Quantidade As SqlParameter = New SqlParameter("@Quantidade", SqlDbType.BigInt)
                    Dim Id_utilizador As SqlParameter = New SqlParameter("@id_utilizador", SqlDbType.BigInt)
                    Dim Id_produto As SqlParameter = New SqlParameter("@id_produto", SqlDbType.Int)

                    ' atribui o valor inserido no formulario de cada caixa de texto 
                    '  a variavel criada a cima
                    Dt.Value = data
                    Quantidade.Value = quant
                    Id_utilizador.Value = id_util
                    Id_produto.Value = id_prod

                    '  insere os valores na bd
                    comando.Parameters.Add(Dt)
                    comando.Parameters.Add(Quantidade)
                    comando.Parameters.Add(Id_utilizador)
                    comando.Parameters.Add(Id_produto)

                    'retorna o número de registros afetados pela instrução SQL
                    'num = 

                    Dim num As Integer = comando.executenonquery

                    If num = 1 Then
                        Me.Lbl_mensagem.Visible = True
                        Me.Lbl_mensagem.Text = "Pedido entregue com sucesso"


                    Else
                        Me.Lbl_mensagem.Visible = True
                        Me.Lbl_mensagem.Text = "Erro de sistema Favor contactar o Administrador "
                    End If


                    ligacao_entregues1.close()

eliminar (Apagar )registo


Código:
    Dim ligacao_apagar = New SqlConnection("data source=(local);initial catalog=Pedidos;" & _
                                                              "integrated security=SSPI;persist security info=True")
                    ligacao_apagar.open()

                    Dim apagar_reg_req As String = " delete from Tab_Pedidos_requisitados " & _
                                 " where Id_pedido =' " & id_pedido & "'"

                    Dim comando_apaga = New SqlCommand(apagar_reg_req, ligacao_apagar)

                    Dim apaga As Integer = comando_apaga.executenonquery

                    If apaga = 1 Then
                        Me.Lbl_mensagem.Visible = True
                        Me.Lbl_mensagem.Text = "Pedido entregue com sucesso"


                    Else
                        Me.Lbl_mensagem.Visible = True
                        Me.Lbl_mensagem.Text = "Erro de sistema Favor contactar o Administrador "
                    End If
                    'Dim comando_apagar = New SqlCommand(apagar_reg_req, ligacao_apagar)



                    ligacao_apagar.close()
espero que ajude a dica

eu utilizei este code numa aplicação web em asp.net com vb.net

penso que se atua bd não for sqlserver, a unica coisa que muda é como chamas a bd, mas isso é uma questão de pesquizares

nesta pagina

http://www.macoratti.net/indvbn.htm
 
Última edição:
e em VB.net 2003 e nao uso sql, so Access

Podem explicar-me como crio um save para varios dataset? e k o k tenho so grava para um dataset, nao consigo k grave para os restantes
 
mas penso que mesmo com access, tems de usar sql

basta mudares esta linha

Código:
 Dim ligacao_entregues1 = New SqlConnection("data source=(local);initial catalog=Pedidos;" & _
                                                              "integrated security=SSPI;persist security info=True")


para o codigo que chama uma bd access

penso que é so isso
 
o visual studio faz as ligacoes automaticamente a base de dados atraves dos assistentes. A maneira como se faz no 2003 e diferente do 2005 por isso n te posso ajudar.

Isto e, gera automaticamente um dataset, um tableadapter e isso...
 
Desculpa Violet Fluid, nao leves a mal mas o que é que o link k meteste tem a ver com programaçao em vb.net2003? E que tive a ver e os exemplos de codigo nao tem NADA a ver com codigo em VB. N leves a mal, eu e que posso tar a entender mal a coisa. Corrige-me se tiver errado
 
Back
Topo