Criar intranet

iGMBroken

Power Member
boas, eu gostaria de criar um servidor interno para de forma assim publica trabalhos para todo o pessoal da rede poder ver.

por exemplo tenho sites aqui no pc da empresa e quero que todos os outros vejam...

existe algum programa que faça isso sem ter de criar um servidor de paginas web em linux ?

cumprimentos
 
Instalas um servidor no teu pc, como é apenas para a intranet, nao necessitas de ir mais longe... uma simples instalação do apache web server resolve-te isso num instante. :)

cumps
 
Esta questão também me interessa, como é que se acede ao servidor sem ser pelo IP?
com um endereço, que configurações é que é preciso fazer?
Não percebo nada de DNS, alguém quer dar umas luzes?

Creio que primeiro ele precisa de criar uma pasta partilha e acessível aos outros computadores da rede.
 
Esta questão também me interessa, como é que se acede ao servidor sem ser pelo IP?
com um endereço, que configurações é que é preciso fazer?
Não percebo nada de DNS, alguém quer dar umas luzes?

Creio que primeiro ele precisa de criar uma pasta partilha e acessível aos outros computadores da rede.

Para acederes a um servidor sem ser pelo ip, tens que ter o "nome do serviço/servidor" registado num servidor DNS. Quando introduzes por exemplo www.google.com o teu browser pede ao teu provedor de serviços de internet essa informação "www.google.com" o sistema do teu fornecedor de internet "conecta-se" a um servidor DNS para procurar www.google.com e se encontrar redireciona-te para o ip do site www.google.com, se o nome www.google.com nao estiver no servidor DNS, o serviço do teu fornecessor de internet retorna falha de pagina, ou seja, pagina nao encontrada.
Dá para perceber? se não, dá uma vista de olhos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/DNS

E no caso acima, nao é preciso partilhar pasta nenhum, nem convem... senão podem alterar-lhe o "site" que ele disponibliza.

O ideal será instalar o apache, colocar o site na pasta htdocs, e para acederem ao site a partir da rede, basta colocarem o ip do pc dele. Caso queira que a intranet aceda atravez de um nome em vez do ip, aí ja terá que trabalhar tambem com um servidor DNS. (local).

cumps.
 
Boas...
Ag na empresa tb me pediram para instalar o fedora 6 num pc e meter la o apache...mas nao percebo puto dakilo! alguém tem para ai uns links interessantes que podia passar?
Brigadão!....
 
Última edição:
Instalar o Fedora 6 numa maquina e correr um servidor apache na mesma?

Se nem sabes direito o nome da distribuição a tarefa pode ser complicada.
 
Não me dirigi da melhor forma, peço desculpa.

O Fedora 6 é uma distribuição relativamente user-friendly, não chega ao ponto do Suse, que é demasiado user-friendly, mas, isso, como deu para ver pela minha expressão, chega a ser algo bom.

Normalmente, na instalação de uma versão server ou uma que possibilite tal papel, a opção de ser configurado como servidor apache é algo bastante inicial (é das primeiras coisas que o Debian Sarge pergunta, por exemplo).

Numa maquina virgem, a instalação do Fedora não irá apresentar nenhum problema, apenas irá fazer mais perguntas que a comum instalação de um SO Windows (especialmente se for o Vista que mal faz perguntas).

Agora, configurar o Apache em si, beats me.
Mas o próprio Fedora inclui mais do que documentação adequada.
Não deverá existir nenhuma dificuldade em se informar acerca disso.
 
Back
Topo