1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar Ligaçao a net atraves de WIreless

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por bows, 20 de Agosto de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1145)

1. bows

bows Power Member

Boas grandes mestres :) lol é o seguinte ainda sou N00b em linux, tenho ubuntu.
    Gostava de partilhar a minha ligaçao com outro pc via wireless, penso q seja a unica hipotese, pq tem uma parede a separar, queria apenas algo facil de configurar simplesmente para enviar sinal para outro pc, em windows era ad-hoc em ubuntu nao faço a minima ideia.

Alguem me pode ajudar ?

O ubuntu ja traz uma firewall penso eu onde posso aceder a ela ? aconselham antivirus ?

Última edição pelo moderador: 25 de Agosto de 2007
  2. lothar_m

lothar_m Power Member

Longe de ser um grande mestre.....aqui fica uma modesta contribuição.....

todos os "linuxes" com kernel 2.6 e 2.4 trazem uma firewall conhecida como iptables. é uma ferramenta muito poderosa e flexivel mas que requer alguma esforço previo para ser dominada (quando falo em esforço estou a falar de perder algum tempo a ler e a compreender o respectivo manual).

outra hipotese é utilizar um front end grafico para o iptables. agora e de cabeça lembro me do shorewall e do firestarter.

Uma ultima nota: creio q a utilização de uma firewall destas num desktop linux que nao corra serviços do tipo smtp, pop, imap, http, etc não é fundamental e podes bem passar sem ela. é a minha opinião.... advem da minha experiencia pessoal de alguns anos e haverá concerteza quem discorde.

quanto ao antivirus..... creio que, neste momento, não há necessidade de se correr um AV num desktop linux.

Última edição: 20 de Agosto de 2007
  3. bows

bows Power Member

Eu uso linux pa ver sites, uso http em sites é isso ? Ligo torrent tb... mas nao faço mais nada de especial, para ja estou a iniciar.

E quanto a criar ligaçao por wireless ??

4. VuDu

VuDu Power Member

SEARCH!!! err Existem montes tópicos neste fórum e por toda a "net" a explicar como partilhar a internet... Mas que abuso!

5. lothar_m

lothar_m Power Member

quando falei em serviços de http, ftp, pop etc estava a falar de servidores (apache, lighthttp, proftp, por exemplo). a utilização de um browser para navegar a web não exige uma firewall.

6. Abres
    Primeiro tens que saber qual é o interface que o ubuntu utiliza para a placa wireless:
    Código:
    ifconfig
    Para a placa wireless normalmente é o eth1.
    De seguida é atribuir um IP a placa.
    Código:
    ifconfig eth1 192.168.1.1 netmask 255.255.255.252 broadcast 192.168.1.255 up
    eth1- é a interface se for outra coloca a outra.
    Depois desta configuração fazes novamente:
    Código:
    ifconfig
    E reparas que a placa já tem um ip atribuido.

Agora a partilha de sinal.
    O windows tem o ad-hoc e o Ubuntu também tem o ad-hoc e tem o Master que faz com que a maquina comportesse como um Access Point.
    Para configurar a partilha:
    Código:
    iwconfig eth1 essid <nome que queiras dar> mode Ad-Hoc
    Se no comp onde está o Ubuntu tiver ligado directamente ao modem.
    No iptables tem que colocar esta regra:
    Código:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 - MASQUERADE
    No computador do windows basta ligar-te ao sinal,atribuir um ip estatico que tem que ser 192.168.1.2 ou 192.168.1.3 e a gateway é o ip da maquina do ubuntu que neste caso é 192.168.1.1.

PS:.Espero que não me esteja a esquecer de mais nada

7. madskaddie

madskaddie Power Member

falta um "j":
    Código:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -[B]j[/B] MASQUERADE
    Não é necessário:
    Código:
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    ????

EDIT: É necessário!

Código:
    #! /bin/bash
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -[B]j[/B] MASQUERADE

Última edição: 25 de Agosto de 2007
  8. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

nao é mais facil 1 Gui como o firestarter ou o guarddog, ou a mais simples, GNOME Lokkit?

9. madskaddie

madskaddie Power Member

ah... assim não aprendes nada :P

para além disso, tu num só script consegues fazer tudo! Uma das minhas grandes frustrações no inicio do meu mundo linux era que não conseguia por uma partilha de net sem usar o firestarter ;)

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

logico que nao se aprende, mas pra quem já anda as cabeçadas com as bases, mais vale 1 passo de cada vez...

11. Eu sabia que faltava qualquer coisa. :D Era o forward.
    Brg madskaddie pela correcção.

12. VuDu

VuDu Power Member

Isto já foi respondidos em varios posts aqui... e muito melhor explicado do que neste tópico...
    Se não usam search para vocês, eu tb não a vou usar para dizer quais são esses tópicos.. seja como for, são todos baseados num tópico feito no ubuntuforuns.org.

Partilhar esta Página