1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Criar num projecto de .net 2003 as funçoes Backup e Destino da BD

Discussão em 'Programação' iniciada por Fil__, 5 de Junho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 995)

1. Fil__

Fil__ Power Member

Malta, tou a fazer um projecto usando as linguagens .net 2003 e SQL.
    Gostava que o meu programa tivesse a possibilidade de realizar backup da base de dados que vai ter e que tambem pudesse decidir onde gravar a base de dados. Um pouco como o software da T&T ou da Sage. Consegui explicar bem a minha duvida? E possivel malta? Podem ajudar com dicas ou sites onde tejam descritos os passos? Brigadao

2. Fil__

Fil__ Power Member

3. jpaulino

jpaulino Power Member

Qual é a linguagem e que queres dizer com "destino da BD" ?

4. Nao sei se e bem o que queres mas eu uso o crystal reports ele tira relatorios da base de dados em que podes imprimir guardar em pdf etc...

5. Fil__

Fil__ Power Member

As linguagens sao VB .net 2003 e o SQL para a base de dados.
    Destino da BD é como em alguns programas que ao serem instalados colocam a base de dados numa pasta e tu depois tens a hipotese de ires mudar a direcçao, ou seja, se quiseres meter a base de dados num servidor para que todos os pc possam aceder à base de dados tens que a colocar no servidor e o que pretendo é isso.
    Quanto a fazer copias de segurança a ideia e mesma essa, fazer o backup da base de dados num local tb a escolha.
    E esta a minha ideia, e aplicavel?

6. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Sim,isso é possível.Vais usar SQL Server?Porque se usares SQL não tens caminho absoluto ou relativo,apenas os dados da ligação,username e password,logo isso do "caminho" não se aplica nestes casos.
    Isso do caminho da BD apenas se usa em BDs Access ou do mesmo género,onde haja efectivamente um ficheiro onde a BD está.
    Quanto aos backups,basta que ao gravares os dados os graves em duplicado,mas em BDs diferentes ;)
    Cumps

7. Fil__

Fil__ Power Member

Jota WA atao o que propoes na questao do caminho?? Como se pode fazer? Porque existem programas que nao usam access mas que permitem essa funcionalidade nao e? Brigadao pelas dicas ;)

8. jpaulino

jpaulino Power Member

Bem o destino da base de dados não é mais que o nome do servidor. Para isso basta criares um campo e guardares nos settings da aplicação.

Relativamente a backups podes faze-los, por exemplo, para XML. É uma instrução muito simples e uma forma muito prática de funcionar. Podes ver um exemplo de XML em:

VB.NET: Introdução ao XML
    http://vbtuga.blogspot.com/2008/05/vbnet-introduo-ao-xml.html

9. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Sim,não me tinha lembrado da questão do XML,que é uma óptima maneira de se efectuar backups e não só!
    Como já referimos trata-se de apenas o nome do servidor,que podes "guardar" nos appSettings do ficheiro Web.config e depois buscar assim:
    System.Configuration.ConfigurationSettings.AppSettings("NomeServidor")
    Cumps

10. Fil__

Fil__ Power Member

Jota WA falas em web.config. Estou a assumir que isso é algo para aplicaçao em paginas web. So que o que estou a fazer e mesmo um programa, nao é nada para web. E algo do tipo a calculadora do windows ou um programa da T&T ou Sage, nada de web. Mas se esse web.config nao tem nada a ver desculpa a calinada. Brigadao na mesma pelas dicas

11. jpaulino

jpaulino Power Member

Partilhar esta Página