Criar página php? que mostre tabela

Bzaina

1st Folding then Sex
Boas
Tenho aqui um desafio em mãos mas isto parece mais complicado do que eu estava a pensar.

Ora, tenho uma porrada de ESP8266 a comunicar uns estados de entradas digitais. A comunicação está a ser feita para um outro ESP que depois age em confirmidade através de uma saída digital. Até aqui, tudo bem.

Agora, a ideia que eu quero implementar é usar um RaspberryPi para recolher a informação dos ESPs que aqui tenho, apresentá-la numa tabela (informação em tempo real mas são variáveis que se alteram de tempos a tempos).

Comecei por seguir este tutorial (https://howtoraspberrypi.com/how-to-install-web-server-raspberry-pi-lamp/) mas percebi que (afinal) tenho que criar uma página php para depois "ver" os dados, certo?

Estou um bocado perdido. Acedo à página phpMyAdmin para criar bases de dados e é só isso que faço. Alguém me dá aqui um empurrãozinho? O que eu pretendo ver no browser é algo tipo:

Esp# Estado
1 X
2 Y
3 Z

Já agora há alguma forma de depois ver quando ocorreu uma mudança de estado e apresentar num gráfico com alguns dados estatísticos? "Esp 1 esteve no estado X das 10h às 23h do dia tal" por exemplo.
 
Uma vez que falas de ESP8266, não usas o Hass.io num raspberry pi? O que estás a usar para gerir os ESP8266?
O facto de sabermos o que estás a usar de momento, pode ajudar a orientar-te para o melhor reusltado possível.

Ainda assim, há um projecto muito interessante que faz justamente o que procuras:
https://esphome.io/

screenshot.png


Há módulo nativo para o hass.io.
Além disso, com o hass.io, consegues receber as informações de cada sensor em tempo real, por MQTT, preservar histórico, e criar visualizações com o Grafana para poderes monitorizar.

é um mundo "infinito".

EDIT: Eu tenho cá em casa tomadas inteligentes (por exemplo) que flashei Tasmota (um firmware custom), que passa métricas variadas por MQTT, e que por sua vez usa o InfluxDB para manter histórico.
Depois, consigo fazer coisas assim:
MYszZ3J.png


Todos estes dashboards são personalizáveis.
Depois, para ver o estado global da "nação", consegues algo assim (com possibilidade de controlo):
Z912d44.png


É algo assim que procuras?

Abraço
 
Última edição:
Obrigado a ambos pelas respostas. Vou debruçar-me sobre as opções que me deram a ver se consigo espremer alguma coisa.

O meu conhecimento na parte da "informática" é muito "na óptica do utilizador", se é que me faço entender :D

Os ESPs comunicam por wifi, em sentido unidireccional e de forma muito rudimentar para já. Enviam todos para um ESP(servidor) a informação 0 ou 1. O servidor identifica o ESP que enviou a informação (por IP) e trata a informação.

O que eu pretendo, na prática, é desligar um equipamento se todas as máquinas que dele dependem estiverem desligadas. Depois, dava jeito ter dados estatísticos sobre o tempo em que as máquinas estiveram ligadas durante determinado período, por exemplo.
 
Acho mesmo que o hassio é o que te vai ajudar a alcançar o que pretendes.

O hassio é uma distribuição do home assistant, e é uma comunidade bastante grande e participativa. Há montes de tutoriais e documentação na NET. "Perde" um pouco de tempo. Não te vais arrepender.

Abraco
 
Back
Topo