1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Criar partições no HDD

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por RahMan, 16 de Janeiro de 2013. (Respostas: 8; Visualizações: 720)

1. RahMan

RahMan Banido

Boas,

Comprei um portátil recentemente, e o portátil veio com um disco de 500gb dividido em 3 ( 1.5gb reservado para o win ; 450gb hdd ; 16gb partição de recuperação com ISO do windows ,etc )

A questão é, pelo computer management consigo ir à partição de 450gb e retirar (shrink) +- 250gb. Mas eu pretendia mais.. pois pretendo que a partição do windows tenha sensivelmente 120gb max. Pelo programa do windows não tenho hipoteses pois é devido ao espaço alocado e sequencial já usado bla bla bla.

Sendo assim pergunto, tenho outra solução ? pelo live linux ou um programa 3rd party, será que consigo deixar a partição principal do portátil com 120gb / 150gb max ?

Cumprimentos e obrigado

2. toquio

toquio Power Member

eu não complicava se o portatil é novo vem com muita tralha grava para dvd o windows e formata e já podes colocar a partição dowindows com 120 ou o que quizeres

3. RahMan

RahMan Banido

o problema é que a partição de recuperação pede-me uma usb de 18GB+- para fazer backup..

ps: já agora, essa história da "tralha" por acaso também era algo que me incomodava. No entanto, confesso que pelo menos a experiência que estou a ter vai contra aquilo que pensava. O windows veio equipado com os programas básicos, e os essenciais da toshiba. É claro, 2 ou 3 poderiam ter sido deixados de parte, mas nada de grave pois facilmente os desinstalei.

Última edição: 16 de Janeiro de 2013
  4. Hakine18

Hakine18 Power Member

Boas,

Desculpem-me a intromissão mas também ando com duvidas relativamente a isso. Formatei o portatil da minha namorada pelo Recovery mas o disco ficou dividido 50%/50% (para windows e para o recovery). Acho que 150 GB são um desperdicio para a partição do recovery, daí que queria diminuir. Com o disk management posso fazer isso ? tipo de 150 GB para 16 GB sendo os restantes 134 GB totalmente incluidos na partição do windows ? ou vou perder espaço ?

5. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Podes experimentar com o easeus partition master home edition que é grauito, se quizeres mesmo guardar o install que usas podes fazer um backup dele e depois de criares as partições que queres instalas o backup.

Eu também não complicava, ficas melhor servido com uma formatação limpa e livraste da tralha que os portáteis trazem quando são novos. Mesmo que consigas fazer o que quizeres com algum software corres o risco de algo ficar meio corrompido e de um dia para o outro deixa de dar boot e ai já podes perder coisas importantes.

6. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Quanto espaço esta ocupado pelo recovery? Pelo disk management consegues lhe reduzir um pouco o espaço mas nunca consegues todo o que queres e algo pode ficar meio corrompido. O melhor que tens a fazer é verificares quantos GB tens ocupados na partição disco local c, depois formatas a actual partição recovery e pelo disk management crias uma partição chamada "Recovery" com mais uns 2GB que o disco local c, o espaço que sobrar juntas a partição do windows, depois atravez do windows crias uma nova imagem recovery que ficará guardada na nova partição que criaste.

http://www.howtogeek.com/howto/4241/how-to-create-a-system-image-in-windows-7/

RahMan podes seguir uma estratégia idêntica criando uma nova imagem do actual windows.

Última edição: 16 de Janeiro de 2013
  7. Hakine18

Hakine18 Power Member

Está 8GB ocupado pelo recovery. Agora neste momento está assim:

Disco local C: - 148 GB (só tem o windows instalado)
    Disco local D: - 148 GB (tem o recovery lá metido - 8GB)

Basicamente copio tudo do recovery para o Disco Local C: , formato o Disco Local D: , crio uma partição nova com tipo 12 GB a qual chamo "Recovery" e copio tudo novamente pra essa partição nova ? Tudo isto com o disk management ?

8. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Não é bem isso apesar de secalhar tambem funcionar... primeiro formatas o disco D e vais perder o recovery que lá esta, depois pelo disk management eliminas o disco D, depois juntas 134GB ao disco C, depois crias uma partição chamada recovery com os restantes 16GB. Depois crias uma nova imagem recovery atravez do windows, tens oum tutorial aqui http://www.howtogeek.com/howto/4241/how-to-create-a-system-image-in-windows-7/

Como a tua partição recovery só tem 8GB ocupados secalhar não justifica fazer o que disse apesar de ser mais fiavel... pelo disk management consegues na boa passar pelo menos 100GB para o disco local C.

9. Hakine18

Hakine18 Power Member

vou tentar então primeiro pelo disk management, se me passar 100 , 120 GB já me dou por contente. Caso não dê , opto por essa solução que me deste .

obrigado ;)

Partilhar esta Página