Criar Rádio Online - Ajuda

Ora bom, eu já tive uma rádio e sei perfeitamente como é.

Vou-te explicar como podes ter uma rádio grátis mas a pagar tens melhor qualidade de serviço e bom suporte.

Primeiro passo: Servidor de rádio

Nada se começa sem um servidor de rádio, o servidor de rádio é o que tu geralmente vês no site da shoutcast, o tal de "Shoutcast Server" e é fundamental para tratar de enviar os dados para a Internet fora que tu envias a partir do programinha de transmissão.

De momento (que eu saiba) só existe uma empresa, digamos assim, que disponibiliza a toda a gente que queira um servidor de shoutcast, mas como nem tudo de graça é bom, eles desligam-te o server durante a noite parando-te a emissão, tendo que ligar novamente de manhã (não sei se durante a noite dá para ligar sem eles te desligarem pois nunca experimentei mas de qualquer das formas é chato).

Outro aspecto negativo nesse serviço é que para as pessoas poderem ouvir têm que aceder ao subdomínio oferecido pela listen2myradio, e podes tentar que as outras pessoas oição pelo teu site à vontade mas não vais conseguir, pois eles têm uma firewall, e se algum ouvinte conseguir ouvir pelo teu site deve ter acedido ao subdomínio antes, pois quando acedes ao site oferecido pela listen fica gravado um cookie.

Site: Listen2myradio

Segundo passo: Programa de transmissão

Existem inúmeros programas para transmitir áudio para a Internet fora, mas poucos são bons. Vou listar alguns programas grátis que recomendo, existem outros melhores claro, mas são a pagar ou arranjas piratex, mas não vou postar devido a desrespeitar as regras do fórum, isso é contigo.

Zararadio
Sem dúvida os melhores dos free. Podes programas locuções de hora para cada hora, locuções de publicidade, tudo o que quiseres. Uma funcionalidade muito boa também é a de poder baixar o volume da música quando for para falar. O programa não modifica em nada a qualidade do áudio. O único "problema" é que tens que sacar um programa chamado Windows Media Encoder, o que é capaz de te dar um bocado de trabalho a configurar, mas com uns search's no Google instalas facilmente.

Site: www.zararadio.com

Winamp
É um programa muito fácil de usar porém com menos funcionalidades, visto ele não ser próprio para transmissões, o que não quer dizer que interfira com a qualidade do som, muito pelo contrário. Para transmitires precisas de ter um plugin DSP que já vou listar abaixo os que recomendo.

Site: www.winamp.com

Plugins DSP

Para poderes transmitir com Winamp precisas de um plugin DSP. Existem poucos, mas bons plugins para transmissão. Até agora só experimentei três, e estou bastante satisfeito com todos. Vou listar os mesmos abaixo.

Edcast
O melhor a meu ver. É muito fácil de configurar e não tens de tar sempre com uma janela a chatear-te sempre que abres o Winamp, pois o mesmo têm a funcionalidade de ficar ao lado do relógio. É simples e permite adicionar mais que um encoder shoutcast/icecast.

Site: http://www.oddsock.org/tools/edcast

Shoutcast DSP Plugin

É mais complicado para iniciantes mas bom como todos os outros, o único "defeito" é que só dá para transmitir para servidores Shoutcast.

Site: http://www.shoutcast.com

Jetcast DSP Plugin
Outro plugin bom e simples, não tenho a certeza se dá apenas para Jetcast Servers ou para outros, é uma questão de sacar instalar e experimentar.

Site: http://www.jetaudio.com/jetcast

Encoders
Mas afinal o que é e para que serve um encoder?

Um encoder é um programa que permite transmitir áudio/vídeo dependendo do que queiras a partir de programas que não têm essa funcionalidade, o que é o caso do Zararadio, Windows Media Player, etc.

Windows Media Enconder

O melhor encoder grátis e bom, permite transmitir áudio e vídeo. Este programa é bastante útil e simples, embora seja um bocadinho complicado no início. Encontras bastantes tutoriais sobre o mesmo no Google. É da M$.

Site: http://www.microsoft.com/wind(...)

Terceiro e último passo: Colocar a emissão no ar


Primeiro tens de configurar o programa, isso não vou estar a explicar pois cada programa têm um modo diferente e se fosse estar a explicar para cada um desses nunca mais sairia daqui. Mas podes tentar descobrir sozinho ou recorrer ao Google, um programa que é fácil de configurar é o Shoutcast DSP. Quando fores a configurar o programa que optaste tens que colocar o ip e a porta. O ip são 4 números separados por pontos, na área de administração do Listen2myradio deves ter algo como: Ip: 000.000.000.000 tens de colocar esses números onde diz Ip ou server, varia entre os programas. E a porta, a porta é disponibilizada só para ti, é como se tivesses um quarto no meio de um corredor (IP), enquanto que o ip pode ser disponibilizado para várias pessoas/programas a porta é só para uma pessoa ou só para um certo programa, neste caso para ti. A porta está no mesmo sítio onde está o IP. Geralmente Port: 00000

Por último é divulgares a emissão, colocando um player no teu site ou um link, mas como estamos a usar o Listen2myradio vamos usar um link. Podes obter o teu link no painel do Listen2myradio, que irá ser algo como http://subdominio.listen2myradio.com

Bom, é tudo. Espero que tenhas tirado partido deste tutorial feito por mim, e que tenhas muitos ouvintes lembrando também que para teres uma rádio a sério e com fins lucrativos tens de ter uma licença SPA. Mas se for só para a brincadeira, e a rádio não estiver sempre ligada, etc podes sempre não comprar licença.

Os melhores cumprimentos e boa sorte com isso :D

encontrei aqui no forum... espero que a explicação do frango te ajude abraço
 
Back
Topo