1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Criar Rede Ad Hoc Wireless

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por amjpereira, 7 de Julho de 2008. (Respostas: 29; Visualizações: 46459)

1. amjpereira

amjpereira Folding Member

Antes de mais convém saber o que é uma rede Ad Hoc.

Em termos simples uma rede Ad Hoc é uma rede em que não é necessário um Acess Point ou ponto de acesso, nem outro dispositivo.

Basta ter uma placa wireless em cada PC seja por USB ou integrada e depois de configurada fica como uma rede usando cabo cross-over com o beneficio de não ser necessário fios.

Definição Técnica (in wikipedia)

O que precisas de saber sobre uma rede Ad Hoc Wireless

- Também conhecida como rede ponto a ponto ou IBSS (Independent Basic Service Set)
    - Não é muito usada devido a limitações
    - De rápida instalação e configuração.
    - Ad Hoc tem um máximo de velocidade teórico de 11Mbps, seja em 802.11b ou g.
    - Ad hoc tem alguns problemas com os chamados "Hidden nodes"
    - Não consegue ligar mais de 10 Computadores devido ao problema acima referido, contudo teoricamente consegue suportar 256 Computadores
    - Não pode "misturar" protocolos, ou é 802.11a/b ou g, se estiver um computador configurado para a outro para g não conseguem comunicar.
    - Todos os computadores têm que ter o mesmo SSID(Service Set Identifier)
    - Todos os computadores têm que estar configurados para o mesmo canal e em modo Ad Hoc
    - Firewall pode criar problemas de comunicação
    - Pode usar APIPA(Automatic Private IP Adressing) para definir IP's

Exemplo de Hidden Node

Os "círculos" a cinzento são a cobertura da rede wireless, o que acontece neste exemplo é que o computador 1 vê e comunica com o computador 2 e o computador 2 vê e comunica com o computador 3, mas o computador 1 e 3 não tem qualquer tipo de contacto, nem comunicação.

Isto acontece por vários motivos, desde a distancia entre computadores a obstáculos entre os mesmos (mais sensível do que o wireless normal(usando um router)a interferências)

Contudo para partilha de ficheiros ou criação de uma pequena rede para jogar com os amigos, é a solução mais barata e de facil configuração.

2. amjpereira

Para começarmos seleccionamos a opção ver redes sem fios no intervalo, ou ver redes sem fios disponíveis, ao aparecer o quadro em baixo seleccionamos Change advanced Settings ou Alterar definições avançadas.

De seguida seleccionamos o separador Wireless Networks, ou Ligação rede sem fios.

Seguido de ADD ou adicionar

Aqui colocamos o nome da rede ou SSID (tem que ser igual em todas as maquinas), o tipo de encriptação, e seleccionamos a opção "Esta é uma ligação ad-hoc pontos de acesso wireless não são usados".

No separador ligação ou connection caso apenas queira usar a rede ad hoc selecciona a opção abaixo demonstrada

No separador Wireless connection ou rede sem fios seleccionamos o botão avançado e colocamos a opção ad hoc only ou ad hoc apenas.

Concluimos com ok, e fazemos o mesmo com o outro PC, tendo em conta que o SSID tem que ser o mesmo, assim como as opções seleccionadas.

Ou entao podem simplesmente no outro computador fazer connect nas ligações de rede sem fios. E voilá! tem a vossa rede criada.

Em baixo algumas caracteristicas acima referidas nomeadamente a velocidade maxima da ligação (11Mbps) e o endereçamento IP (169.xxx.xxx.xxx) que neste tipo de ligações funciona.

Alguma duvida disponham

Melhores Cumprimentos

Última edição: 7 de Julho de 2008
  3. Pegeot

Pegeot Power Member

É possível com este rede partilhar internet? Neste caso a internet e da Vodafone 3G (connect box).

4. boas, nao sei se me podes ajudar mas e o seguinte.
    tenho um pc hp que trazia um software que fazia que a placa wireless integrada recebe-se net ou podia mudar para modo adoc e enviar para a minha psp, e usar au memso tempo no pc, formatei o pc e perdi esse software.
    nao conheces algum software que fassa o mesmo.
    obrigado

5. dark_fenix

dark_fenix Power Member

no meu nao aparece essa cena do wireless networks :S

6. amjpereira

Se criares a rede entre 2 PC's e um deles tiver a internet, em principio sim, é caso de experimentares, se bem que nunca fiz o teste porque nao tenho internet movel.

Cumprimentos

Podias especificar ao que te referes?

Cumprimentos

7. djdavid619

djdavid619 Banido

cada vez que tento modificar o meu ip aparece o seguinte erro [​IMG][​IMG][​IMG]

Última edição: 20 de Setembro de 2008
  8. amjpereira

Ao criares uma rede AD-HOC ele assigna-te automaticamente um IP de range APIPA (169) como tal para quê mudar o IP?

Cumprimentos.

9. rustyballzz

rustyballzz Power Member

basta 1 em modo ad-hoc ( o que partilha a net ) os outros podem ficam em " any available network

sim podes.
    basta partilhares a ligaçao de rede que tem a placa com a ligaçao de rede wireless.

cumps.

10. oi.
    ja tentei varias vezes ligar os meus dois portateis assim, mas não consigo que eles partilhem a ligação à net. reconhecem-se um ao outro, mas o que não tem a net ligada directamente não se liga. sabem o que poderá ser?

11. rustyballzz

rustyballzz Power Member

clicas nas propriedades da ligaçao de rede da placa vodafone , vais a avançadas e metes o visto em " permitir a outros utilizadores de rede ligar atravez da ligaçao á internet deste computador ", na ligaçao rede wireless mete ip fixo 192.168.0.1 , 255.255.255.0

12. Tiago@Rosetta

[email protected] [email protected] Member

Eu usei rede ad-hoc com um vizinho durante muitos anos e realmente o ideal é usarem ip's fixos, pois é ai que na maioria das vezes dá problemas.

13. ourico4

ourico4 Power Member

Como metemos o IP fixo? =/

14. capslock21

capslock21 Power Member

Boas!

Pelo que precebi isto serve para partilhar a internet, ou seja, eu tenhu um poratil que esta ligado a uma rede wlan, se eu fizer o que é dito neste tutorial, é possivel que outros portateis com wlan, em vez de se ligarem a rede wireless se ligem ao meu portatil, tou correcto?

Eu gostaria de saber se da para fazer o seguinte:

- Eu ligo o meu portatil com um cabo ethernet a um router, por exemplo!
    - Se o meu portatil tiver wireless, eu posso partilhar a internet?!

Resumindo, se eu receber a internet por cabo ethernet, depois posso partilha-la com outros portateis atraves do wireless do meu portatil??

Cumps

15. amjpereira

Basicamente serve para partilhar a internet via Wireless sem ser necessário um ponto de acesso ou "concentrador" como os brasileiros lhe chamam.

Sim consegues.

Cumprimentos

16. capslock21

capslock21 Power Member

É resposta ao meu post anterior?

Cumps

17. amjpereira

Muito bom dia,

Sim é a resposta á sua questão.

Melhores Cumprimentos

18. capslock21

capslock21 Power Member

Sendo assim agradeço a resposta :P

Cumprimentos

19. Pegeot

Pegeot Power Member

Eu tenho um portatil e queria partilhar a internet para um telemovel (compativel com WLAN) É possivel? :003:

Cumprimentos, Pegeot

20. 16mario22

16mario22 Power Member

Epah eu tenho uma prgt estranha e assim eu fiz isto e deu muito bem mas o q eu realmente queria era q esta rede ah-doc fizesse uma ponte de internet tipo eu tinha o meu portatil a meio da casa e ele ia receber por wlan o sinal e emiti.lo isso nao da pois nao?

Partilhar esta Página