Criar rede partilhada entre 3 pc

Fil__

Power Member
Desculpem la tar a xatear com esta duvida BURRA mas e assim:

Tenho no escritorio um pc ligado a um router e tenho 2 portateis tb ligados a esse router. O router liga ao modem de modo aos 3 partilharem a net (ate aqui nada de novo certo?)

Bem, quero formatar o pc e um portatil, mas nao sei como fazer depois para criar outra vez a rede de net partilhada

Usam todos o win xp profissional + SP2

Podem ajudar ou dar um link k explike isto bem explikadinho pa um gajo burro?

Thanks
 
Tipo ligam os 3 PC's ao router certo? Que por sua vez está ligado a um modem.

Partindo do princípio que o router está a fornecer IP's automaticamente com DHCP, a única coisa que tens que fazer é simplesmente depois da formatação instalar as placas de rede em cada um dos computadores (isto se o Windows não as tiver instalado, claro)

E só.

Cumps
 
Ora bem, quando fizeres a tua formatação aos teus Pc's a partilha deles não é dificil, como o Scarecrow te disse partindo do principio que o teu router fornece os Ip's automáticamente só terás em seguida que ir á pasta ou ao disco HD e clicares com o botão direito do rato e ir em Propriedades, em seguida uma janela se abre onde terás de escolher a seguinte opção. Partilhar, provávelmente o windows irá dar uma mensagem de aviso sobre o perigo de uma partilha, não ligas a este aviso e clicas Ok. Depois disto terás de o fazer em todos os PC's que irão partilhar para que estas pastas ou discos possam ser visualizados.

Esta a maneira mais simples, quando se inicia tudo desde o inicio tens de configurar a partilha a partir da janela que o windows inicia para criares a partilha em rede. Rede caseira ou doméstica, depois é só ires lendo e clicando seguinte, lembra-te que é na partilha de impressoras e outros que deves clicar.

Não é necessário ter placas de rede, o proprio windows se encarrega de fazer a partilha, dependendo do router que tenhas e mesmo que não seja um router switch ele fará na mesma esta partilha.

No meu exemplo e apenas com dois PC's tenho um router da Sitecom para 4 PC's e faço a partilha conforme te expliquei. Caso seja necessário fazeres manualmente apenas terás de identificar cada PC com um IP em que este muda apenas no ultimo numero.

Supondo que seria este IP: 192.128.123.222 o numero do IP do segundo PC seria 192.128.123.223 e do terceiro PC 192.128.123.224. e por ai fora.
Isto quer dizer que nenhum PC pode estar a trabalhar com IP's iguais, senão nunca trabalha e recebes a mensagem que esse IP já está em uso.

A principio ele irá fazer automáticamente e atribuir os IP's, não tens nada com que te ralar e apenas criar como expliquei antes a rede doméstica para que possas partilhar entre os teus PC's. Nem que fossem mil PC's seria igual para todos a partilha tanto das pastas como dos discos.

Podes ter um PC que seja a Base principal e podes neste PC autorizar que tu como administrador possas mudar o conteudo nos outros dois PC's, e nos outros dois não colocas esta opção de mudar o conteudo ou remover caso não te interesse, pdoes usar Password, podes assim assegurar o que tens no PC base, caso existam mais utilizadores em tua casa podes também criar contas e apenas deixar aceder onde pretendes.

Se precisares de mais algum exclarecimento basta dizeres, abraços.
 
Muito bom Waresratito

O que me interessa e mesmo a parte de permitir que os 3 tenham internet, sendo o pc o principal (o servidor, ou como lhe xamam). Os portateis e so mesmo pa ter net pk a partilha de pastas e impressoras e so seguir os passinhos do windows nesse aspecto

Entao para ter internet nos 3 com o pc a ser o centro de tudo, basta ligar os cabos e seguir os passos do windows no k toca a rede domestica/partilhada??

Brigadao Waresratito e Scarecrow
 
Isso mesmo, ficas com net nos PC's todos, e não precisas de mais nada. Em breve vou fazer um tutorial ou manual sobre este assunto, é claro que vou mostrar as imagens do meu router, mas a lei é aplicada a tudo o que é router, uns tens outra maneira de configuração em relação a outros, mas a lei é sempre a mesma.
Dou-te mais um exemplo, quando ligas o teu Modem e caso este já seja um modem router no caso dos speedtouch 536 v6 que têm uma ligação USB e outra Enthernet é muito simples a sua ligação. O cabo da Enthernet irá ligar á entrada do router e depois do router saíem os outros cabos para os PC's que tens nesta caso 3 PC's, em seguida meu amigo, eheheh foi como te expliquei. Atenção e claro que tens os cabos não são cabos crossover que deves ligar mas sim cabos normais com ficha RJ45, a ficha mais larga.
Qualquer duvida já sabes. ;) abraços.
 
Não é necessário ter placas de rede, o proprio windows se encarrega de fazer a partilha, dependendo do router que tenhas e mesmo que não seja um router switch ele fará na mesma esta partilha.

Não percebi esta parte?

É sempre necessário o computador ou o portátil ter uma placa de rede (nem que seja a onboard claro), não estava a falar de placas de rede extra para fazer a partilha.

Cumps
 
Isso mesmo foi o que eu quis dizer, não precisa de placas de rede extras, mas neste caso nem precisa apenas funcionam as placas de rede onboard.

O problema é que muita gente que para partilhar terá de adaptar mais duas placas de rede ás que existem na board visto que estas estão ocupadas já pelo router, por isso fiz questão em frisar bem o assunto :)
 
Back
Topo