Criar rede wireless na casa toda com cabos rj45 + router

Daiwana

Membro
Olá malta. Comprei recentemente o router D-link DIR-635, que consegui por a funcionar sem problemas. Ele está ligado ao modem por RJ45, e vai do router mais 1 RJ45 para o PC fixo. Está tudo a funcionar sem problemas.

O que eu gostava de saber era se é possível comprar bastantes metros de cabo RJ45 novo, e deixar o modem junto á linha de telefone (a 10m do PC), e o router noutro andar (tenho 2 andares sendo que o router wireless ficaria no 1º a distribuir para os outros andares), o que me obrigaria a comprar bastantes metros de cabo para fazer as ligações todas.
Isto afectaria o sinal (velocidade) das transmissões entre modem router, e router-PC? Ou será melhor comprar um repetidor (acho que é assim que se chama) para distribuir o sinal wireless pela casa toda.
 
boas,
eu tb comprei esse router igualzinho ontem, a minha ligação é PPPoE(Clix) e tenho ligado da mesma forma como tu, mas na página de configuração do router (192.168.0.1), qnd é para por o IP para configurar a ligação PPPoE não me deixa por da mesma subnet mask q do default gateway (diz q o IP PPPoE tem conflict com a subnet Lan), o q quero dizer é q o default gateway é 192.168.0.1 e n consigo por o IP para 192.168.0.2, por exemplo ( n me deixa por o 0 ), isto sendo a subnet mask 255.255.255.0 . Não entendo, pq no meu anterior modem/router ( Aolynk DR814Q ) consigo fazer o q aqui digo, e só assim consigo ter ligação à net.

Portanto dito isto, n tou a conseguir ter net através do router.

- Mesmo q mude o default gateway para 192.168.1.1 ou outro IP qualquer, n me deixa por o IP PPPoE com o mesmo 3º numero do default gateway ( n percebo pq )

- O Aolynk pus em modo bridge.

- Tenho mudado os IPs tb nas ligações de rede no windows qndo mudo no router

P.S - soz o offtopic, mas como tens o teu modem a funcionar e se tiveres ligação PPPoE pode ser q me saibas ajudar, se n outro ppl pode ser q ajude :X Isto é urgente se algm souber q poste aqui.

Obrigado
 
Não sei exactamente a que se refere uma vez que percebo pouco ou nada de redes. De qualquer das formas, o ip atribuido pelo meu ISP (telepac) é dinâmico, pelo que o campo onde diz Adress mode, está em dinâmico (atribuido pelo ISP). Nas configurações de rede do pc tenho tudo em automático. Reinicia-se o pc e pronto. Desculpe se não o ajudei muito, mas foi assim que configurei. É necessário ter o DHCP ligado como server no router e client no pc (automático no PC), e ela tribui ip's automaticamente. Se a rede wireless estiver com internet e o pc não, então é só mesmo configurar o pc, senão não sei.
 
Não sei exactamente a que se refere uma vez que percebo pouco ou nada de redes. De qualquer das formas, o ip atribuido pelo meu ISP (telepac) é dinâmico, pelo que o campo onde diz Adress mode, está em dinâmico (atribuido pelo ISP). Nas configurações de rede do pc tenho tudo em automático. Reinicia-se o pc e pronto. Desculpe se não o ajudei muito, mas foi assim que configurei. É necessário ter o DHCP ligado como server no router e client no pc (automático no PC), e ela tribui ip's automaticamente. Se a rede wireless estiver com internet e o pc não, então é só mesmo configurar o pc, senão não sei.

pois mas o meu não é DHCP , é PPPoE ( Clix ). E portanto tenho de por um IP Fixo e não um IP Dinâmico.
 
Epokk:
o ISP não é relevante para o caso, só é atribuido um IP fixo a uma ligação se ele for expressamente solicitado. Caso contrario (o que acontece em 90% dos casos) são ip's dinamicos como disse o Daiwana. O tipo de ligação PPPoE é o tipo de ligação usada em todos os utilizadores ADSL (caseiros) ligados a isp's nacionais, e não tem nada que ver com o facto de ter ip fixo ou não. Assim sendo tera que definir o ip como dinâmico no router para que lhe seja atribuido um quando estabelece ligação ao ISP.

Daiwana:
Em principio não haverá problemas de velocidade por usar um cabo "comprido" entre o modem e o router. Também depende do tamanho dele claro, 50m não são 500 como é obvio. Supostamente até cerca de 80/100m num cabo cat5 não há perda de sinal. A partir daí poderá haver no entanto como a ligação ADSL em sí certamente não será de 100mbps não deverá ser relevante qualquer degradação. Convem no entanto evitar que o cabo passe junto ou proximo de grandes fontes de energia magnética (frigorificos, micro-ondas,etc).

Fiquem bem,

MercyPT
 
Back
Topo