criar segunda particao em ntfs

coala

Power Member
Tenho um disco do qual criei uma particao em fat32 com o Gdisk e aonde instalei o S.O. Agora queria criar mais 1 ou 2 partiçoes mas em ntfs (para guardar ficheiros >4Gb). Existe alguma maneira de criar estas partiçoes em ntfs sem ser com o cd do winXp?

E agora uma pergunta de newbie :'( qual a diferença entre uma partição extendida e uma partiçao logica? para guardar docs, divx, emule qual e a particao a criar?
 
Eu utilizo o Partition Magic 8 da PowerQuest para criar as partiçoes (ntfs,fat,fat32 e tb para linux) é estremamente facil d utilizar. Fazes tudo no ambiente Windows depois é so reeniciar o pc e ele cria a particao.
Para mim é o melhor q conheço.
Qt á pergunta nao sei t dizer ao certo, portanto vou deixar para quem sabe.
 
Sweet_Nabo disse:
Eu utilizo o Partition Magic 8 da PowerQuest para criar as partiçoes (ntfs,fat,fat32 e tb para linux) é estremamente facil d utilizar. Fazes tudo no ambiente Windows depois é so reeniciar o pc e ele cria a particao.
Para mim é o melhor q conheço.
Qt á pergunta nao sei t dizer ao certo, portanto vou deixar para quem sabe.

Meter 3rd party apps quando temos tudo para fazer as coisas bem, e sem problemas ...

diskmgmt.msc

:rolleyes:

Uma partição extendida só deve ser usada quando esgotamos a locação de partições primárias num disco. Podes ter até 4 partições primárias num disco fisico. Se precisares de mais partições, crias 4 partições primárias, e as partições extendidas que precisares dentro da ultima partição primária desse disco.

O meu conselho é não usar partições extendidas... Quase ninguém precisa de 4 partições no mesmo disco ....
 
Última edição:
kazuza disse:
Quase ninguém precisa de 4 partições no mesmo disco ....

só eu é que tenho 6 num disco de 40GB, mas isso sou eu (tb tenho 2 OS e está tudo arrumadinho e uma das partições é para a swap (à lá *nix) porque andava farto de ficar com ela fragmentada
 
Back
Topo