Criar site, alojamento e host

fabiouds

Membro
Olá pessoal, sou leigo neste assunto de web dev, pois apenas fazia sites estáticos com html, css, javascript para uso pessoal.

Recentemente um familiar meu pediu para lhe fazer um site para a mini empresa dele, então agarrei a oportunidade, visto que posso aprender com isso e ainda recebo algum dinheiro :003:.
A página vai ser estática, mostrar os serviços fornecidos, contactos, fotos...etc Nada de interação com o cliente (pelo menos por enquanto)

A minha tática seria comprar um dominio .pt no dominios.pt e comprar um host no hostgator.

Então cá vai as minhas duvidas:

  • Comprar dominio + host no dominios.pt ou dominio .pt e host no hostgator?
  • Depois do comprar faço o site no wordpress? Pelo que vejo em alguns videos eles costumam entrar numa area de admin em que podem aceder ao wordpress
  • Wordpress, wix ou jekyll ? Depois de saberem para que quero o site o que recomendam fazer?

A minha ideia é fazer no wordpress para poupar trabalho e aprender a fazer no wordpress, assim fica mais facil fazer o site.
As minhas duvidas é mais à volta de dominios e host, pois é algo que nunca ouvi falar a fundo.

Fico eternamente agradecido quem me ajudar nisto, muito obrigado desde ja
 
Última edição:
Experimenta exportar o teu site para este web host
https://pt.000webhost.com/
É grátis de usar, o único problema é que precisas de pelo menos 300 clicks por mês, por volta disso, caso contrário o site é desativado
Sempre é uma ideia mais económica

Como referi é para a mini empresa dele, então não posso ter essas coisas, tem de ser algo estável e confiável, nao importa se tem de gastar mais uns euros
 
Podes comprar alojamento em Portugal também.
Não faz sentido estar a comprar no estrangeiro, principalmente tratando-se de uma "mini empresa". Com certeza será mais para criar presença online que outra coisa.

Podes usar o Wordpress se quiseres, mas além disso vais necessitar de um "template" ou "framework" que te permita fazeres o que queres. Por defeito o Wordpress é um blog e não para criação de sites corporativos.

Quanto aos outros, não vou formular opiniões.
 
E porque não aproveitar a promoção da dominios.pt e colocar o site neles?
O Wordpress não é para fazer sites de empresas, se não quiseres fazer tu tudo tens sites que vendem templates.
 
Podes comprar alojamento em Portugal também.
Não faz sentido estar a comprar no estrangeiro, principalmente tratando-se de uma "mini empresa". Com certeza será mais para criar presença online que outra coisa.

Podes usar o Wordpress se quiseres, mas além disso vais necessitar de um "template" ou "framework" que te permita fazeres o que queres. Por defeito o Wordpress é um blog e não para criação de sites corporativos.

Quanto aos outros, não vou formular opiniões.
Exato, é mais para marcar presença online.
Já vi alguns videos a usarem templates engraçados para o que é.

Então o melhor é comprar logo alojamento + dominio aqui em portugal neh?
 
E porque não aproveitar a promoção da dominios.pt e colocar o site neles?
O Wordpress não é para fazer sites de empresas, se não quiseres fazer tu tudo tens sites que vendem templates.

Eu tenho algum sites que fiz para mim em html, javascript e bootstrap como front end, porem nao sou o mais expert nisso e por isso um wordpress ajudava.
Pelos videos que vi é possivel fazer sites bem estruturados com o wordpress, apenas é necessario sacar plugin, correto?
Alem de ja ser otimizado para o SEO
 
Última edição:
Não são plugins mas sim frameworks tipo "Divi". Depois existem plugins para adicionar pequenas coisas que templates/frameworks não tenham. Nada melhor que antes de comprares alojamento e dominio instalas o Wordpress localmente num ambiente LAMP e vais testando e fazendo para perceber como funciona.
 
Não são plugins mas sim frameworks tipo "Divi". Depois existem plugins para adicionar pequenas coisas que templates/frameworks não tenham. Nada melhor que antes de comprares alojamento e dominio instalas o Wordpress localmente num ambiente LAMP e vais testando e fazendo para perceber como funciona.
Sim, é mesmo isso que vou fazer.

Mas o worpress é a melhor opção para criar marcar presença online de uma empresa correto? Pelo que tenho lido falam sempre em worpress, por ser facil, seguro e ser bom a gerir o SEO
 
Não é a melhor de o fazer. É uma forma.
Ser fácil é, porque é intuitivo e tem muito de drag and drop.
Seguro, na minha opinião não o é.
Quanto ao SEO é irrelevante porque metade é a apresentação em si e outra metade é da responsabilidade do utilizador. Não é qualquer um que sabe "fazer SEO", seja onpage, onsite ou mesmo off...

A única coisa que o Wordpress faz de raíz é transformar os endereços das páginas por nomes de fácil memorização. Em vez de teres algo "/page/1" passas a ter algo "/sobre-nos". O que interessa é o texto que lá colocas, que é da tua inteira responsabilidade para funcionar ou não em SEO. (isto por termos muitos gerais é claro. SEO é muito mais do que isto)
 
Back
Topo