Criar site em LAN

pirussas

Power Member
Boa tarde, queria perguntar como se consegue fazer um site offline mas partilha-lo numa rede LAN.
O meu objetivo é criar um site para uma LANHouse que vou fazer, e o pessoal "que está ligado na rede" possa aceder ao site.
Isto é mais uma brincadeira para ver como isto funciona.

Agradecia que alguem me desse umas dicas ou me dê um tutorial de como fazer.:)
 
Sim é possível e relativamente fácil.
Precisas de montar um Webserver(Ubuntu+LAMP por exemplo) e configurar uma entrada de DNS estático a apontar por exemplo "www.site-local.lan" para o IP do webserver no servidor de DNS da LAN(normalmente está no router).
 
Só precisas de um servidor web. Por exemplo, o Nginx é bastante simples. Crias a página, apontas a configuração do nginx para a pasta certa e quem estiver na rede tem acesso. Possivelmente terá de ser por IP (algo como 192.168.1.2), se não tiveres DNS, mas para começar já chega. Mais tarde também podes ver como configurar o nginx para começar quando inicias o computador, sem ter de o correr manualmente.
 
O nginx também há para windows. O que eu disse no fim, sobre configurá-lo para correr automaticamente, até era mais para Windows, porque em Linux as distribuições tenderão a tratar disso ao instalar.
 
Back
Topo