1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar um domínio e hostar um website???

Discussão em 'Web Development' iniciada por ChotaZ, 10 de Junho de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 1185)

1. ChotaZ

ChotaZ Power Member

Boas, venho por este meio pedir a colaboração de todas as pessoas que percebam da matéria, para me tornarem um de vós, eu tinha pensando criar um dominio e hostar um website, mas não sei que S.O deva utilizar para criar o domínio e que programa utilizar para hostar o website, pretendia fazer isto tudo em VM Ware por agora, e enquanto aguado respostas vou instalando o VMWare.

Qual é o próximo passo?

Espero que me possam ajudar e peço-vos paciência, porque nunca fiz nada deste género.

-Myuu'u

EDIT: Já fiz um porrada de edições a este tópico, apanhei um SR. Escaldão nas costas/peito/pés/cara (primeiro dia de praia e tive lá 10h xD) e por isso o meu typing está a sucar xD

Última edição: 10 de Junho de 2009
  2. tonebiclas

tonebiclas Power Member

boas, não entendo o que queres dizer com "criar um domínio"...

um domínio compra-se...
    depois também podes comprar um host ou usar um pc como tal ( mas aí tinhas de ter o pc ligado 24h e uma net boa )

cumps ;)

3. ChotaZ

ChotaZ Power Member

Nas aulas de sistemas operativostemos falado em windows server e em dominios, mas a stora não percebe um borda daquilo(as aulas são passadas a navegar em sites brazileiros que supostamente explicariam as coisas, mas para o primeiro ano de curso, ficamos a saber o mesmo), por isso queria experimentar criar o meu dominio(ora bem, seguindo a logica de comprares um host, comprar um dominio, estas apenas a pagar para que alguem o crie e mantenha a maquina por ti, certo?)

Última edição: 10 de Junho de 2009
  4. Para registares um domínio usas um "registrar" tipo o Godaddy, não um software, mas sim em princípio precisas do BIND que é um servidor de DNS, e depois tens que direccionar o teu domínio para os nameservers da tua máquina... Isso bem explicado é outra coisa mas é por aí...
    Agora não recomendo nada é que tenhas um servidor a correr por VMWare, a não ser que seja meramente experimental e para brincadeira, para uma ou duas pessoas acessar... Porque se tens praí 500 pessoas a aceder-te ao servidor ao mesmo tempo então isso das duas uma ou fica muito lento e encrava ou então começa a aquecer e rebenta porque não vai aguentar lol...
    Pegas aí numa máquina velha com um Pentium 4 qualquer e 1 GB de RAM que é baratíssimo nos dias de hoje e montas lá o teu web server, só precisas é dum disco duro melhorzinho, e já tens aí qualquer coisa para te entreteres e que vai durar um bom tempo até o teu website crescer o suficiente para te gerar rendimento para pagares uma hospedagem a sério ;)
    Ohh e para sistema operativo recomendo vivamente um appliance rPath que já venha com um web server todo instalado, é a melhor alternativa de certeza...

5. ChotaZ

ChotaZ Power Member

Pensei mesmo que isso tudo pudesse ser feito em casa, essa coisa do registar dominios sempre me assou completamente ao lado, enfim... Obrigado pelo esclarecimento, podem fechar este tópico.

6. Santo38

Santo38 Power Member

Dominio: Registado em qualquer registrar ou agente de registrar.

Host/Alojamento: Pode ser contratado, free ou "faça você mesmo"

Quanto ao primeiro tem mesmo de ser comprado. Depois para apontares o dominio para o alojamento tens de definir os nameservers ou criar uma zona de DNS que contenha informação de como chegar ao alojamento.

No que diz respeito ao alojamento aqui as opções são maiores. Podes adquirir um alojamento e meter lá os teus ficheiros ou podes usar um free host que exista por ai. A opção de alojares em casa necessita de mais algum trabalho, pois o dominio necessita de saber onde anda o alojamento e sendo assim deverias ter um IP dedicado na tua ligação à internet.

Caso não tenhas terás de enveredar por soluções tipo a Dyndns.

Independentemente da solução adoptada para o alojamento em caso, necessitas de instalar um webserver/ftpserver e em ultimo caso um servidor de DNS.

Saudações

7. tonebiclas

tonebiclas Power Member

creio que ele se está a referir aos domínios no contexto de sistemas operativos...criar um domínio para uma rede

o que nós te estamos a falar são domínios de websites... tipo GOOGLE.PT

8. Eu axo que o obectivo dele e por um site a correr online a partir de casa , e como e so uma experiencia nao quer gastar dinheiro nem em alojamentos nem em servidores....
    portanto eu nao sei que tipo de site e, mas se for isto podes:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=181868

ir ver aqui....
    e depois como nao compraste dominio penso que outras maquinas so te encontrarao atraves do ip.
    e olha, oje em dia os host e dominio tao baratos, por isso se tiveres a pensar correr um servidor aluga um, e preferivel...
    espero ter ajudado....

9. ChotaZ

ChotaZ Power Member

já que está visto que não dá para criar o meu próprio dominio, podem dizer-me se posos criar o meu servidor de e-mail com o windows server, se sim, e se alguem me poder ajudar, agradecia.

10. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Tu podes criar o domínio que quiseres no teu servidor tipo xpto.xpto2 com o que tu quiseres, inclusive podes cria-lo como sendo google.com, mas obviamente esses domínios não serão reconhecidos pela internet porque o único DNS que os reconhece é o teu (do servidor).
    Por essa e por outras, normalmente criam-se domínios com a extensão .local, tipo xpto.local para se possam ser reconhecidos como domínios privados dentro da sua rede e de outras com quem tenham ligações.

Se estás a usar sistemas Windows, quando se fala em servidor de e-mail, fala-se em Exchange Server que vai agora na versão 2007, no entanto não é nada que se consegui explicar em algumas linhas de um post. Existem muitos pormenores e configurações a fazer.

Partilhar esta Página