Criar um Fórum

jpccaldas, julgo que já tens alguns conhecimentos de PHP, porque não o Notepad++? NÃO É IDE, é apenas um editor com highlight, mas recomendo ;)

E vê melhor o post que o xtr3me recomendou, tenho a certeza absoluta que existem editores gratuitos lá, pois fui eu que fiz a lista :P Olha com mais atenção para o link do http://www.php-editors.com/, usa o search deles, tens lá a opção de freewares, e não são nada poucos ;)

HecKel
 
Boas.

Em primeiro lugar queria agradecer a todos os que me ajudaram/ajudam neste meu projecto e queria também dizer que vocês são pessoal cinco estrelas.

Eu já tenho o Notepad++, porque já tive a ver uns threads de problemas a programar, e já fiz o download. E vou ver mesmo com atenção o site http://www.php-editors.com.

Cumps.
 
Pensa só da seguinte forma:

Para mostrares qualquer das páginas do fórum, terás de saber HTML. Isto é garantido. Não te safas sem HTML.
Depois, precisas de "fazer" as páginas. O PHP é que as vai fazer dinâmicamente, usando dados que estão registados numa base de dados em MySQL.

É assim que as coisas trabalham. Se mais tarde quiseres funcionalidades mais avançadas, podes acrescentar o JavaScript e o Ajax. Se quiseres páginas mais bonitas, saber CSS dar-te-á jeito. Não é essencial - o essencial é mesmo PHP, MySQL e HTML.

Para escreveres o código, o meu conselho é o mesmo do HecKel - Notepad++. Pessoalmente, é o meu preferido.

Para o testares, das duas uma: arranjas um servidor como o freehostia que tenha PHP/MySQL que possas usar, ou, como o Aparício disse, usas o WAMP (que é o que eu faço).

Percebes inglês? É que para aprenderes uma linguagem de programação, vai-te dar jeito "vagueares" na Internet e procurares eBooks, e estes estão geralmente em inglês. Para além disso, se um dia tiveres dúvidas, mais facilmente encontrarás respostas em inglês do que em português.


Só um conselho: se considerares minimamente a possibilidade de pôr o fórum em uso, testa-o de mil e uma formas possíveis e imaginárias, especialmente contra ataques do tipo SQL Injection ou XSS. O primeiro compromete essencialmente o servidor, e o segundo, outros utilizadores do fórum. Será um trabalho árduo, disso te garanto ;)

Boa sorte!
 
Última edição:
Bem pessoal... Mais uma vez...

Eu sei (basicamente) HTML, aliás, já criei um site mas muuuuuito simples mesmo, só cum um título centrado, umas ligações, nada de especial sem imagens até.

O que tenho mesmo de me dedicar agora é o PHP.

O JavaScript e o Ajax fica pra depois...

Vamos agora é ao PHP.

Obrigado.
 
A parte mais importante é perceberes bem HTML e PHP numa primeira fase. E depois com integração verás o resto.

O javascript não é essencial. Dá jeito para verificações, mas também as podes fazer com o PHP.

Nota que depois em princípio, como queres fazer um fórum, vais também precisar de base de dados e portanto também irás necessitar de saber SQL.

Como já disseram para trás, foca-te nestas três componentes, HTML+PHP+SQL.

Se possível arranja um tutorial ou um livro de PHP onde tenhas objectivos a cumprir, isto é, onde te dêm exemplos práticos para fazeres, por forma a treinar os diversos conceitos da linguagem. Isto porque torna-se sempre mais do que pensar em exemplos da própria cabeça (Se bem que isto será o ideal ... dizeres "quero agora que o site tenha isto" e fazes e depois ir expandindo).

Uma nota, não tentes já codar módulos do fórum como é óbvio. Tenta fazer páginas simples no início e depois quando tiveres as coisas dominadas então aí partes para o fórum.

Boa sorte ;)
 
A título de exemplo, para HTML, vê o código fonte desta página! Não precisarás de saber tudo o que ela tem, mas ficas com uma ideia do que te espera ;)
 
E por falar em código-fonte, também pode ser útil se fizeres o download de fóruns existentes (SMF, phpBB, etc) para dar uma vista de olhos no código e saber como tudo funciona e interage.
 
Boas mais uma vez...

Boa ideia Aparicio, se calhar é isso mesmo, mas já agora diz-me como se faz o download de um site.

Isso é que era, pa eu ver mesmo como tudo funciona :):):)

Abraços
 
No entanto, sinceramente, não sei se devas ver isto primeiro. A tendência é a de assustar quem ainda não percebe bem a linguagem.

para além de que é má prática porque acabas por te apoiar demasiado no código que já viste e é quase como se estivesses a fazer copy paste de um lado para outro.

Nesta fase acho que é prematuro estar a olhar para código deste estilo também pelo que já referiste ... o nível de complexidade do código é elevado e para quem aínda não domina a linguagem ...
 
Não é assim tão fácil :)

O que tu tens é o "programa". Mas para o programa funcionar, precisas de um interpretador. Tanto podes alojar o programa num servidor grátis que te dê PHP e MySQL como o www.freehostia.com como podes instalar no teu computador um programa chamado WAMP (Windows Apache, MySQL and PHP).

Depois disto é que consegues "executar" o PHP.
 
Boas,

OffTopic:
Criar um forum desses paga-se? tipo mensalmente como se tivesse um site.
OffTopic.

Cumpz.

Podes ter de pagar o alojamento, dependendo de onde o quiseres colocar.

Quanto ao código, podes sacar sources grátis e completamente personalizáveis (como o phpbb e outros) ou então há alguns pagos (como é o caso do vBulletin que vês aqui na techzone).
 
Back
Topo