Criar um HTPC/Media Center com Linux

broken

Power Member
Bom dia,

Há uns anos criei este tópico "[HTPC] PC Windows como Media Device para TV" em que basicamente dava dicas sobre como tirar proveito de um computador Windows e criar um ÓTIMO media center. Passados estes anos, ainda estou super contente com a solução! No entanto, face ao Windows 10 deixar de ter manutenção, e o Windows 11 em nada se assemelha com a solução que tenho (para muito pior), pergunto se no Linux conseguia encontrar alguma solução interessante.

(no caso de bem-sucedida a "experiência", criaria um tópico idêntico para incentivar e ajudar pessoal a fazer o mesmo.)

Nunca tive Linux, ou mexi com algum, mas aquilo que pretendo é algo como "isto", ou seja, não quero um software próprio de media center (que acho isso limitado e por isso preferi um PC em vez de uma box Android), mas algo que me permitisse uma interface apelativa, com o meu browser e apps, algumas até instaladas pelo browser (e.g. RTP Play).

Para efeitos desta experiência o meu computador continua o mesmo.
(Intel Celeron J4125 Quad Core 2.0GHz, 8GB DDR4, 256 GB SSD)

Acham que me podem ajudar? Que distro de Linux acham que pode ser interessante para o projeto e se possível algum manual de como me iniciar.

Obrigado!
 
Não quero nada ao nível de NAS.

O que mais uso atualmente é o browser/apps de streaming. (quando digo apps, é tipo instalar uma página a partir do browser... RTP Play, Youtube, F1TV...)

Mas queria era ter uma interface intuitiva, ou seja, que pudesse ter um lado mais "pessoal" com Widgets (Tiles no Windows 10) de meteo, notícias, etc, e depois as apps instaladas. (por exemplo o CasaOS pelas imagens parece engraçado, mas trocava os widgets de performance, storgage, etc, por algo do que falei acima)

Como digo, o interesse não é ter conteúdo descarregado, ou perto disso. É mesmo o criar um sistema porreiro que tenha um Browser a sério (coisa que para mim é essencial) e uma interface para estar a mexer numa televisão confortavelmente. (tenho um teclado com trackpad)
 
Daquilo que estive a pesquisar, acho que o que se adequa mais seria alguma distro que depois tivesse o KDE Plasma e aí personalizar com os widgets pretendidos.

Por exemplo, construir o ambiente de trabalho com algum relógio bonito, um widget com a meteo atual e previsão, algum player de musica, talvez um com uma feed de notícias (uma feed de desporto era muito fixe também, não sei se há), e depois alguma forma de organizar as apps tb...

Acho que vou fazer inicialmente no meu portátil a ver se gosto, antes de avançar pra TV.
 
Estou desactualizado em como está o SO por estes dias, mas ja olhaste ChromiumOs (pelo que vi agora tens ChromeOS flex da propria google), sao semelhantes ao ChromeOS mas sem acesso a PlayStore. Sao sistemas baseados em browser e tinham do que lembro uma interface semelhante a um android
 
Não olhei para a Chromium, mas não me parece que vá gostar... (se calhar sou demasiado esquisito)

A ideia era saltar fora das big tech. Para além disso, o usar navegador é para ter bloqueador de publicidade e a Google agora com o Manifest V3 está a remover algumas funcionalidades ao que eu mais gosto.
 
Back
Topo