1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar um media center

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Pure_Water, 6 de Janeiro de 2007. (Respostas: 41; Visualizações: 9840)

1. Pure_Water

Pure_Water Power Member

Boas,

tenho ali um pc que nao está em uso e gostaria de fazer dele um Media Center ligado à TV. Sabem-me dizer do que precisaria (placas,software,etc) para alem do Windows MC, para poder realizar as seguintes funções:

- pc estar com a TV permanentemente ligada como monitor primário (será que tvout mais definições do windows bastam? )
    - possibilidade de ter um comando que realize funções no Media Center (placa de infravermelhos?)

sabem-me dizer mais ao menos do que precisaria para realizar essas funções? (principalmente a do comando, porque penso que a placa gráfica que aquele computador tem, ja traz tvout).

Cumps

2. lessel

lessel Power Member

3. Tenho ali um pc que não está em uso e gostaria de fazer dele um Media Center!
    Primeiro tens de indicar quais as defenições desse pc.

Do que precisaria (placas,software,etc) para alem do Windows MC?
    Mais uma vêz necessito de saber as especificações desse mesmo pc em termos de Hardware.

Bem vou te dar um exemplo, o meu:
    Tinha um pc velho em casa:
    PIII 500Mhz
    256MB ram
    4GB Disco (SO)
    MB Som e Video Onboard
    Placa de rede 10/100
    Placa TV Asus My Cinema (Com comando) Comprei por 25€ num forum.
    Cabo VGA Macho/Macho
    Cabo de som 3.5
    Uma torre bem velha.
    LCD/TV 32" V7 (Video Seven)
    Adicionei-lhe 2 discos de 40gb para os meus filmes e musicas. O disco de 4gb, ficou apenas para o sistema operativo.

Como SO, utilizei o Windows XP SP2, com o Meedio, um front end media center.

Fiz um merge das dias HDD de 40gb e passei a ter 80gb.
    Bem não é bem assim, fiquei com cerca de 75gb.

Com o nLite, fiz uma versão do XP slim, para poder utilizar apenas o que necessitava,
    nada de serviços e componentes superfulos que só rebentam com a perfoman-se do pc.
    Com esta versão o xp utiliza apenas 65mb de ram e 1% do processador.

Instalei o meedio e os codecs FFdshow (utlima versão).
    Esta configuração funcionava perfeitamente, o meedio aceita o comando da placa gráfica na perfeição, mas a fluidêz dos menus não é a melhor.
    Já tentei quase todas as versões de Front ends media center, que existem na net, mas esta é a que menos puxa pelo pc.

O único senão, é que não reconhece a placa gráfica, por isso não via tv pelo pc.
    Mais tarde resolvi fazer um upgrade. Com a remodelação de um pc de um cliente, fiquei com mais material e resolvi actualizar o meu media center.

Upgrade:
    PIV 1.500 Mhz
    512Mb ram
    20Gb HDD SO
    MB Som e Video onboard
    Placade rede 10/100
    Placa de rede 10/100
    Placa TV Asus My Cinema (Com comando) Comprei por 25€ num forum.
    Cabo VGA Macho/Macho
    Cabo de som 3.5
    Caixa de pc velho "Fujitsu siemens Scovery"
    LCD/TV 32" V7 (Video Seven)

Com o material do antigo MC, fiz um Media server:
    PIII 500Mhz
    256MB ram Futuramente (1gb)
    4GB Disco (SO) = 110gb
    3x40gb HDD (Ficheiros)
    MB Som e Video Onboard
    3xPlaca de rede 10/100

Gastei muito pouco dinheiro nisto pois já tinha 95% do material em casa.
    O LCD comprei-o à um ano e meio e na altura foi uma pechincha.

Tem entrada:
    PC RGB/VGA
    PC Sound

Com este pc já posso utilizar o WinXP MCE, tb o emagreci com o nLite.
    Com o MCE, já consigo utilizar a placa para ver e gravar tv, mas
    mesmo assim não está no seu melhor. A imágem bloqueia muitas vezes.

Mais tarde, irei efectuar outro upgrade, para poder ver tv, neste caso
    para um PIV 3.0 Mhz com 1gb de ram (já deve de chegar)

===============================================================
    Respondendo ás tuas questões:

Se o teu monitor não é LCD/TV ou só LCD:
    Terás de gastar um pouco mais de guito para poderes obter uma placa gráfica
    que tenha tv out, e sim podes utilizar apenas isso e as configurações do windows.
    Terás de adquirir tb colinas para ligar à placa de som.

Se for LCD ou LCD/TV:
    Podes ligar mesmo com a gráfica onboard ou a que possuis actualmente, dependendo das
    conecções do LCD, terás de adquirir um cabo, para o efeito.
    Provavelmente o LCD tb tem a entrada de som 3.5, basta adquirires o cabo.
    Uma boa placa de tv vem com comando, e já não são assim tão caras.
    Por vezes o pessoal opta por comandos todos xptos, mas para quê pergunto eu?
    Depois precisam de uma placa de tv, e ficam com 2 comandos, um que serve para tudo
    e outro com funções a mais.

Vai dando Noticias.

4. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

www.geexbox.org

O meu media center:
    PIII 800
    128MB Ram (32Mb bastam)
    Disco 6GB (opcional)
    ATI 9100 (também funciona com uma ATI PCI 4MB, de reserva)
    SB Live!
    SoundWorks FPS 1000
    DVD-ROM
    Comando de uma Pinacle PCTV

Come com tudo o que lhe dou (h.264, etc)

Última edição: 22 de Janeiro de 2007
  5. Sephiroth

Sephiroth Power Member

eu estou a pensar montar um media center com o geexbox ja o experimentei e é muito bom mesmo, so que tenho uma duvida com o comando, pelo que li no site do geexbox é preciso um receptor de infra-vermelhos compativel com o lirc, onde arranjaste o teu? ou fizeste-o? e ja agora tens o media center ligado á televisao?

6. Pure_Water

Pure_Water Power Member

boas jed net,

o pc que que queria usar para o MC é um Amd Thunderbird 1ghz, 768mb de ram, disco de 40mb, uma Riva Tnt 2 64mb (salvo erro tem tvout por S-Video, logo, ja ajuda), e tem uma SB 5.1 (daquelas normais frakitas, nao é um audigy ou x-fi). Basicamente o que devo fazer é comprar uma placa do genero dessa tua Asus My Cinema (ela ja traz transmissor de IR para o comando? ou é preciso meter tb no pc isso? ), e depois instalar o Windows MC de preferencia o "vitaminado" com o Nlite correcto?

soundsurfer, pareceu-me bem, vou dar uma vista de olhos nesse geekbox :D

7. cyber

cyber Power Member

Eu to a pensar em montar um, assim com umas peças usadas e nao muito caras(visto que vai ser tambem para passar o tempo e ao mesmo tempo para ter algo util...).Entao ca vao as minhas duvidas:
    1- quais sao as caracteristicas minimas que tenho que ter para o mediacenter?
    2-eu acho que ainda tenho prali um receptor de IV que era o que usava para passar ficheiros do telemovel para o pc a uns anos...posso usar isso e um comando para controlar o mediacenter?
    3-Tenho um home-cinema 5.1, da para depois ligar as colunas dele ao mediacenter?
    Cumps

Última edição: 21 de Janeiro de 2007
  8. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

O meu comando era de uma Pinnacle PCTV, que tem o receptor infravermelhos que se liga à porta de série. Penso que para ficar a funcionar, tens de configurar no ISO Generator, qual o comando que queres, não tenho a certeza.

Sim, tenho ligado à TV.

1 - No site do geexbox tens çá indicações... podes ver o meu "setup" mais acima.
    2 - não sei.
    3 - Desde que a placa de som suporte, deve dar à vontade.

Última edição: 22 de Janeiro de 2007
  9. cuto

cuto What is folding?

10. Pure_Water

Amd Thunderbird 1ghz
    disco de 40mb
    Riva Tnt 2 64mb
    SB 5.1
    Se for para ver e gravar tv, precisas de um pc mais rápido, por experiência própia
    deverá utilizar um processador com velocidade entre os 2.0 e os 3.0, já se encontram
    em segunda mão a bons preços.
    A ram deve de ser no minimo de 512MB, aconselho uns 1024MB no minimo.
    A placa gráfica que tens chega, pois se tem tv out e svideo, e se possuis os cabos, está optimo.
    A placa de som, se não tens uma sala, com 200 metros quadrados, ou mais, ;) chega bem.

A tv que tens é uma tv normal ou LCD?

Se desejas apenas ver filmes e ouvir musica, esta configuração que me indicas, está optima, sem nada a assinalar.
    Tem atenção à ram, aconselho uns 512mb.

A minha placa já tráz o Comando e o receptor, uma bolinha castanha, que nem se vê.
    Quase todas vêm com comando e receptor.

O SO, não utilizes o Media Center, só vai te consumir os recursos todos o pc.

Visita o site da Meedio, e do Media Portal, e verifica quais as placas que esses sistemas suportam.
    São softwares muito bons, e acessiveis. O Media Portal é Freeware.

Meedio:

http://www.meedio.com/maid
    http://www.meedios.com

Media Portal:
    http://www.team-mediaportal.com/index.php

==============================================================

cyber

Boas Cyber, para te podermos ajudar, tens de indicar quais as funções que desejas que o teu media center faça.

tal como:

1- Ver filmes e Ouvir musica?
    2- Ver e gravar tv?
    3- Ou as dias opções acima?

Fiquem bem.

11. Ps- Se fores utilizar esse disco de 40 gb, aconselho que faças uma partição para o SO, e o restante, para os filmes e musicas.

12. Mais ajuda para a malta:

Media Portal:

latest supported TV cards
    Requirements

Meedio:

Meedio Essentials system requirements
    Meedio TV system requirements
    Meedio HouseBot home automation server
    Supported TV tuner or video input device

Minimum System Requirements
    • 1 GHz CPU
    • 256 MB RAM
    • 40 MB free drive space (may be shared with Meedio Essentials), plus 20 GB for recordings (an average of 2 GB per hour of recorded material).
    • Microsoft Windows XP (Home, Pro, or MCE) with SP1 or later (DVB and ATSC tuner devices require SP2). 64-bit editions of Windows XP are not yet supported. We also recommend installing Microsoft BDA patch KB896626 if you are using a DVB tuner device.
    • DirectX 9.0c or later.
    • MPEG-2 decoder (one may have come with your TV tuner card or DVD player).
    Suported TV Cards
    • ATI eHome Wonder, ATI TV Wonder Elite, ATI Theater 550
    • ATI HDTV Wonder
    • AverMedia A16A (DVB-T)
    • Avermedia A777 PCI (DVB-T)
    • AVerMedia AVerTVHD MCE A180
    • Avermedia DVB-T USB2 (DVB-T)
    • AverMedia UltraTV 1500 MCE (may work for some M150 models as well)
    • AVerMedia UltraTV Media Center PCI 550
    • Compro VideoMate DVB-T300 (DVB-T)
    • DigitalEverywhere FireDTV-T/CI, FireDTV-S/CI, and FireDTV-C/CI
    • DVICO Fusion 3 HDTV (HDTV)
    • DVICO FusionHDTV 5
    • DVICO FusionHDTV DVB-T
    • DVICO Fusion DVB-T Lite
    • DVICO Fusion DVB-T-Plus (DVB-T)
    • GDI Black Gold (DVB-T)
    • Hauppauge WinTV Nova-T
    • Hauppauge WinTV Nova-T USB2
    • Hauppauge WinTV-PVR-150, WinTV-PVR-150MCE, and WinTV-PVR-150MCE l.p.
    • Hauppauge WinTV-PVR-250, WinTV-PVR-250MCE, and WinTV-PVR-250BTV (aka Roslyn or Blackbird)
    • Hauppauge WinTV-PVR-350 and WinTV-PVR-350MCE
    • Hauppauge WinTV-PVR-500 and WinTV-PVR-500MCE
    • Hauppauge WinTV-PVR-USB2
    • Leadtek Winfast PVR2000
    • MSI Digi VOX (DVB-T)
    • Nebula DigiTV PCI (DVB-T)
    • Pinnacle 310i
    • TechnoTrend DVB-C, DVB-S, and DVB-T
    • TwinHan Vision DTV Ter PCI (DVB-T)
    • VBox DTA 151
    • VBox DTT 150 and DTT 160 (DVB-T)
    • VBox 3550 USB2 (DVB-T)
    Meedio TV can also control external tuners and set-top boxes using the following interfaces:
    • Command-line interface to external applications
    • Serial (RS232) control
    • Actisys IRL 2000
    • Hauppauge PVR 150 IR Blaster
    • Redrat 2
    • USB-UIRT

Última edição: 24 de Janeiro de 2007
  13. Pure_Water

Pure_Water Power Member

como é que ele vai buscar as capas e as info's pos filmes que temos lá? É necessário o Media Center estar ligado à net ne?

Acho que vou instalar o Win Xp Sp2 + Meedio :D

14. Se tiveres o pc ligado à net, tens plugins que vão buscar as informações à net, mas como eu coloco filme a filme, no pc, eu própio vou actualizando a informação à "unha", saco uma foto de capa do filme coloco na mesma pásta e voi lá....

15. cuto

cuto What is folding?

Exactamente como eu: uso o myhtpc com um plugin para vídeo , que me indica ao escolher um filme via capa ou sinopse em que dvd ele está. Isto depois de percorrer os discos rígidos em busca do filme. Se não o encontrar, indica o nº do DVD, abre a drive de dvd automaticamente e certifica-se, via ID do dvd (nº de série de fabrico), que introduzi o dvd correcto.

16. Cuto o MyHTPC é Freeware não é?
    Disponibiliza ai para a malta, pois já foi descontinuado, eu já o tive mas já perdi.

Usa o mediafire.com

Abraço

17. cyber

cyber Power Member

É mais para musica e filmes, mas uma vez ou outra quando nao tenho possibilidade de ver alguma serie ou assim, deixar a gravar(o meu gravador de video ja era=S) portanto é a 3 "opção"...Mesmo com o hardware em 2º mao, em quanto achas que ficara mais ou menos?
    Obrigado!
    CumpZ

18. cuto

cuto What is folding?

AINDA podes descarregar o Myhtpc aqui http://www.meedio.com/forum/about25351.html

Apesar de tb ter o meedio (q acabou pq o pablo foi trabalhar para o yahoo) o myhtpc é bem mais facil de usar dados os imensos plugins existentes. E em cavalo que ganha..não mexo!

Cumps

P.S. sim é freeware.

19. cyber vbmenu_register("postmenu_1394199", true);

mano, o pc pode-te ficar em cerca de 150 euritos.

Que peças já tens?

Cuto, Obrigadão, tenho andado lá pelo forum mas nunca vi esse tópico.

Obrigado.:lol:

20. cyber

cyber Power Member

Quase nada! xD :lol: so capaz de ter uma coisa ou outra de pc antigo...plo menos discos tenho,drive de dvd e cd´s penso que tambem tenho...Axo que nao tenho mais nada(pensava que tinha mais coisas=S )

Partilhar esta Página