1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

criar um servidor de e-mail

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por j.c., 10 de Junho de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 1940)

1. j.c.

j.c. Power Member

ja alguem fez isto? o meu pai queria criar um servidor de e-mail para a empresa dele. comprar um pc e fazer com que seja esse pc a fazer o que faz um gmail, homail e outros n serviços.
    ja estive a ver o postix para o linux. aconselham outro? vale a pena ver tambem o windows? é que os meus conhecimentos em linux sao muito fraquinhos
    sao apenas 5 contas no max. so um dominio. ou seja 5 e-mails [email protected]
    O ip do servidor seria dinamico, isso complica?

uma duvida que eu tenho...
    tal como no caso das paginas da internet. os servidores de e-mail que andam espalhados pela net tem que saber que @dominio.pt esta no pc tal. no caso www sao servidores dns que fazem isso. e para o e-mail? como é feito esse registo?

2. estilhaço

estilhaço Power Member

Viva, dá uma vista de olhos no hmailserver.
    Funciona em windows e por aqui já o temos a funcionar na perfeição há um par de anos.
    Ah, é totalmente gratuito, ainda em open source, e GPL.

Última edição: 11 de Junho de 2008
  3. estilhaço

estilhaço Power Member

Em relação ao ip dinâmico ou compras um domínio e utilizas um serviço tb pago tipo dyndns com um programa que actuliza o teu ip para que aponte ao domínio ou utilizas um subdomínio desses serviços tb. gratuito.

O serviço de email funciona da mesma maneira que o www.
    Apenas tens que criar um mx record (na tua máquina de servidor de mail através do programa e no dyndns)e sincronizá-lo através do dyndns.

Como é para uma empresa convem ter um serviço de back up, normalmente chamado de mx backup. É um serviço que caso as mensagens não sejam entregues ao teu próprio servidor por este 'estar em baixo' são armazenadas durante alguns dias e reenviadas a espaços de tempo. A dyndns fornece tb. este serviço (pago).

Pode parecer um pouco complicado mas não é e funciona às mil maravilhas.
    Nos dois anos que optamos ter o nosso próprio servidor não temos perdido email algum.

4. xupetas

xupetas Banido

recomendo vivamente o postfix.

tenho varios servidores de produção com ele e já passei o 1 milhão de mails por dia.

Partilhar esta Página