Criar uma máquina virtual para usar o windows 2000 no XP?

ctoc

Membro
Boas,

Tenho o Windows XP Home Edition SP3, Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.80Ghz 2.76 Ghz, 512 MB de RAM. As minhas dúvidas são as seguintes:

1.º) Precisava de ver o windows 2000 a funcionar e, julgo que, com o VirtualBox, posso fazê-lo. No entanto, preocupa-me que, as características referidas acima do meu pc, não permitam aguentar a virtualização de outro sistema operativo. Será que o pc aguenta?

2.º) Penso que posso fazer o download do windows 2000 no seguinte link do "Windows 2000 Service Pack 4 Express Install for End Users":
http://www.microsoft.com/downloads/...C6-2A5A-4399-AD3D-4A97A25F41D9&displaylang=en
Ou é obrigatório ter um cd de instalação original? Vou também precisar de ter um código para activar o windows 2000 no sistema virtual?

3.º) Criar uma máquina virtual é a melhor solução para testar o windows 2000?
 
1º- Bom a começar tens de facto um PC que não vai aguentar com uma virtualização. São necessários 256 MB de RAM para virtualizar o Windows 2000 como deve ser e visto que tens 512 MB, o próprio PC pode não aguentar-se a ele mesmo. Depois tens um processador de um núcleo o que também "aperta" a margem de manobra do SO anfitrião. Com o dual-core o PC faz multitasking e não notas perda de performance.

2º- Esse link é para transferir o Service Pack 4 do Windows 2000, não é o SO. Se quiseres o Windows 2000 tens de o comprar e tem de ser activado na máquina virtual também.

3º- É sempre a melhor solução virtualizar um SO desde que se possua um bom PC.

Cumps e espero ter ajudado :)
 
Boas. O meu antigo PC era um P4 a 1.5GHz e só com 512mb de ram, e mesmo assim, conseguia ter o XP virtualizado usando o VirtualPC. Tens é de configurar a máquina virtual de modo que use ram suficiente e livre, penso que 128mb devem chegar para o Win 2000.

Abre o Gestor de tarefas e vê a quantidade de ram que tens livre, mas tem em atenção que tens de deixar uma margem para o XP, se vais trabalhar com ele ao mesmo tempo que estás a correr o 2000 virtual.

Se não tiveres memória suficiente, ou compras mais, ou fazes como eu fiz, usando programas de optimização/libertação de memória.
 
Última edição:
1.º - Se a virtualização não serve, então deveria optar por um dual-boot? Existe alguma maneira ideal e segura de o fazer? Encontrei esta informação mas, achei que poderia estar a correr riscos: ( http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=166 )

2.º - Pois não... Era giro se o SO só tivesse 589 Kb... Então, deve ser o seguinte ficheiro "Instalação de rede para profissionais informáticos do Windows 2000 Service Pack 4": http://www.microsoft.com/downloads/...FamilyID=1001aaf1-749f-49f4-8010-297bd6ca33a0
Ou não está mesmo disponível na net? Será que os sistemas operativos só vêm pré-instalados ou em CD?!
Julgo que, como vou usar só para testes, ainda terei alguns dias de uso antes de precisar de usar o código para activar o Windows 2000.... Certo?
 
Os sistemas operativos da Microsoft não estão disponíveis para download, a menos que subscrevas no MSDN.

Se fosse a ti optava pela virtualização, como já disse, 128mb devem chegar para o Windows 2000.
 
Última edição:
Os sistemas operativos da Microsoft não estão disponíveis para download, a menos que subscrevas no MSDN.

Se fosse a ti optava pela virtualização, como já disse, 128mb devem chegar para o Windows ME.

Windows ME? Mas o utilizador quer o Windows 2000 e tem XP. Era o mesmo que ele pedir a melhor forma de fazer um pudim francês e dizeres para fazer pudim de pão. ;)

ctoc, não precisas de activar nada nos sistema virtuais. Uma vez que pretendes apenas ver como funciona o windows 2000, porque razão hás-de pagar uma licença, se depois, muito provavelmente nem sequer usarás o sistema. E acredito que 30 dias serão suficientes para testar o windows 2000.

Com 512MB de memória não irás longe. Tal como disseram, precisas de 256MB de memória virtual para correres o windows 2000. O problema é que também precisas de uma quantidade de memória razoável para que o sistema hospedeiro (Windows XP) corra sem problemas e sem atrasos, caso pretendas trabalhar entre os 2 sistema, por exemplo.

O que te posso aconselhar, é que caso aindas pretendas a virtualização, então que desactives qualquer aplicação desnecessária quando estiveres com a máquina virtual, tais como anti-vírus, anti-spyware, firewall, que possuam protecção activa. E não me refiro apenas a tirar protecção activa. Refiro-me a desactivar os serviços correspondentes.

Se fores ao menu iniciar - executar, escreves services.msc e depois procuras pelos serviços respectivos e vais às propriedades de cada um e desactivas. No final só terás que voltar a activar.

Outra solução mais simples, passa por adquirires mais memória RAM. Hoje em dia consegues arranjar memória RAM de qualidade com bons preços. Aliás, até podes ver se conheces alguém que possua memória RAM (como a tua) e que possa dispensar.
 
Eu virtualizei um Windows 2000 com 256 mb de RAM e dava muito bem, agora com 128 mb não sei. Mas como eu tenho 2 GB de RAM também nao se notava nenhuma perda de performance.
 
Os sistemas operativos da Microsoft não estão disponíveis para download, a menos que subscrevas no MSDN.

Se fosse a ti optava pela virtualização, como já disse, 128mb devem chegar para o Windows 2000.

Estive a "googlar", mas não consigo encontrar informações sobre a subscrição de sistemas operativos no MSDN... Podem dar uma ajudinha?...
 
Back
Topo