1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criar uma Network

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por peter alien, 14 de Outubro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 914)

1. peter alien

peter alien Power Member

Boas ppl,

digam-me uma coisa se eu quiser ligar uns poucos PCs numa rede com um servidor para constituir uma Network e permitir que os PCs tenham acesso à net, como é que ei-de ligar as máquinas:

cada Pc -> Router -> Servidor -> ligação à Net ou cada PC e o Servidor -> Router -> ligação à Net

O Router é configurado no Browser através de um IP dado pelo fabricante do Router?

E as placas de rede, são Ethernet, e que tipo de placas em relação à velocidade delas, me aconselham?

Obrigadão

2. apoc

apoc Power Member

modem>router> pc's ...

placas .. velocidade .... eu tou com 100Mb e sinceramente não acho lento... se quiseres gastar um pocuo mais vai para Gb ...

3. peter alien

peter alien Power Member

então sendo assim ligo quer os PCs quer o Servidor, que a ligação à net, tudo ao Router?

eu estava a pensar numa ligação de 100 *****, a network terá em principio 8 ou 9 PCs.
    Que placas de rede Ethernet me podes aconselhar, e o router (não wireless)?

Obrigadão

4. flak

flak Power Member

8 ou 9 pc's não basta um router vulgar. Precisas de um Switch de 8 portas ligado ao router. Não te vou indicar modelos específicos, mas se optares por um Cisco em princípio ficarás bem servido.

Placas de rede também não precisas de nada específico, a maior parte das boards hoje em dia tem LAN integrada. Se por acaso precisares mesmo de comprar placas ethernet aconselho com chipset INTEL.

5. Slamma

Slamma Power Member

Podes ligar o servidor ao próprio router o e os pc's no switch como disse o flak, mas não penses em cisco porque é mt caro. há switches mais baratos como os da SMC. o router podes comprar um Linksys (que é Cisco, mas para o mercado doméstico) ou um D-Link. em qualquer loja encontras.

o IP que pões no router, depende se tiveres IP fixo ou dinâmico, é o do ISP (netcabo, clix, sapo...). mas os routers já trazem essa opção para o IP externo ou público, depende de como o fabricante lhe chama.

placas de rede usas as dos pc's.. isso é o menos preocupante porque qualquer placa a um preço barato te dá uma boa performance.. até as on-board são porreiras. isso também depende de pc para pc, da configuração de cada um e do que pretendes fazer em cada um deles.

6. peter alien

peter alien Power Member

Eu queria uma conexão de 100 Mbits foi por isso é que perguntei que tipo de placa de rede é que me
    aconselhariam :)

Então fica:

MODEM -> ROUTER -> SERVIDOR -> SWITCH -> Pcs ou então Modem-> Router -> Servidor e PCs

já agora o tipo de cabo mais aconselhável é o CAT 5 com fichas RJ45 ?

Qual é o comprimento máximo aconselhável de cabo entre cada conexão fisica para o sinal não se perder ou ficar mais fraco?

Última edição: 15 de Outubro de 2007
  7. Slamma

Slamma Power Member

o da cat.5e e o comprimento máximo é de 100 metros:002: ou vais fzr uma rede num campo de futebol?? lol

Ligas o router ao modem, o switch e o sevidor ao router (se este tiver portas LAN) e os pc's ao switch.

8. Slamma

Slamma Power Member

Qualquer placa 10/100 faz isso. e o swtich regenera o sinal também, por isso nao te preocupes nesse aspecto.

9. peter alien

peter alien Power Member

eu sabia que havia um limite em metros mas não sabia qual o valor...

tira-me só mais uma duvida... quando postaste querias dizer CAT5 ou CAT5e, ou o 5e é uma gralha? É que eu só conheço cabos CAT5.

As fichas são RJ45, e os fios podes-me dizer como se ligam nessas fichas, se não der muito trabalho? :)

obrigado

Última edição: 16 de Outubro de 2007
  10. peter alien

peter alien Power Member

Podem-me dizer se se pode ligar mais do que um Switch ou Router numa rede?

11. apoc

apoc Power Member

os switchs podes ligar em serie .. como os routers acabam por funcionar como switchs vai dar ao mesmo ..

tens um de 8 portas ligas outro de 8 portas .. ficas com 15 ... e assim sucessivamente

12. peter alien

peter alien Power Member

Ouvi dizer é que o Linux só permite até 4 dispositivos desses ligados em série. É verdade?

13. apoc

apoc Power Member

14. peter alien

peter alien Power Member

Era apenas para me tirarem essa dúvida.

No meu caso irão ser no máximo dos máximos 8 máquinas.

15. peter alien

peter alien Power Member

Alguém sabe de algum tutorial para configurar o Router ADSL SMC 7904WBRB?

andei a "vasculhar" :) na net mas não encontrei :(

Partilhar esta Página