Criar uma Network

peter alien

Power Member
Boas ppl,

digam-me uma coisa se eu quiser ligar uns poucos PCs numa rede com um servidor para constituir uma Network e permitir que os PCs tenham acesso à net, como é que ei-de ligar as máquinas:


cada Pc -> Router -> Servidor -> ligação à Net ou cada PC e o Servidor -> Router -> ligação à Net


O Router é configurado no Browser através de um IP dado pelo fabricante do Router?

E as placas de rede, são Ethernet, e que tipo de placas em relação à velocidade delas, me aconselham?


Obrigadão
 
modem>router> pc's ...

placas .. velocidade .... eu tou com 100Mb e sinceramente não acho lento... se quiseres gastar um pocuo mais vai para Gb ...
 
então sendo assim ligo quer os PCs quer o Servidor, que a ligação à net, tudo ao Router?

eu estava a pensar numa ligação de 100 *****, a network terá em principio 8 ou 9 PCs.
Que placas de rede Ethernet me podes aconselhar, e o router (não wireless)?


Obrigadão
 
então sendo assim ligo quer os PCs quer o Servidor, que a ligação à net, tudo ao Router?

eu estava a pensar numa ligação de 100 *****, a network terá em principio 8 ou 9 PCs.
Que placas de rede Ethernet me podes aconselhar, e o router (não wireless)?


Obrigadão

8 ou 9 pc's não basta um router vulgar. Precisas de um Switch de 8 portas ligado ao router. Não te vou indicar modelos específicos, mas se optares por um Cisco em princípio ficarás bem servido.

Placas de rede também não precisas de nada específico, a maior parte das boards hoje em dia tem LAN integrada. Se por acaso precisares mesmo de comprar placas ethernet aconselho com chipset INTEL.
 
Podes ligar o servidor ao próprio router o e os pc's no switch como disse o flak, mas não penses em cisco porque é mt caro. há switches mais baratos como os da SMC. o router podes comprar um Linksys (que é Cisco, mas para o mercado doméstico) ou um D-Link. em qualquer loja encontras.

o IP que pões no router, depende se tiveres IP fixo ou dinâmico, é o do ISP (netcabo, clix, sapo...). mas os routers já trazem essa opção para o IP externo ou público, depende de como o fabricante lhe chama.

placas de rede usas as dos pc's.. isso é o menos preocupante porque qualquer placa a um preço barato te dá uma boa performance.. até as on-board são porreiras. isso também depende de pc para pc, da configuração de cada um e do que pretendes fazer em cada um deles.
 
Eu queria uma conexão de 100 Mbits foi por isso é que perguntei que tipo de placa de rede é que me
aconselhariam :)

Então fica:

MODEM -> ROUTER -> SERVIDOR -> SWITCH -> Pcs ou então Modem-> Router -> Servidor e PCs


já agora o tipo de cabo mais aconselhável é o CAT 5 com fichas RJ45 ?

Qual é o comprimento máximo aconselhável de cabo entre cada conexão fisica para o sinal não se perder ou ficar mais fraco?
 
Última edição:
o da cat.5e e o comprimento máximo é de 100 metros:002: ou vais fzr uma rede num campo de futebol?? lol

Ligas o router ao modem, o switch e o sevidor ao router (se este tiver portas LAN) e os pc's ao switch.
 
eu sabia que havia um limite em metros mas não sabia qual o valor...

tira-me só mais uma duvida... quando postaste querias dizer CAT5 ou CAT5e, ou o 5e é uma gralha? É que eu só conheço cabos CAT5.

As fichas são RJ45, e os fios podes-me dizer como se ligam nessas fichas, se não der muito trabalho? :)



obrigado
 
Última edição:
os switchs podes ligar em serie .. como os routers acabam por funcionar como switchs vai dar ao mesmo ..

tens um de 8 portas ligas outro de 8 portas .. ficas com 15 ... e assim sucessivamente
 
Back
Topo