crise no sector?

Eu tenho uma "lista negra" de empresas com as quais nunca trabalharia. Nunca passei por uma (má) experiência dessas mas conheço quem por lá tenha passado. A nível local é fácil identificar as empresas com esse tipo de prácticas quanto mais não seja através da partilha de informação nos circuitos de amizades.
 
Bem, vou aproveitar a minha pequena pausa para dizer o que penso desta situação. A meu ver, está-se já há muito tempo a entrar cada vez mais num ciclo vicioso do qual dificilmente sairemos. Uma vez que há pouco poder de compra, as pessoas querem menos trabalhos desta área e os que querem, querem pagar pouco por isso. Ora, posto isto, as empresas sentem mais dificuldades, e tentam cortar nos salários para fazer alguma margem. Com esta situação de salários baixos, os profissionais não aceitam essas condições de trabalho, o que os levam para o freelancing. Assim sendo, o preço da prestação dos seus serviços é claramente inferior aos de uma empresa, por motivos que todos conhecemos. Ao praticarem preços inferiores, trazem por si também mais dificuldades ao sector, porque os clientes passam a preferir esta solução. Assim as empresas não facturam e não podem oferecer melhores salários. Esta crise vai piorar ainda mais a situação, uma vez que se vai cortar em tudo o que se pensa ser menos importante... e todos sabemos que esta área é bastante desvalorizada. Quero deixar claro que não falo de casos extremos de quase escravidão, mas sim a salários equivalentes aos oferecidos numa qualquer loja comercial de uma grande superfície.
 
Mt simplesmente, a culpa é das pessoas que trabalham de borla. Neste momento estou a trabalhar em barcelona e aqui nao ha palhaçadas dessas. só para terem a noção, os estagiarios ganham por meio dia de trabalho (sem grandes responsabilidades) 400, 500 ou 600 euritos. Enquanto houver sange fresco a trabalhar de borla isto vai existir sempre.
 
Barcelona tem muita oferta e ganha-se substancialmente melhor que cá, mas o custo de vida tb é muito superior.
Também não se deve apontar o dedo a todas as empresas portuguesas até porque maus exemplos há em todo o lado.
 
O problema com as Artes Gráficas é que se calhar o sector está saturado e depois com esta crise ainda fica pior.

Mas pronto, estares a comprar Espanha com Portugal, é algo ofensivo (para eles).
 
Tens de tar a gozar?! Só queria que algum superior meu (neste momento e já há algum tempo não tenho nenhum:002:) me tivesse ofendido algum dia. Acho que engolia o teclado na hora.:D Enfim, por aqui se vê.

Atitudes dessas é que são desnecessárias, com um atitude dessas não és melhor que o patrão.


Mas esse anúncio é muito fraquinho. Já apanhei cada pérola. Há uns tipos que devem pensar que se tem de pagar para construir portfólio. Por esse prisma posso ir directamente às empresas e oferecer literalmente os meus serviços. Dessa forma ao menos estabeleço EU os contactos de onde podem surgir futuras oportunidades e não o contrário.

Este país está perdido nesta área. É só oportunistas. Que trabalhem eles ;)

Sim certamente o software deve ser barato para um jovem novato a iniciar carreira ir oferecer os seus serviços ás empresas. Quanto aos contactos tens toda a razão, no entanto o software não é propriamente barato, pelo que o estágio remunerado pode não ser assim tão mau.
 
Atitudes dessas é que são desnecessárias, com um atitude dessas não és melhor que o patrão.

Preservo a minha dignidade e não há valor nenhum que a pague. ;) Nenhum salário paga ofensas nem nenhuma empresa, por muito boa que seja, tem o direito de humilhar um colaborador. Se tu toleras esse tipo de coisas respeito, agora, eu não. E portanto a partir do momento que alguém me tratasse mal haveria várias formas de resolver as coisas. Deves ter reparado no smilie na parte do "engolir o teclado". Portanto não leves as coisas em sentido literal. Mas o mais provável era que se fosse insultado me levantasse na hora, rescindisse contrato e apresentasse queixa nas entidades competentes. Tão simples quanto isto. :)

Sim certamente o software deve ser barato para um jovem novato a iniciar carreira ir oferecer os seus serviços ás empresas. Quanto aos contactos tens toda a razão, no entanto o software não é propriamente barato, pelo que o estágio remunerado pode não ser assim tão mau.

Já que sem dúvida pareces ter o dom da verdade contigo deves saber que tendo as bases de design/comunicação podes trabalhar com qualquer software, incluindo os opensource. O efeito final vai na prática ser o mesmo. A forma como chegas lá é que será diferente.
 
Barcelona tem muita oferta e ganha-se substancialmente melhor que cá, mas o custo de vida tb é muito superior.
Também não se deve apontar o dedo a todas as empresas portuguesas até porque maus exemplos há em todo o lado.

olha que o custo de vida não é assim tao superior... e no final do mes vês que compensa. Mas ontopic... de novo, na minha opiniao nao sao as empresas que são más, é o ppl que gosta de trabalhar de borla, e como é obvio as empresas aceitam. (aqui tb ha pessoal a trabalhar de borla, uns pq são tótós e outros pq ganham outras coisas com isso)
 
olha que o custo de vida não é assim tao superior... e no final do mes vês que compensa. Mas ontopic... de novo, na minha opiniao nao sao as empresas que são más, é o ppl que gosta de trabalhar de borla, e como é obvio as empresas aceitam. (aqui tb ha pessoal a trabalhar de borla, uns pq são tótós e outros pq ganham outras coisas com isso)


Promessas com saco roto. A inexperiência torna as pessoas passivas de acreditar que estão a fazer algo pelo futuro, mas é coisa que não existe.
 
Realmente é uma festa, agora com a "crise"....

Colegas meus de turma quando acabaram o curso, foram procurar trabalho á Cofina e estavam a pedir 3 meses á borla....
No Carga de Trabalhos, já vi alguns anúncios em que pedem pessoas que saibam trabalhar com todos os programas do ramo das artés gráficas + HTML, flash etc....

Já agora, qual era o departamento da Cofina a que eles se estavam a candidatar?
 
Não que tenha mudado desde então... pensei que tivesse sido mais recente mas pelos vistos os costumes permanecem. No entanto sei que existem alguns departamentos em que isso não acontece mas infelizmente não se aplica a toda a empresa.
 
Em relação a barcelona, tive la uns dias e aquilo não me parecia muito mais caro do que cá também.
E também nem todos os sitios são assim. Há excepçoes. Já tive a trabalhar na area de 3D sem experiencia a nivel profissional anterior, a trabalhar meio dia e a ganhar o falor maximo que o freeza referio. Talvez um ponto importante é que a empresa era na margem sul e pelo que sube, a maioria do pessoal que vive em lx não tem muita vontade de trabalhar na margem sul, dai a escolha de pessoal ser pouca e talvez faça com que não se possa andar a jogar tanto com o preço de cada pessoa.

Sebem que ao fim de dois anos e tal, para as faltas de respeito constantes que foram caindo ao longo dos tempos que tive lá, o que recebia já era muto pouco mesmo! E a verdade é que eramos 5 e já sairam todos menos uma que é o unica que la tá a trabalhar...

Eu acho que meti num forum qualquer um anuncio que encontrei no carga e que pediam uns 16 items a nivel de conhecimentos, mais muito amor à camisola, trabalhar aos fins de semana e que apenas ofereciam um copo de agua. Tenho de encontrar isso para por aqui.
 
O problema de sair do país é conseguir construír uma "ponte" para lá chegar. Por "ponte" falo de conseguir comunicar com as empresas, de forma a apresentar portfólio e ser entrevistado, deslocar ao local para apresentação e ter alguma garantia de que lá vamos ficar, para posteriormente começar a procurar casa.

Não me importava nada de ir para Inglaterra, especialmente porque tenho perfeito domínio da língua e devido à existência de vários voos low cost, mas como disse, o problema é chegar até lá e ter um lugar quentinho à espera.

Em relação à "crise", enquanto fotógrafo, já tive pessoas a questionar-me porque raio haveriam de pagar por fotos quando têm máquina própria. :rolleyes: Assim como pessoas que aparentemente acreditam que os fotógrafos vivem apenas do ar, visto que as conversas acabavam sempre em "ah... Mas é pago?!". :rolleyes: Outras que afirmam que se não fosse pelo equipamento, faziam igual ou melhor. :rolleyes:

Por fim, a menos que seja alguma coisa que no nosso CV/Portfólio valha ouro, ou de prestígio no que diz respeito a aquisição de conhecimentos/experiência, concordo com o que já foi dito e acho que não se deve sequer colocar a hipótese de trabalhar de borla.
 
O problema de sair do país é conseguir construír uma "ponte" para lá chegar. Por "ponte" falo de conseguir comunicar com as empresas, de forma a apresentar portfólio e ser entrevistado, deslocar ao local para apresentação e ter alguma garantia de que lá vamos ficar, para posteriormente começar a procurar casa.

Na verdade só precisas de duas coisas: tomates para ir até inglaterra e algum dinheiro que te aguente uns 2-3 meses a procura de work. Pq comunicar com as empresas é quando lá estiveres.
 
Na verdade só precisas de duas coisas: tomates para ir até inglaterra e algum dinheiro que te aguente uns 2-3 meses a procura de work. Pq comunicar com as empresas é quando lá estiveres.

O problema está mesmo aí... É que se não fores com alguma coisa +- segura, primeiro tens que conseguir trabalho pago cá para te poderes aguentar lá.
Eu estou neste momento a aprender alemão e a juntar para ver se no verão dou um saltinho à terra dos automóveis. Vou tentar fazer uma formação, na qual tenho estadia paga, aproveitando pelo meio para procurar emprego.
 
Última edição:
O problema está mesmo aí... É que se não fores com alguma coisa +- segura, primeiro tens que conseguir trabalho pago cá para te poderes aguentar lá.
Eu estou neste momento a aprender alemão e a juntar para ver se no verão dou um saltinho à terra dos automóveis. Vou tentar fazer uma formação, na qual tenho estadia paga, aproveitando pelo meio para procurar emprego.

Qual e a formacao da para dizeres?(site, o que e...)
 
Back
Topo