Critica: Monitor Asus Proart 248QV

Bullit

Power Member
Queria um monitor sRGB completo, boas cores, 16:10 , calibrado, boa intensidade e boa flexibilidade no posicionamento, altura e 90º retrato - não muito grande para trabalhar com o meu portátil de 17.3".

Como veio calibrado deu para verificar que o meu portátil já sRGB nos 99%, 300nits com um profile .icm da notebookcheck.net até não está nada mal.

PROS:
Boas cores.
Calibrado de fabrica
Ecran Matte.
Boa intensidade 400nits para interior.
16:10 1920x1200
Posicionamento em altura, o facto de conseguir que a altura inferior do ecran consiga ficar ao nível da altura inferior do ecran do portátil é excelente.
Roda 90º ficando na posição de "retrato" ideal para escrever texto e tratamento de imagem embora os 16:10 já ajudem bastante quando não justifica rodar.
Uma data de opções profissionais Vídeo Rec.709 , sRGB (oficial por isso bloqueado a 150 nits, para poder variar o brilho do sRGB usar o Rec.709 que também é sRGB) , controlo de HUE, 6 cores separadas. temperatura, gamma.
Pensei que os 24" seria uma variação de tamanho demasiada para o 17.3" ao trablhar lado a lado mas não se verificou.
Também pensei que o ecran 16:9 do portátil com o 16:10 do monitor pudesse dar problemas com a tablet baratucha da wacom mas não se verificou.
Portas 4 USB's e pode ser usado como USB hub. Tem ainda colunas e entrada auscultadores mas para mim som não é relevante tenho portátil ligado ao Hi-Fi.
Software para controlo. Pode-se por exemplo ter uma configuração de ecran ligada a uma aplicação especifica.
Preço.

CONS:
IPS logo os pretos não são bem pretos o que se reflecte no contraste bom para IPS mas bastante inferior a um OLED.
Vem ainda com entrada VGA (além de HDMI e Display Port. A versão que troca a VGA pelo usb-c custa mais 50 euros e não julguei que se justificasse, uma pena. Seria melhor uma versão mais barata sem VGA e sem colunas de som.
Não tem HDR, mas o meu orçamento não dá para essas versões.
Não cobre a 100% Adobe sRGB e DCI-P3
75Hz.




Tinha um LG 22" que me custou ~170 há uns anos sem nenhuma das facilidades e embora já IPS longe da qualidade. Por cerca de 219.99 euros comprado na Worten, julgo que valeu bem a pena a diferença.
 
Última edição:
Back
Topo