CRYORIG TAKU - Bloco CPU

Marcocdi

Power Member
Ola malta mais uma vez.
Após desistência do 2°projecto devido à chegada de mais um membro da familia, creio agora ter condições para dedicar-me a uma 3a aventura.
A base será a caixa mini itx Cryorig Taku, onde a Lian Li também ajudou na sua concepção.

WGc9Kbe.jpg

eNRQIQm.jpg


vSUvRzO.jpg


suzdNQC.jpg


Já tenho umas ideias, vou simular no 3D... vamos ver o que vai surgir entretanto.

Cumps​
 
Última edição:
Olá novamente!

Já surgiram umas ideias para disposição dos componentes dentro da gaveta, o desafio vai ser incorporar sistema water cooling no CPU e GPU.
O espaço é algo limitado mas acredito que com os exemplos abaixo poderei conseguir algo.

Aqui está o que a originalmente a gaveta permite
L98KVjX.jpg


Aqui uma segunda hipótese...
qyZAuzO.jpg


...mas vou optar pela que da mais trabalho 😅
SdBOEED.jpg


...ando aqui a jogar tetris a quase ☺️☺️.
Bem mas acho que vou conseguir chegar ao pretendido, com calma as coisas acabam por acontecer.
3i0ozeh.jpg

c0VJ5LX.jpg

C0pdv8I.jpg
 
Última edição:
Olá novamente
Após estudo da distribuição dos componentes, decidi aumentar as dimensões da gaveta a fim de tornar mais versátil.
LEWMAIM.jpg


Desta forma já consigo colocar gráficas até 320mm e/ou gráfica itx de 180mm e radiador de 360mm.

fSOpS2r.jpg

fdTiBrx.jpg



Até breve 😉
 
Boas companheiros!

Já reparei que a malta aqui neste espaço na passa grande cartão mas deveria pois quem cria conteúdos merecia mais atenção 😊
Só para dizer que optei por fazer uma gaveta nova com as dimensões finais do aumento que incrementei.
Esta parte está "arrumada", fotos para breve.
Agora o objetivo passa por "reaproveitar a bomba EKWB D5 que tenho, mas as dimensões da mesma não são compatíveis para montagem na caixa, que só permite 73mm livres em altura.
5C8hZYd.jpg


SOLUÇÃO: Vou desenhar novo XTOP com pequeno reservatório incluído, imprimir na impressora 3D para confirmar cotas dimensionais antes de maquinar em acrílico.

Trago mais novidades para breve​
 
Boas.
Teoricamente/ prática não pois a montagem original tem um espaço morto em cada lado de 25mm conforme imagem.
Jnmq7vw.jpg

A ideia passará por remover esse suporte e fixar as corredicas da gaveta junto às verticais externas da caixa.
1jJoNBX.jpg

0UZs7cE.jpg



50mm de ganho parece pouco mas em mini ITX é o suficiente em muita coisa, no meu caso já me permite aproveitar a minha bomba 30W a 1500L/h.​
 
Última edição:
Boas.
Já tinha visto o teu tópico mas acabei por nem dizer nada, tal foi o nível de planos e tal que por aí vai 😁
Como vais alargar ? Adicionando chapa e soldando ? ou eventualmente com rebites ?
 
Boas.
Já tinha visto o teu tópico mas acabei por nem dizer nada, tal foi o nível de planos e tal que por aí vai 😁
Como vais alargar ? Adicionando chapa e soldando ? ou eventualmente com rebites ?
Ola.
Decidi fazer a gaveta toda nova, assim fica um todo, sem emendas.
Esta parte ja está concluída.
Fotos para breve​
 
Olá pessoal, nova gaveta concluída!!
Seguem algumas fotos...
zYOzCpk.jpg

ycqr0p5.jpg

TK7cKeW.jpg

VDhw552.jpg

ZKReRSq.jpg

yljcbxH.jpg

rpDhq31.jpg

zZFEefd.jpg

fLXHJl4.jpg


Reaproveitei extensão PciE, comprei adaptador 90º e fiz um bracket de fixação.
xiESU0W.jpg

4Tc537z.jpg



Próximos trabalhos será então no Xtop para a bomba D5.​
 
Última edição:
Cool ! ficou mesmo certinho como tinhas dito. Curioso como afinal deixaram esses cm a "mais" de cada lado para afinal, nada.

Foste tu a fazer o trabalho todo ? Corte, soldar, pintura ?
 
Cool ! ficou mesmo certinho como tinhas dito. Curioso como afinal deixaram esses cm a "mais" de cada lado para afinal, nada.

Foste tu a fazer o trabalho todo ? Corte, soldar, pintura ?
Sim, so comprei a chapa de 1mm, tudo o resto fui eu que fiz.
Ha que haver jeito também eheheh​
 
Última edição:
Ahh pois, a laser era outra coisa mas tambem não quis estar a encarecer mais a modificação.
Creio que não está nada mau, com algum cuidado as coisas acabam por ficar direitas, mas tambem algum pequeno defeito acaba por nao ser relevante já que os cortes vao ficar tapados pela MB e radiador.​
 
Ora boas.

Estou agora a trabalhar o posicionamento da bomba, a caixa so permite uma altura maxima de 74mm.
KgOHvfr.jpg


Podem ver abaixo que as dimensões, em altura, da bomba são as mesmas do que a caixa permite.
Ainda pra mais o IN do loop é precisamente no topo.
5C8hZYd.jpg


Vou então refazer o Xtop.
Enquanto isso desenhei um mount em 3D para que permita posicionar a bomba o mais baixo possível.
oef5sBI.jpg


Para o conseguir tive também de fazer pequeno entalhe no fundo do corpo e igualmente na borracha que prende a bomba.
4uB4cGz.jpg


Aqui ficam umas fotos da pré montagem.
PfElJNw.jpg

Jk4WASz.jpg


Aqui ja tambem com a montagem do radiador EKWB versao PE, são 40mm de espessura mais os 25mm das ventoinhas.
5tW9cHi.jpg
 
Última edição:
Boas, isto é um sonho antigo meu. Fazer um PC que caiba numa coisa destas. Já tenho Watercooling no sistema.

A acompanhar.

EDIT: Já agora pergunto, onde compraste a caixa?
 
Última edição:
Boas, isto é um sonho antigo meu. Fazer um PC que caiba numa coisa destas. Já tenho Watercooling no sistema.

A acompanhar.

EDIT: Já agora pergunto, onde compraste a caixa?
É meter mãos à obra companheiro.
Comprei num site de classificados na Alemanha.
É uma caixa dificil de encontrar, mas la apareceu uma e o vendedor fez o favor de a enviar para Portugal.
 
Pois, pelo que vejo a caixa nem passou do Kickstart.

Como é que isso chegou às mãos de alguém?

Curiosamente é um conceito que não se vê e é tão lógico.
 
Pois, pelo que vejo a caixa nem passou do Kickstart.

Como é que isso chegou às mãos de alguém?

Curiosamente é um conceito que não se vê e é tão lógico.
A caixa chegou às maos das pessoas que puderam dar os 280/300€ que valia aquando do seu lançamento;).
Hoje em dia vê se varias caixas a estes valores ou mais.
Ha carteiras pra tudo....​
 
Back
Topo