Artigo/Análise CryptoLocker: Nova super-versão de RANSOMWARE

Blue Zee

Power Member
Uma nova versão de RANSOMWARE muitíssimo mais perigosa e sem solução imediata está a atacar computadores em todo o Mundo.

Este malware invade o PC, encripta os dados e exige um resgate de 300 dólares/euros para enviar a chave de desencriptação.

A desencriptação é impossível sem a chave dos piratas.

ScreenShot1-640x498.jpg


Artigos a ler:

Cryptolocker Ransomware: What You Need To Know

While Malwarebytes cannot recover your encrypted files post-infection, we do have options to prevent infections before they start.

Fiendish CryptoLocker ransomware: Whatever you do, don't PAY
Decryption is difficult, if not impossible, unless a victim has access to the private key stored on the cybercriminals' server.

CryptoLocker ransomware - see how it works, learn about prevention, cleanup and recovery
CryptoLocker is different: your computer and software keep on working, but your personal files, such as documents, spreadsheets and images, are encrypted.
You’re infected—if you want to see your data again, pay us $300 in Bitcoins
None of the reddit posters reported any success in breaking the encryption.

Um artigo @Bleepincomputer de leitura obrigatória para os interessados nestes temas e com algumas, poucas, soluções de recurso:
http://www.bleepingcomputer.com/forums/t/506924/cryptolocker-hijack-program/page-26#entry3165383

Acima de tudo: NÃO PAGUEM!

Prevenção: Mantenham cópias de segurança actualizadas de TUDO o que é importante e que não podem perder.

Espero que não apareça ninguém por aqui com esta infecção.

Métodos de infecção já comprovados: phishing via correio electrónico e websites maliciosos.
 
Última edição:
Fogo! O que inventam agora!!

É bem pior que o tal da psp/pj! Espero não ser infectado por isto!
Desconhecia que ja existia tal virus.. Obrigado Zee!
 
Considerando o processo de infecção não parece viável neste momento.
No futuro não sei.

Mas como o interesse é raptar os documentos e exigir um resgate pela sua recuperação, não me parece que os sistemas linux sejam interessantes financeiramente.
 
Agora as más notícias:
It is going to get worse. We saw a massive increase in the last 2 days of new ransom ware droppers in attacks that are very likely to succeed with typical social engineering tricks.
...
Yesterday for example we saw thousands of emails sent by botnets with plausible tricks to get them to open the attachments.
They ranged from Amazon delivery notices (how many users will order from Amazon each day, if 5% fall for it, that is hundreds of thousands of potential victims)...
http://msmvps.com/blogs/bradley/archive/2013/11/13/batten-down-the-hatches-for-cryptolocker.aspx

Here's a first: Crooks who understand the importance of customer service.
CryptoLocker crooks launch 'customer service' site

Leitura interessante:
CryptoLocker Emergence Connected to Blackhole Exploit Kit Arrest

Resumindo: cuidado redobrado com os anexos de correio electrónico.
 
Mas como o interesse é raptar os documentos e exigir um resgate pela sua recuperação, não me parece que os sistemas linux sejam interessantes financeiramente.

Tendo em conta que os sistemas linux estão na base da maior parte de servidores a nível mundial, a nível de empresas não seria o mais vulnerável, mas supostamente o mais lucrativo.. Por outro lado pessoas que trabalham com Linux têm outro nível de conhecimentos na informática. Enquanto que qualquer pessoa usa Windows/Mac e é facilmente enganado.
Alguém tem outras teorias?

É curioso que há uma semana atrás andava à procura de novas rádios online e eis que o meu Norton bloqueou esse crytolocker
lingua.gif

Bolas se até o Norton bloqueia, não sei como é que alguém é afectado :P
Uso Firefox com Adblock Plus + Avira Free e não tenho problemas há muito tempo
 
Os métodos mais comuns e "eficazes" de infecção são via anexos de correio electrónico.

É verdade que felizmente já existe software de protecção adequado mas nada protege de um clique descuidado do utilizador.
 
Tenho ouvido falar bastante do Ransomware Cryptolocker

Ja alguem aqui apanhou ? E mais importante, conseguiram resolver ?


Citando coisas que apanhei na net:

Cuidado com os sites que dão para ver TV Online e com os anexos de emails desconhecidos. Este virus/malware/ransomware é do mais lixado que há, e faz parecer o famoso "virus da psp" uma brincadeirinha.



CryptoLocker é um vírus ransomware criado por criminosos virtuais. O virus está a ser distribuído através de kits de exploração que se infiltram no computador do utilizador utilizando as vulnerabilidades de segurança encontradas nos softwares desatualizados. O recursos mais comuns destes kits de exploração são mensagens de e-mail, sites maliciosos infetados e downloads drive-by. Note-se que, como kits de exploração dependem de softwares desatualizados para se infiltrar num computador, mantendo o seu sistema operacional e todos os programas instalados atualizados, podem diminuir muito o risco de ter um PC infectado por tais vírus ransomwares.

Após a infiltração bem sucedida, CryptoLocker encripta os ficheiros na máquina infetada e exige o pagamento de um resgate de 300 USD ou 300 euros, a fim de desbloquear o computador e desencriptar os ficheiros. Os criminosos virtuais exigem o pagamento do resgate utiizando Ukash, cashU, MoneyPak ou Bitcoin. Note-se que pagar esta multa seria igual a enviar o seu dinheiro para os criminosos virtuais e não há garantias de que os seus arquivos nunca sejam vai ser desencriptados. Em situação ideais, os proprietários do computador infetado devem remover este vírus e recuperar os seus ficheiros a partir do backup.

CryptoLocker

CryptoLocker encripta vários tipos de ficheiros (.doc .xls .eps .ppt. .ai .jpg .srw .cer) encontrados na máquina comprometida. Note-se que, enquanto o processo de remoção do vírus não é muito complicado, no momento de escrever este artigo não existem ferramentas conhecidas que possam desencriptar os ficheiros encriptados. Hoje em dia os vírus ransomwares estão a tornar-se cada vez mais complexos e, devido à capacidade de encriptação é especialmente importante ter backups dos seus ficheiros


1549544_10151946251759779_1900448260_n.jpg


1653453_10151946242624779_1488613046_n.jpg


1507688_10151946248989779_107621553_n.jpg


Mais info:

CryptoLocker

http://pplware.sapo.pt/informacao/saiba-como-se-proteger-contra-o-cryptolocker/

http://www.pcrisk.pt/guias-de-remocao/7359-cryptolocker

http://semvirus.pt/cryptolocker/


http://seumicroseguro.com/2013/11/27/cryptolocker-ransomware-sequestra-ate-arquivos-na-nuvem/

http://www1.hsbc.com.br/common/seguranca/artigo-seguranca-ransonware-sequestro-digital.shtml

http://www.bit.pt/cryptolocker-ja-afetou-mais-de-250-mil-utilizadores/

http://blog.kaspersky.com/cryptolocker-is-bad-news/

http://www.pcguia.pt/tag/cryptolocker/

http://www.internetsegura.pt/noticias/alerta-para-ameaca-cryptolocker#.Uud8a_up3yM

http://www.bspi.pt/1/post/2013/10/sophos-detecta-grande-actividade-do-malware-cryptolocker.html




Cryptolocker Ransomware sequestra até arquivos na nuvem


CryptoLocker RansomwareSequestros não existem apenas na vida real. Eles também não se restringem a ter pessoas como reféns. No mundo digital, sequestrar arquivos e exigir o pagamento de resgate não é mais raridade e no início de novembro o departamento de segurança digital dos EUA descobriu mais um caso, o ransomware CryptoLocker.

Ransomware CryptoLocker se alastra via phishing

O vírus infecta computadores e criptografa documentos que estão no HD da máquina ou em pendrives conectados nela. Além disso, ele consegue fazer o mesmo com arquivos que estão hospedados em serviços na nuvem, algo nunca visto antes nesse tipo de ameaça virtual.

Após o “sequestro” o ransomware CryptoLocker exibe uma mensagem na tela do aparelho contaminado, dizendo que a vítima deve pagar o resgate no valor de US$ 300 em até 72 horas, do contrário os documentos vão ser deletados permanentemente.

Até o momento a praga vem atuando apenas no território norte-americano, mas ela está se espalhando com rapidez, e a equipe que lida com emergências na área de segurança virtual no governo dos EUA, a US-CERT (US-Computer Emergency Readiness Team), emitiu um alerta sobre o malware na última quinta-feira (14).

Na maioria das vezes o ransomware CryptoLocker se espalha por phishing, técnica que consiste no envio de mensagens falsas com o objetivo de infectar dispositivos em busca de informações dos usuários. O mais comum nesse caso é o envio de e-mails em nome de grandes transportadoras dos EUA, como FedEx e UPS, contendo links ou anexos que levam o usuário a uma página que contém o vírus e contamina a máquina.

As recomendações para evitar esse tipo de problema são as mesmas: manter os softwares de segurança atualizados, assim como os demais programas utilizados no dispositivo. Além disso, nunca abra mensagens e/ou anexos de endereços de e-mails desconhecidos ou de serviços não solicitados. Até o momento não foi divulgada uma estimativa de quantas pessoas foram infectadas com o ransomware CryptoLocker.
 
Sempre gostei bastante deste tema de segurança e até hoje nunca tinha visto um deste género conseguir encriptar os ficheiros e ainda não haver solução (quando já se está infectado) é mau mas ao mesmo tempo "espantoso". Já há alguma novidade quanto ao meu ultimo ponto? Ao fim de tanto tempo acredito que este vírus já não passe por despercebido pelos antivirus e afins. Isto, partindo do principio que eles não estão a actualizar o dito cujo e continuem o trabalho pois acredito que já devem ter enchido os bolsos com uns bons milhares de $/€
 
Back
Topo