Artigo/Análise CryptoLocker: Nova super-versão de RANSOMWARE

Já vi qual é. Parece que se chama CryptON, existe uma ferramenta da Emisoft para desencriptar, mas apenas funciona se tivermos uma copia de um ficheiro encriptado... se não nada feito.
 
Boas, resolvi o problema com o Decrypter da Emisoft... Contactei o cliente que por acaso tinha 2 fotos guardadas que nao tinham sido encriptadas e isso foi o suficiente para desencriptar toda a informação.
Fica aqui a dica.
 
Boas Pessoal,
Pediram-me ontem ajuda para retirar um vírus de um PC , quando liguei o mesmo reparei que tinha todos o ficheiros do disco encriptados por esse maldito "Cryptolocker".
O PC em causa é de uma clínica dentária onde a minha namorada trabalha e os ficheiros que estão encriptados são super importantes pois estamos a falar de registos médicos, raio-X, etc.

Vou tentar mais logo a recomendação do @jorgec111 utilizando 1 ou 2 ficheiros que eles tinham enviado por email e que estão também no pc (encriptados).
Já agora, como posso descobrir qual a "versão" deste cryptolocker?

Obrigado!
 
Não, foi a primeira coisa que perguntei quando percebi a gravidade do assunto.
Ainda fiz restauro do sistema para os 5 dias anteriores mas continuou na mesma.

É tipico das pessoas, como nunca aconteceu um problema assim , nunca se pensa em fazer backups.
 
Está ai uma coisa complicada. Da experiência que tenho com estes vírus os dados são para esquecer.
Entretanto já devem ter saído mais software de desencriptação .

Boa sorte com isso.
 
Pois , eu fiquei com alguma esperança quando vi o post do @jorgec111 .
Logo à noite vou tentar utilizar as ferramentas que ele indicou e ver como corre.
Se tiver sucesso, coloco aqui o processo para ajudar a malta!
 
Uma vez que estamos a falar de registos médicos confidenciais, cuidado onde te estás a meter...
4 - O tratamento dos dados referentes à saúde e à vida sexual, incluindo os dados genéticos, é permitido quando for necessário para efeitos de medicina preventiva, de diagnóstico médico, de prestação de cuidados ou tratamentos médicos ou de gestão de serviços de saúde, desde que o tratamento desses dados seja efectuado por um profissional de saúde obrigado a sigilo ou por outra pessoa sujeita igualmente a segredo profissional, seja notificado à CNPD, nos termos do artigo 27.º, e sejam garantidas medidas adequadas de segurança da informação.
https://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/lei_6798.htm
 
hey again,
Falei agora com a responsável acerca dessa situação e segundo ela, não existe no disco informação confidencial acerca dos clientes neste PC, toda essa info está ainda em papel nos arquivos. Apenas estão Raio-X que tem indicado o numero interno de cliente (que segundo ela não é cofidencial).
Existe sim, documentação sobre a empresa e documentos pessoais.

Como sou boa pessoa ( acho eu) e numa tentativa de ajudar, estou a tentar resolver o problema como amigo.
Mas um obrigado pelo aviso, não fazia ideia desse tipo de leis e faz todo o sentido existirem!
 
Atenção que a lei não fala em dados confidenciais mas sim em dados pessoais....

a) «Dados pessoais»: qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respectivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»); é considerada identificável a pessoa que possa ser identificada directa ou indirectamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social;

b) «Tratamento de dados pessoais» («tratamento»): qualquer operação ou conjunto de operações sobre dados pessoais, efectuadas com ou sem meios automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a comunicação por transmissão, por difusão ou por qualquer outra forma de colocação à disposição, com comparação ou interconexão, bem como o bloqueio, apagamento ou destruição;

Tenho a certeza que estás a agir de boa fé e a tentar desenrascar a situação, apenas estou a alertar para as possíveis consequências que daí possam vir. Uma coisa é ir desenrascar as fotos do pc do amigo, outra coisa é mexer em exames médicos de centenas de pessoas de um consultório... Consultório esse que pode por desconhecimento nem estar a cumprir devidamente com esta lei...

Tens ali o link para a lei completa, se achas que está tudo ok, não sou eu que vou colocar entraves :)
 
Heey!
Consegui resolver! :msmiley1:

Eis o que fiz:
  • Comecei por instalar o Avast (para o que era acho que serve) para tentar limpar os ficheiros infectados no PC e tentar parar que o vírus do Cryptolocker afecte ainda mais ficheiros (ou encrypt novamente os mesmos ficheiros).
  • Graças ao post do @jorgec111 utilizei também o Emisoft Decrypter . No meu caso usei o Emsisoft Decrypter for Cry9.
Podem ver em cada um da lista quais as extensions. A mim não me aparecia em nenhum dos Decrypter's a extension que eu tinha nos ficheiros mas a mais parecida era ".<id>-sofia_lobster[a]protonmail.ch" e funcionou.
Em cada um dos Decrypter's teem um link para um PDF com "How to use" e é um processo bastante simples.

  • Necessitam apenas de ter 2 ou 3 ficheiros (bons) exactamente iguais aos que estão no PC de momento encriptados. Quando digo iguais refiro-me a nome, extension, tamanho etc.
  • Como o PC não era meu , não tinha obviamente cópias de nada mas lembrei-me de pedir acesso ao email deles e procurar por anexos que pudessem ter feito download para o PC.
Arranjei 2 ou 3 ficheiros ".jpg" e funcionou à primeira!

  • Apenas precisam de seleccionar os 2 ficheiros ( o bom e o encriptado) e arrastar para cima do ficheiro executável (.exe) do Decrypter.
  • Se correr tudo bem, irá abrir uma janela (console) com um loading a indicar que está a tentar fazer um brute force key.
Demorou a noite toda até encontrar a key, mas resultou!
  • Depois é só fazer next e irá aparecer os discos dos vosso PC para fazer Decrypt.
  • Demorou uns 15 mnts até fazer Decrypt a tudo (depende obviamente do numero de ficheiros que tenham no PC)

YEAHHHHHHH ESTÁ A BOMBAR!
Nota: Quando acabei reparei que tinha todos os ficheiros duplicados ( 1 bom e outro encriptado) e reparei que no Decrypter existe uma tab com um opção (checkbox) para remover os ficheiros encriptados.
Experimentem abrir algum dos ficheiros a ver se está tudo a bombar e se estiver , corram novamente o Decrypter com a opção para remover os ficheiros encriptados. Se correr bem, deverão ficar só com os ficheiros bons/originais.


P.S:
Quero agradecer ao @Warlord e ao @Razorlight pela preocupação e explicação acerca das leis que podia estar a transgredir acidentalmente!
É sempre bom aprender! :D
 
Última edição:
Pois andava... E voltei a alertar as pessoas da necessidade absoluta de ter backups!

Eu por exemplo até tenho um aviso semanal (adicionei no telefone, mas como está no gmail também recebo a notificação no PC :D) para fazer backups.

O que impede da MS (e a Apple, etc) de colocar um mecanismo para impedir estes programas de encriptar todo o disco? É que isso é uma bomba nuclear!

Outra questão, um programa deste deve precisar de umas valentes horas para encriptar caso o computador tenha uma quantidade enorme de dados não? Imagine encriptar um HD externo com 3 TB de filmes, musica, fotos? Se fosse manualmente fazer um programa que apenas fazia uma copia de cada arquivo e apagava o anterior sequencialmente iria demorar um tempo considerável, quanto mais o tempo de processamento para fazer o encrypt.

Ainda vou ver se monto um PC isolado, ligar um HDD cheio de documentos, fotos e afins e executar um payload destes :D
 
Última edição:
Acho que o uma vez alojado o virus e estando a funcionar sem ser detetado, ele deverá ter ficado várias semanas a queimar ciclos mortos do CPU para encriptar tudo.

O comportamento do virús deve ter alterado a partir de uma determinada data, caso contrário é muito fácil para os mais entendidos perceberem que alguma coisa está a queimar recursos no seu desktop.

Agora em empresas com software desactualizado e que as pessoas apenas estão a operar sobre um terminal nem dão pela burra. Ou um servidor que não está a ser monitorizado também é fácil isso acontecer.


O impacto em Portugal é grande?
 
O impacto em portugal é enorme.
Dos casos que já vi deste virus a maior parte da culpa é sempre do utilizador. Abrir anexos de emails a torto e a direito.

Nem todas as empresas conseguem ter os seu computadores atualizados por falta de dinheiro ou por dinheiro mal gasto.
 
Back
Topo