Multiplataforma Crysis Remastered

Eu não disse que o jogo era bem ou mal optimizado. Disse que para uns o jogo está mal optimizado e para outro o motor de jogo escala bem.
Penso que os devs sabiam que em 2007 o jogo não ia correr no máximo virtualmente em nenhuma máquina. Mas há semelhança do que outros fazem, quiseram ter uma base future proof.

E tu não percebeste o que eu disse..
A "optimização" não entra aqui em nada para o assunto .. O facto de estar pesado não significa que esteja mal optimizado.
O "para uns o jogo está mal optimizado" não faz sentido.. Se quiseres podes dizer "Disse que para uns o jogo está demasiado pesado" ..

Penso que os devs sabiam que em 2007 o jogo não ia correr no máximo virtualmente em nenhuma máquina.

O facto de não correr ao maximo em nenhuma máquina da altura ou dos anos seguintes não significa que não esteja optimizado.

A versão PC é a versão premium que só vários anos mais tarde foi jogada no máximo. Nesse contexto, há vários anos a versão das consolas foi apelativa para muitas pessoas.

Edit: Agora, 13 anos depois, é fácil evidenciar a superioridade da versão PC. Mas em 2007, nenhum PC corria o jogo com a superioridade presente na comparação mencionada.

- Já quando saiu no PC corrias com melhor qualidade.
- Não foram precisos 13 anos para isso.. Se bem me lembro já em 2010 tinhas hardware a correr praticamente ao maximo
 
Edit: Agora, 13 anos depois, é fácil evidenciar a superioridade da versão PC. Mas em 2007, nenhum PC corria o jogo com a superioridade presente na comparação mencionada.

Em 2007 já tínhamos a série 8800 e nesta já tínhamos GPUs capazes de correr o Crysis.
A 60 fps, o dobro das consolas.
Numa resolução de 1280x1024, que era muito mais alto do que os 720p das consolas.

vsUltra-Crysis.png


Do site anandtech, em Dezembro de 2007. Um mês depois de sair o Crysis.
https://www.anandtech.com/show/2396/3
 
Existe uma diferença entre "dar o máximo" e apenas "ser competitivo". O CRISIS foi muito um jogo tech show. "Olhem só de que o nosso motor de jogo faz... Por acaso ninguém o quer usar também?

O Crisis nunca correu no máximo em 2007, 2008 etc... mas poderia correr bem e acima das consolas mas isso é virtualmente verdade para todos os jogos.

Facto é que comparar uma versão fechada com uma versão que foi evoluindo ao longo dos anos necessita de contexto. Por muito tempo, a qualidade da versão PC que vimos lá atrás foi inatingível.

Depois, contextualizem o que é "o máximo". É ter absolutamente tudo "cracked up" incluído AA, resolução, e frame rate? Isso a 8800gts 512mb também não fazia. Era competitiva face as consolas sem dúvida, como foi dito...

Edit: Aposto que este CRISIS REMASTERED, em muitos aspectos é uma compilação oficial e com mais uns retoques, dos melhoramentos (mods mais interessantes) que a comunidade foi fazendo.

Se eu tivesse a gerir uma software house faria isso.
 
Última edição:
A 8800GTS não era apenas competitiva com as consolas, era um GPU várias vezes superior ao que tínhamos na PS3 e X360.
E como podes ver, pelo teste do Anandtech, já tínhamos hardware bem capaz.
O problema é quando se liga o MSAA, que é uma das formas de AA mais pesadas, o desempenho cai a pique.
Sem o MSAA, estas gráficas já correm o Crysis com settings no máximo a 1280x1024, que era a resolução mais usada da altura, e ficávamos muito próximo dos 60 fps.
Desligas o DX10 no Vista, ou corres em Win XP e o desempenho sobe logo uns 10 fps.
Por isso, andares a dizer que aquela qualidade era inatingível é mentira.

È preciso ter em conta que o Crysis na PS3 e X360, basicamente corre com settings em low, a 720p e a 30 fps.
Dizer que as consolas eram competitivas, quando correm muito pior do que no PC é um erro crasso.
 
É uma questão de contexto. Quando era miúdo, quem me dera ter alguém mais velho que me "emprestadasse" uma consola antiga com vários joguitos. Ser 720p low @ 30fps não interessa porque se divertem, porque nessa plataforma não haverá muito melhor à época e porque essas pessoas também nunca viram nada imensamente superior. Além disso, arranjam jogos entre o grátis e o quase grátis. Depois, podem falar com os amigos: "estou a jogar o Crisis, estou naquela parte assim e assado..." "Certo, eu já fui ao fim experimenta isto e aquilo. O que achas da parte em que fulano faz aquilo assim e assim?" Ou seja, as coisas não são preto no branco, muitas vezes.

Edit: 720p num monitor de 21"ou numa tv hd ready ou de pequena dimensão não era mau no contexto daquela época.
 
Última edição:
Então já mudaste o argumento de que os PCs da época não corriam o Crysis, para só o pessoal que joga nas consolas é que se diverte....

Vou-te contar um segredo. Há mais de 20 anos que tenho consolas e PC. E divirto-me em ambas as plataformas.
 
Então já mudaste o argumento de que os PCs da época não corriam o Crysis, para só o pessoal que joga nas consolas é que se diverte....

Vou-te contar um segredo. Há mais de 20 anos que tenho consolas e PC. E divirto-me em ambas as plataformas.
Offtopic:
Oh diabo, não me digas que também és do tempo do Paradise Cafe...
Isso é que eram jogos.

Ontopic- Corriam sim senhor, que comprei uma 8800GTS de propósito pra jogar o Crysis.

E joguei...em quase toda a sua glória.

Não havia 4k, mas o jogo sempre foi a beleza que se vê nos vídeos.

Ainda me lembro do Patch da iluminação e tudo...

Saudades... de ser novo...
 
As melhores memórias que tenho desta série são a música principal do menu do 2 e da ação frenética quer da campanha, quer do multijogador. Joguei á trilogia, por esta ordem 2, 3 e 1. O 2 para mim foi o melhor, muito joguei ao multijogador, cheguei a tirar a Platina, que não era nada fácil.
 
As melhores memórias que tenho desta série são a música principal do menu do 2 e da ação frenética quer da campanha, quer do multijogador. Joguei á trilogia, por esta ordem 2, 3 e 1. O 2 para mim foi o melhor, muito joguei ao multijogador, cheguei a tirar a Platina, que não era nada fácil.

Platinar o Paradise Cafe é obra !
 

Digital Foundry's love for Crysis is well known and only ever grows stronger - and for uber-fan Alex Battaglia, the chance to visit Crytek HQ, check out all versions of the game and talk to the developers was nothing short of a dream come true. Join Alex and John for a tour of the Crytek offices and get your first look at work-in-progress footage of Crysis Remastered running on Xbox One X. Like what you see? This is just the beginning...
 
Offtopic:
Oh diabo, não me digas que também és do tempo do Paradise Cafe...
Isso é que eram jogos.

Ontopic- Corriam sim senhor, que comprei uma 8800GTS de propósito pra jogar o Crysis.

E joguei...em quase toda a sua glória.

Não havia 4k, mas o jogo sempre foi a beleza que se vê nos vídeos.

Ainda me lembro do Patch da iluminação e tudo...

Saudades... de ser novo...

Incrível, 12 anos...


Está quase!!!
 
Back
Topo