PC Crysis Remastered

Crytek has paid €140000 for using Denuvo in Crysis Remasted for one year

In case you weren’t aware of, ransomware gang “Egregor” leaked data it has obtained from the internal networks of Crytek in October 2020. These documents leaked Crysis 2 Remastered and Crysis 3 Remastered. They also leaked Crytek’s future development plans. And, according to these documents, Crytek has paid €140000 for using Denuvo in Crysis Remasted for one year.

According to the agreement between Denuvo and Crytek, the fee would be lowered to €126000 in case the game came out prior to its initial release date. That initial release date was March 31st, 2021.

After the initial 12 months, Crytek must pay €2000 for each and every month. Crytek must also pay €60000 extra fee for products that receive over 500000 unique activations in 30 days.

Additionally, Crytek will have to pay €10000 extra fee for each storefront. Thus, if Crysis Remastered on Steam has Denuvo, Crytek will have to pay that additional amount of money.

What we also find interesting here is the extensive “piracy” support that Denuvo offers. According to the documents, Denuvo scans for piracy releases and informs the developers/publishers. Moreover, it provides manual piracy monitoring. Not only that, but it provides manual profiling of the game for performance uncritical functions (when using this anti-tamper tech).

Lastly, these leaked documents confirm, once again, Crysis 2 Remastered. According to them, Crysis 2 Remastered will also use Denuvo, and will be timed-exclusive on Epic Games Store.

Estes gajos são capazes de ter gasto mais dinheiro com o Denuvo, do que a fazer o remaster....
 
Isto só fazia sentido caso se o Denuvo "falhasse" antes de x tempo eles poderem receber o dinheiro de volta hehe. É que pagar isso tudo em remaster´s de jogos que poucos (digo eu) irão comprar logo no início e ainda para mais quando nem todos os jogadores tem computadores para os jogar é uma alta jogada para falir mais depressa.
 
Eu honestamente nao sou contra o Denuvo.
Mas se eu fosse dev e o incluísse, tinha de ser contrato mensal.
Assim que alguem fizesse um bypass, acabava-se o dinheiro para os senhores da Denuvo, e removia o DRM e lançava de imediato na GOG.

Mas isto sou eu.
O que me enerva é, muitos devs terem o seu denuvo "violado", e mantem o DRM lá ativo como se aquilo ainda tivesse a proteger alguma coisa (estou a olhar para ti ubisoft).
 
A partir do momento que compras um jogo e tens uma DRM que afecta directamente a performance dele, não estou a ver como é que alguém pode ser a favor muito sinceramente.
 
@PanterA Não é uma questão de ser a favor, logicamente preferia tudo sem DRM.
Mas consigo-me por na pele de uma dev team/publisher, se conseguirem provar que tem mais lucro com X proteção porque mais pessoas compram, então porque não?

Pelo menos nos primeiros meses no launch period deve fazer sentido para a software house a implementação.

Eu acredito que o DRM tem efeitos positivos nas vendas porque uma mão não me chega para contar as pessoas que conheço que só compram os jogos quando são MP Only ou quando tem Denuvo e sabem que vai demorar a ser violado como os jogos da Ubi, se for um SP sem proteção, nem compram, vem logo por outros meios grátis.

Agora se compensa financeiramente essa implementação, isso é a dev team que tem que saber.

Como consumidor, honestamente não me afeta muito na questão da performance, a perca de performance é mínima, afeta-me bem mais quando os devs não optimizam nada e isso tem bem mais impacto que o DRM :D

O que me afeta no DENUVO é a falta de brilho das dev teams ou das publishers,
Que quando veem do DRM violado, não conseguem pensar que se calhar podiam remover aquilo.

E se não foi violado ao menos passado anito remover na mesma visto que a maior parte das vendas já foi feita, e se algum dia os servers da DENUVO forem à vida, ficamos com um produto que vale 0 e eles feitos idiotas continuam a pagar por um DRM para meia duzia de gatos-pingados irem a comprar durante o ano lol.

São estas coisas que não compreendo.
 
Epah, que metam as DRM todas que quiserem para protegerem o seu trabalho, nada contra, mas ao menos tenham a noção de fazerem algo que depois não afecte o cliente onde essas próprias camadas de DRM ultra abusivas capam bastante o produto final. Já passaram por aqui uns artigos com benchs e analises, neste caso da denuvo, e aquilo sinceramente metia medo e não me pareceu tão mínimo como referes.

Mas no caso deste Crysis não deixa de ser irónico que pagaram aquele valor exorbitante, com a empresa na penúria e a dita protecção só durou um mesito e piques. Parece que estão mais preocupados com a DRM que o jogo em si.
 
Eu até compreendo que os estúdios queiram evitar a pirataria.
Mas aquilo que se tem visto, é que os DRMs têm pouco efeito a evitar a pirataria.
Pior que isso, muitos estúdios mantém o Denuvo, mesmo após este ser crackado.
Ou seja, os clientes que pagam continuam a ter os problemas dos DRMs, mesmo quando os piratas já podem jogar à vontade.
Muitos dos jogos, só retiram o Denuvo um ano depois do lançamento. E muitos nem depois disso.
Ou seja, os clientes que pagam ficam sempre com a pior versão do jogo.
 
Se os Devs fizerem bons jogos não têm que se preocupar com os DRMs, como o caso do Witcher, saiu logo na GOG (que basicamente era sacar, instalar e jogar para quem não comprava, nem crack precisa). E no entanto vendeu que nem pães quentes... E com o Cyberpunk (se sair tão bom como se vê) vais ser igual! Façam bons jogos em vez de se preocuparem com DRM's...
 
Nova patch e suporte para DLSS:

Crysis Remastered PC Patch 2.1 Release Notes
General

  • Added DLSS by Nvidia to Crysis Remastered.
  • Improvements made to the tutorial descriptions in all languages. Corrected many placeholders and incorrect prompts.
Bug fixes #1
  • Fixed an issue that caused the rocket tutorial prompt to not be correctly displayed in Traditional Chinese.
  • Fixed an issue that caused the camera shake to be too intense while using the mounted MG with armor mode enabled.
  • Also fixed an issue that prevented the alien AI from exploding which prevented mission progress on Exodus, Fleet and Paradise Lost.
  • Fixed an issue that resulted in Armor mode being active at the beginning of a mission.
  • Fixed the missing audio tied to the SCAR in the intro cutscene on Ascension.
  • Also fixed a CRYENGINE crash that could occur on Exodus – Sphere.
  • Fixed the translations of the Classic Nanosuit mode control tutorial in all languages (previously only shown in English).
  • Fixed an issue that caused the controller tutorial prompts to display mouse and keyboard instead throughout the game.
  • Also fixed a crash that could occur on Reckoning – Fleet.
  • Fixed an issue that resulted in the FPS counter showing the incorrect information.
  • Fixed several bugs that caused the incorrect information to be displayed in the tutorial prompts for the controller.
  • Also fixed several tutorial descriptions that would appear in the wrong languages when using the Traditional Chinese language settings.
Bug fixes #2
  • Fixed a missing tutorial prompt from the VTOL rockets in the Traditional Chinese language on Ascension.
  • Fixed a placeholder from the “fire minigun” tutorial prompt on Ascension when using mouse & keyboard.
  • Also fixed an issue that resulted in the English translations appearing for the Classic Nanosuit controls tutorial when using other languages.
  • Fixed some Italian localisation issues (removed placeholders and added correct text).
  • Fixed an issue that caused placeholders to appear in the HUD when the Japanese language was selected.
  • Also fixed an issue that occurred when trying to ADS on any mounted machine gun while using a controller. Previously this would incorrectly activate the cloak instead of aiming down sights.
  • Fixed an issue with the animations for some CEPH scouts.
  • Fixed several placeholders that appear in the Classic Nanosuit menu.
  • Also fixed some shadows that would disappear depending on the camera angle on Contact – Island.
  • Fixed some disappearing prompts from the Classic Nanosuit wheel.
 
Depois de o jogo estar crackado, o que acontece em poucos dias, na maior parte dos casos, manter o Denuvo é apenas uma birra, que prejudica quem compra jogos originais.
 
Como assim a proteger se o mais difícil foi feito? É só replicar o mesmo nos updates e nos DLC's...

A ideia que tenho é que quando um jogo com Denuvo é crackado, no próximo update modificam a versão do Denuvo usada, e não compensa às "teams" terem o trabalho todo de novo só por causa de updates e DLC's.

Essa é a principal razão de manterem.

Se estiver errado, que me corrijam, mas penso ser isso.

Depois de o jogo estar crackado, o que acontece em poucos dias, na maior parte dos casos, manter o Denuvo é apenas uma birra, que prejudica quem compra jogos originais.

Olha que não. O Denuvo está muito forte e a tendência é chegar a um ponto em que vai ser impossível crackarem.

Tens vários jogos que ainda não conseguiram.

Por mim é-me igual, ter ou não ter Denuvo. Pago pelos meus jogos e nunca senti qualquer limitação devido ao jogo ter o Denuvo em cima.
 
Back
Topo