PC Crysis

Boas, no outro dia apanhei o crysis + warhead a 5 euros no steam e pensem que se lixe vou jogar isto com o meu sistema actual com uns Mods em cima e relembrar um jogo que me trouxe de volta ao gaming após uns anos de jejum.
Na altura que saiu como sabem aquilo simplesmente dava cabo de tudo, eu comprei uma HD4870 1gb + [email protected] (OC) até jogava em very high mas sem AA e com os fps pouco acima dos 25, mas lá se jogou.

Agora com uma GTX780 e um i5 [email protected] pensei que a coisa fosse um bocado diferente, mas enganei-me, tenho os fps a 30 ás vezes menos em certas zonas e não sobem muito mais que 60.

Já andei a ler pela net e parece ter a ver com um terrivel optimização do jogo, nada de novo, já na altura se falava nisso, o que eu não entendo é que embora apenas 2-3 cores do cpu sejam utilizados os mesmos nunca ultrapassam os 50-60% de utilização e na gráfica ainda pior, não a vejo passar dos 50%.

Outra coisa que reparei é que independentemente das alterações que faça não vejo melhorias, por exemplo uso o AA a 16xQ, mas se o tirar não tenho aumento de fps, apenas noto que a utilização da vram baixa um pouco.

O que estará a impedir tanto o cpu (mesmo que sejam apenas 2 ou 3 cores) de funcionarem a 100% e sobretudo a gráfica, pois não deve ser por bottleneck do cpu uma vez que o próprio cpu também não está a 100%.

Cumprimentos
 
Sim, o crysis original era super mal optimizado. Eu com Q6600 e 2x GTX 295 andava pelos 40/50fps com tudo no máximo na altura se não me falha a memoria.
Como anda a ram ?
 
A ram por acaso não vi, mas tenho 8gb instalado.

Eu sei que o jogo é mal optimizado mas nunca pensei que com o meu sistema actual fosse tão mau.
E como disse, nem o cpu nem a gráfica passam dos 50-60% de utilização, mesmo quando os fps baixam para 25.
 
Quase de certeza que isso é um problemas de drivers da placa gráfica, ou algum dos mods que instalaste está a marar o jogo.

Experimenta a versão Vanilla do jogo e depois deixa cá o feedback.
 
Logo á noite a ver se tenho 30min para o revisitar. ando a testar novas ram's e pode ser uma boa desculpa para andar lá novamente uns minutos.
 
Eu comecei por utilizar a versão vanilla, e como comecei o jogo de novo mal cheguei aquela parte onde fica de dia os fps foram logo para 30, entretanto estou apenas a usar packs de texturas e nada de TOD's, experimentei o Blackfire mas não gosto nada por isso mantenho apenas as texturas HD.
Logo já instalo os ultimos drivers da placa, mas uma vez que é um jogo antigo parto do principio que ter os ultimos ou os penultimos drives como é o meu caso não deve ter muita influência.
 
Eu acho que vou na mesma onda, sempre adorei o Crysis.

Já somos 2, sou gamer á muitos anos, mas entre 1999 e 2007 pouco joguei, voltei a comprar um pc para jogos que descrevi acima em 2008 por causa de ficar fascinado com o Crysis, entretanto já joguei todos, sendo que este, pelo impacto que teve na altura acaba por ser especial.
 
Estive a experimentar no meu modesto sistema (portátil) da minha assinatura e a 1920x1080 4xAa in game tudo Very High versão Vanilla da Steam tenho cerca de 25-30fps zonas mais fechadas perto dos 40, o que para o sistema em causa, creio ser normal, isto no primeiro nível.

Ah, no meu caso tive de regredir e utilizar os drivers 347.52 pois os últimos (347.88 creio)c ausavam-me problemas com o Optimus (placa dedicada sempre on).

A inteligencia artificial do Crysis era horrorosa se bem me lembro.

Era mais ou menos, tu com um super-fato é que se calhar eras overpowered para eles :-D
 
Boas, após vários testes descobri a razão para a baixa performance neste jogo, sendo um jogo que no máximo pede 1 ou 2 cores os mesmos devem ser rápidos.
No outro dia retirei o overclock do meu pc e corri o Crysis e qual não foi o meu espanto que o jogo estava bem melhor, em vez de andar nos 30fps e ás vezes até abaixo disso estava mais nos 40fps.
Entretanto de forma a testar o sistema descarreguei e corri o cinebench R15 single core e em stock deu-me um resultado de 95 e em multithread de 334, já com OC a 3.8Ghz o resultado em multitrhead foi de 435 mas em single core baixou para 80, estranho, alguém me pode dar umas luzes para o que se está a passar.

Cumps.
 
Logo já vou fazer isso, mas vou começar mais de baixo, ou seja aumento um pouco o OC e testo com o cinebench single core a ver se aumenta o score, caso se confirme aumento mais um pouco até a achar o sweat spot ou tentar descobrir qual o problema.

O estranho é no multithread ser mais rápido e em single bem mais lento. Na altura que fiz OC lembro-me de ter corrido alguns benchmarks mais vocacionados para gráficos mas também testei no 3Ds max uma cena que lá tinha e tive ganhos substanciais mas nunca me tinha apercebido que em singlecore a performance tinha baixado, até porque nem tem grande lógica penso eu.

Mas o que é certo é que tanto no Crysis que está optimizado para 1 ou 2 cores tanto no WoT que pelo que li tem o mesmo problema a mudança de gráfica deixou muito a desejar.

Tive a ver comparativos com outros sistemas semelhantes e no multithread estavam ela por ela entre 430-440, enquanto em single core em outros i5 [email protected] dava +120 e no meu apenas 80, algo muito estranho se passa :shifteye:
 
Back
Topo