Crytek Announces CryENGINE®3!

imagina um mundo sem pcs para jogos,se calhar ainda estavamos todos a jogar snes,e é isso que me preocupa quando eles fazem os motores com consolas em mente em vez do pc.
eu lembro-me kando a snes saiu, os PCs da altura nao eram capazes de fazer akeles graficos (supermario 64). tb me lembro kando a PS2 saiu o PC estava (e esteve) atras, o ponto de mudanca deu-se numa altura em k o PC ja tinha apanhado as consolas e kando passaram a usar graficas desenvolvidas pelas 2 grandes marcas de placas graficas para PC, Ati e Nvidia. A partir do momento k tens o PC e consolas com hardware ekivalente (capacidade grafica), como os ciclos das consolas sao muito largos o PC passou imediatamente a frente, e vai continuar a frente ate a proxima geracao de consolas, altura em k as coisas devem voltar a ekilibrar, mas a nao ser k haja uma mudanca de politica (uma nova arkitectura k roupa as barreiras actuais) as consolas nao saltar a frente do pc, e mt sinceramente, pelo andar das coisas o sentido e exactamente esse, cada vez mais as consolas sao semelhantes ao PC, permitindo as editoras conseguir lancar jogos multi-plataforma com muito menor esforco.
 
Fico a aguardar pela demonstração do engine no PC, supostamente este CryEngine 3 será um CryEngine 2 escalável para as consolas, pelo que nos PCs deverá estar pelo menos ao nível do 2. Posso dizer que tem potencial para rivalizar o melhor que já se viu nas consolas - tenham em conta que isto é apenas uma demonstração do engine, não estão a apresentar nenhum jogo -, apenas quando comparado ao que já se viu do CryEngine 2 é que se pode considerar desapontante. Nota-se especialmente a redução abrupta da escala, lighting inferior, ausência de motion blur, pior qualidade de imagem (tem um aspecto bem mais artificial e também se nota bastante dithering e filtros de baixa qualidade) e a natural redução da qualidade da geometria, texturas, LODs, shaders, post-processing e afins. Digo isto depois de ter visto a versão HD do vídeo, que também sofre de alguns problemas de compressão graças à IGN.

Quanto à nomenclatura, até aposto que eles decidiram chamá-lo de CryEngine 3 por causa do UE3 e porque é uma melhor decisão de marketing lançar uma nova versão do engine do que afirmarem que o CryEngine 2 já é escalável para consolas.
Só espero que sim,que tenha pelo menos o mesmo poder que o cryengine2,mas como o crysis não mostra o verdadeiro poder do cryengine2,e até tinha algumas falhas como ser mais especifico para nvidia,mas como ao que parece eles redesenharam a API,e alem de ser altamente escalavel agora,tambem tem suporte opengl,alem de uma melhor performance de certeza em relação ao 2,talvez acabe a necessidade de usar uma placa nvidia para o jogo se sentir em casa.
E nas consolas imagino,assim que fizerem um jogo para elas,ele vai ser altamente optimizado,e vamos ver finalmente os graficos que devia haver nestas consolas,aquilo que a gente vê no video nem sequer optimizado foi,por isso parem de comparar a jogos já existentes,como o KZ2 e Gears of War 2 que são jogos acabados,com o motor grafico estavel em jogo, e todos os efeitos,este motor vai bate-los assim que sair um jogo decente com ele,não devo ter sido unico a ver os efeitos de particulas das explosões,e da luz e animações das palmeiras,estava bastante impressionante para uma consola e nem optimizado está,se calhar a ubisoft até o podia utilizar no proximo rainbow six,era uma boa ideia.
 
Última edição:
eu lembro-me kando a snes saiu, os PCs da altura nao eram capazes de fazer akeles graficos (supermario 64). tb me lembro kando a PS2 saiu o PC estava (e esteve) atras, o ponto de mudanca deu-se numa altura em k o PC ja tinha apanhado as consolas e kando passaram a usar graficas desenvolvidas pelas 2 grandes marcas de placas graficas para PC, Ati e Nvidia. A partir do momento k tens o PC e consolas com hardware ekivalente (capacidade grafica), como os ciclos das consolas sao muito largos o PC passou imediatamente a frente, e vai continuar a frente ate a proxima geracao de consolas, altura em k as coisas devem voltar a ekilibrar, mas a nao ser k haja uma mudanca de politica (uma nova arkitectura k roupa as barreiras actuais) as consolas nao saltar a frente do pc, e mt sinceramente, pelo andar das coisas o sentido e exactamente esse, cada vez mais as consolas sao semelhantes ao PC, permitindo as editoras conseguir lancar jogos multi-plataforma com muito menor esforco.
Em parte estas enganado,alem que na altura do supermario 64 que adorei jogar na altura,já havia jogos superiores no pc,tipo o Quake2,alem de em 1995 a id software ter lançado o doom.
 
Gostava de saber quanto custa uma licensa para usar o Cryengine ou o motor da epic.

O motor da Crytek é superior mas o numero de licensas vendidas é irrisoria comparada com a da Epic, era normal a optimização e o salto para as consolas.
 
eu lembro-me kando a snes saiu, os PCs da altura nao eram capazes de fazer akeles graficos (supermario 64). tb me lembro kando a PS2 saiu o PC estava (e esteve) atras, o ponto de mudanca deu-se numa altura em k o PC ja tinha apanhado as consolas e kando passaram a usar graficas desenvolvidas pelas 2 grandes marcas de placas graficas para PC, Ati e Nvidia. A partir do momento k tens o PC e consolas com hardware ekivalente (capacidade grafica), como os ciclos das consolas sao muito largos o PC passou imediatamente a frente, e vai continuar a frente ate a proxima geracao de consolas, altura em k as coisas devem voltar a ekilibrar, mas a nao ser k haja uma mudanca de politica (uma nova arkitectura k roupa as barreiras actuais) as consolas nao saltar a frente do pc, e mt sinceramente, pelo andar das coisas o sentido e exactamente esse, cada vez mais as consolas sao semelhantes ao PC, permitindo as editoras conseguir lancar jogos multi-plataforma com muito menor esforco.

Isso não é bem verdade, mesmo durante a geração da PS/N64/Saturn o PC esteve à frente a nível tecnológico, o MGS é geralmente considerado como o maior "salto" dessa geração de consolas (depois do SM64 em 96) e ainda assim não estava ao nível do Unreal que saiu no mesmo ano. E mesmo antes disso a grande evolução era feita pelos developers ocidentais como a id Software, que ainda nem sequer marcavam presença nas consolas. A diferença é que nessa altura eram poucos os jogos que realmente davam grandes passos em frente a nível tecnológico quando se compara ao que tem acontecido nos últimos 6 anos, pelo que era muito mais difícil explorar o hardware existente e as consolas tinham mais facilidade em acompanhar a evolução tecnológica, não quer dizer que ela não estivesse presente.

Já na sexta geração (PS2, Xbox, GC e DC) isso praticamente não se verificou, nessa geração a Dreamcast até esteve algum tempo à frente no que diz respeito às consolas (com o Shenmue a tentar rivalizar com o UT, Giants: Citizen Kabuto e Quake 3 Arena), só que a evolução já se notava cada vez mais e tinhas jogos como o Max Payne a saírem e a superarem todas as expectativas. O MGS 2 e Splinter Cell também devem ser mencionados (também presentes no PC, embora o MGS só tenha saído algum tempo depois), só que entretanto tinhas jogos como UT2k3, Mafia e Dungeon Siege a elevarem de novo a fasquia. Isto até ao final de 2002, a partir daí o fosso só continuou a aumentar.

Só uma pequena nota, Super Mario 64 na SNES? Eu calculei que te tivesses enganado e quisesses dizer N64.
 
Última edição:
Gostava de saber quanto custa uma licensa para usar o Cryengine ou o motor da epic.

O motor da Crytek é superior mas o numero de licensas vendidas é irrisoria comparada com a da Epic, era normal a optimização e o salto para as consolas.
Olha o unreal e o cryengine não sei,mas no site da idsoftware tem lá os preços do idtech 4 e não são nada baratos,agora imagino o cryengine 2,se calhar até foi isso que assustou algumas produtoras.

EDIT:Esquece não foi no site deles,mas tambem já não me lembro onde foi,mas o preço rondava os 300000$.
 
Última edição:
sim N64.

Super Mario 64 saiu a June 23, 1996
Unreal saiu 2 anos depois: May 22, 1998

e kem e k tinha pc para jogar unreal decentemente kando ele saiu? mt pouca gente...
 
Por isso é que eu comparei o Unreal com o MGS que saiu na mesma altura. Em 1996 basta comparares com o Quake ou o Tomb Raider, ambos de topo na sua altura e revolucionários.

Quanto a ter PC decente para o Unreal, eu tinha e de certeza que muita gente também, caso contrário o Unreal e UT (que saiu no ano seguinte) não se tinham tornado tão populares.
 
A Engine ainda está em desenvolvimento, por isso ainda há muito tempo para melhorar.
O problema não é esse,o problema é que imagina que fazem um jogo usando o engine,para ps3,xbox360 e pc,achas que a versão pc vai ser como deve ser? não me parece,eles apenas fazem uma conversão e prontos,é disso que gosto na id software,se uma maquina tiver mais poder eles usam-no,Quake wars é um exemplo,desde que eles fizessem o jogo a pensar em cada plataforma,visto o cryengine3 permitir facilidade de programação grafica,mas quem o usar não vai fazer isso,por isso só quando sair as novas consolas vamos voltar a ver graficos a la crysis no pc,este cryengine3 é uma treta,é uma facada nas costas dos fãs da crytek que compram os jogos e não os pirateiam,quase de certeza o motor deles vai ser pouco usado,até nas consolas,o idtech 5 vai ser mais promissor.
E a valve anda a dormir a sombra da bananeira,nunca mais sai um novo source,que os meta a todos em sentido.
 
Motores leves são sempre uma boa aposta para multiplayer (aumentam consideravelmente os possíveis compradores)...

Para mim gráficos semelhantes ao do L4D são suficientes para a devida imersão...
 
Motores leves são sempre uma boa aposta para multiplayer (aumentam consideravelmente os possíveis compradores)...

Para mim gráficos semelhantes ao do L4D são suficientes para a devida imersão...
Não interessa,alem disso a imersão do left 4 dead se usa-se o cryengine2 no ambiente era de longe superior,o problema do source é já ser datado,é preciso algo novo da parte da valve.
mas o problema é o single player,ou o online desde que não seja MMO,vai ser mais dificil ver a potencia grafica a correr devido a versão do jogo ser pensado para as correntes consolas,acho que todas as plataformas deviam ter a sua versão melhorada do jogo para ela visualmente.A porcaria toda é que os graficos a la crysis acabaram :(,o cryengine nunca mais vai debitar aquele poder num jogo.
É engraçado como as produtoras vem ao pc fazer guito e depois passam-se para as consolas por haver mais guito,e desculpam-se com a pirataria no pc,já é tipico.
 
Última edição:
São as leis de mercado , eu faria o mesmo se fosse dono da Crytek.

Se realmente os pc fossem a plataforma mais viavel para produzir videojogos de certeza que a Crytek manteria exclusivamente nos Pc, mas como sabemos apesar de ser a plataforma que consegue melhores graficos não é equilibrada como nas consolas, ou seja muita gente prefere a simplicidade de chegar a casa colocar o jogo e começar imediatamente a jogar.

Os graficos que tenho na consola são prefeitamente aceitaveis, quero é que melhorem a componente online mas isso se calhar tmabem apenas acontecerá nas novas consolas.
 
São as leis de mercado , eu faria o mesmo se fosse dono da Crytek.

Se realmente os pc fossem a plataforma mais viavel para produzir videojogos de certeza que a Crytek manteria exclusivamente nos Pc, mas como sabemos apesar de ser a plataforma que consegue melhores graficos não é equilibrada como nas consolas, ou seja muita gente prefere a simplicidade de chegar a casa colocar o jogo e começar imediatamente a jogar.

Os graficos que tenho na consola são prefeitamente aceitaveis, quero é que melhorem a componente online mas isso se calhar tmabem apenas acontecerá nas novas consolas.
Não fazias nada,porque se calhar ias pensar um bocadinho perdias mais umas horitas e tanto ganhavas com a versão consola do jogo,como tambem com a gratidão dos jogadores de PC,e é exactamente isso que a IDsoftware faz,eles quando fazem um jogo,felizmente eles pensam nos recursos que o pc oferece a mais,e melhoram essa versão,e foi assim que eles mostraram o idtech 5,sem pc nem consola apenas no que o motor é capaz de fazer,sem plataforma especifica,não como a crytek que mostrou o motor só a correr nas consolas,ali mostrou bem as intenções maldosas deles e só a pensarem em $$$,mas se acontecer como no cryengine2 ninguem o vai usar,era mesmo fixe,e tudo a usar o idtech5 e unreal 3.5 deixando o cryengine3 para tras.
 
Última edição:
Uma coisa que não entendo, ha pessoal aqui que parece que está com receio que o CryEngine 3 não seja desenvolvido em relação ao Engine 2 porque irá adoptar as consolas lool... Na minha opinião acho que irá ser MUITO MELHOR que o Engine 2, não é porque ir ter plataformas para consolas que já não presta, existe muitos jogos que vieram do PC para consola porque mostraram qualidade, e que apenas para equilibrar foram retirados detalhes ainda me lembro do Splintercell 1 de PC para PS2 (um exemplo).
A versão PC do motor será bastante melhor tenho a certeza, e o novo Cryengine será brutal... A situação poderá ser a seguinte: Alguma empresa como a Sony ou Microsoft ou outras editoras de jogo pagarem a Crytek para desenvolver uma parte do cryengine para consolas para poderem fazer outros jogos para eles, não quer dizer que o crysis irá para PS3 ou Xbox360.
Esta situação deu foi grande murro no estomago a muitos exclusivos de consolas e motores de jogos de consolas que diziam que so eles conseguiam produzir grandes gráficos.... CRYTEK EM ALTA!!!!
 
Última edição:
Uma coisa que não entendo, ha pessoal aqui que parece que está com receio que o CryEngine 3 não seja desenvolvido em relação ao Engine 2 porque irá adoptar as consolas lool... Na minha opinião acho que irá ser MUITO MELHOR que o Engine 2, não é porque ir ter plataformas para consolas que já não presta, existe muitos jogos que vieram do PC para consola que apenas para equilibrar foram retirados detalhes ainda me lembro do Splintercell 1 de PC para PS2 (um exemplo).
A versão PC será bastante melhor tenho a certeza, e o novo Cryengine será brutal... A situação poderá ser a seguinte: Alguma empresa como a Sony ou Microsoft ou outras editoras de jogo pagarem a Crytek para desenvolver uma parte do cryengine para consolas para poderem fazer outros jogos para eles, não quer dizer que o crysis irá para PS3 ou Xbox360.
Esta situação deu foi grande murro no estomago a muitos exclusivos de consolas e motores de jogos de consolas que diziam que so eles conseguiam produzir grandes gráficos.... CRYTEK EM ALTA!!!!
Não estou procupado com isso,mas com os jogos multiplataforma,se forem feitos só exclusivamente a pensar nas consolas,eles apenas vão fazer uma conversão para pc,ou seja nem dá para aquecer a minha grafica,agora se o jogo for feito a pensar que a versão pc merece mais visualmente já não me queixo,e de fisica claro.
 
Não estou procupado com isso,mas com os jogos multiplataforma,se forem feitos só exclusivamente a pensar nas consolas,eles apenas vão fazer uma conversão para pc,ou seja nem dá para aquecer a minha grafica,agora se o jogo for feito a pensar que a versão pc merece mais visualmente já não me queixo,e de fisica claro.

Sim tambem não estou preocupado, tenho quase a certeza que a Crytek no Engine 3 Vai fazer maravilhas como já provou que faz. Mas so respondi a uns post de alguns users que já dizem que o Motor de Jogo vai para mau caminho :007::007::007::007:
 
Não fazias nada,porque se calhar ias pensar um bocadinho perdias mais umas horitas e tanto ganhavas com a versão consola do jogo,como tambem com a gratidão dos jogadores de PC,e é exactamente isso que a IDsoftware faz,eles quando fazem um jogo,felizmente eles pensam nos recursos que o pc oferece a mais,e melhoram essa versão,e foi assim que eles mostraram o idtech 5,sem pc nem consola apenas no que o motor é capaz de fazer,sem plataforma especifica,não como a crytek que mostrou o motor só a correr nas consolas,ali mostrou bem as intenções maldosas deles e só a pensarem em $$$,mas se acontecer como no cryengine2 ninguem o vai usar,era mesmo fixe,e tudo a usar o idtech5 e unreal 3.5 deixando o cryengine3 para tras.

O quake 4 quando saiu para a 360 foi dos piores ports de sempre, alias a equipa tecnica da ID não é muito grande e como eles mesmo referiram a sua especialidade é mesmo o PC, para lançarem mais jogos em consolas teriam que aumentar a sua equipa, coisa que não parecem interessados.

Agora, acho que a o motor da Crytek vai proporcionar grandes jogos para pc, de certeza que os jogos vão vir muito melhor optimizados e com um nivel superior ao crisis, a Crytek apenas quer um nicho no mercado de consolas, o que não quer dizer que deixem de se tornar tecnicamente inovadores no mercado de jogos para PC, acho que vão continuar a puxar pelos Pc e a maravilharnos com graficos cada vez melhores.
 
O quake 4 quando saiu para a 360 foi dos piores ports de sempre, alias a equipa tecnica da ID não é muito grande e como eles mesmo referiram a sua especialidade é mesmo o PC, para lançarem mais jogos em consolas teriam que aumentar a sua equipa, coisa que não parecem interessados.

Agora, acho que a o motor da Crytek vai proporcionar grandes jogos para pc, de certeza que os jogos vão vir muito melhor optimizados e com um nivel superior ao crisis, a Crytek apenas quer um nicho no mercado de consolas, o que não quer dizer que deixem de se tornar tecnicamente inovadores no mercado de jogos para PC, acho que vão continuar a puxar pelos Pc e a maravilharnos com graficos cada vez melhores.
Espero que tenhas toda a razão,mas na crytek eu confio,não confio é em outras produtoras que utilizem o motor.
 
Back
Topo