css problema

volcanol2

Power Member
:'(A minha dúvida é a seguinte: tenho uma página em css, e agora deparei-me com um problema, por exemplo se eu quiser mudar o conteudo do rodapé de uma página, gostaria que mudassem em todas.. ou seja n ter q mudar o conteudo a todas as 150...
Alguem me sabe dizer de uma forma geral, como posso fazer?? n posso colocar o conteudo no style.css para que todas o vao buscar? e qual o código q faz isso.. agradecia quem me soubesse dizer.

Abraço.
 
:'(A minha dúvida é a seguinte: tenho uma página em css, e agora deparei-me com um problema, por exemplo se eu quiser mudar o conteudo do rodapé de uma página, gostaria que mudassem em todas.. ou seja n ter q mudar o conteudo a todas as 150...
Alguem me sabe dizer de uma forma geral, como posso fazer?? n posso colocar o conteudo no style.css para que todas o vao buscar? e qual o código q faz isso.. agradecia quem me soubesse dizer.

Abraço.


a ideia das css é mesmo essa...uma folha de estilos muda tudo num site inteiro...imagina isto


na folha css defines o estilo que pretendes:


#rodapé{

estilos que queres para o rodapé;

}


o teu rodapé nas páginas de html vai ter o seguinte código:

<div id="rodape">



</div>


ao mudares o css, irás mudar automaticamente em todas as páginas...espero que tenhas percebido
 
boas, obrigado pela resposta, mas o meu problema n é mudar o "estilo" em todas as paginas q isso eu consegui, o meu problema é mudar o "conteudo". dou-te um exemplo.. imagina k eu no rodapé quero meter "Copyright ©2000 - 2008, blabla Enterprises Ltd".. em 2009 vou ter de mudar o conteudo para "Copyright ©2000 - 2009, blabla Enterprises Ltd" em todas as 150 ou mais paginas... é complicado.
 
Se isso já está implementando e realmente tens 150 paginas, mais vale meteres uma imagem com background da div (na CSS).
 
boas, obrigado pela resposta, mas o meu problema n é mudar o "estilo" em todas as paginas q isso eu consegui, o meu problema é mudar o "conteudo". dou-te um exemplo.. imagina k eu no rodapé quero meter "Copyright ©2000 - 2008, blabla Enterprises Ltd".. em 2009 vou ter de mudar o conteudo para "Copyright ©2000 - 2009, blabla Enterprises Ltd" em todas as 150 ou mais paginas... é complicado.



Boas...

Vê lá se isto te "serve"...

<html>
<body>
<div id="footer" class="fixed">
Copyright © 1900 -

<script language="JavaScript">
var mydate=new Date()
var year=mydate.getYear()
if (year < 1000)
year+=1900
document.write("<font size='5'><font color='999900' face='Arial'>"+year+"</font></font>")
</script>


, blabla Enterprises Ltd
</div>
</script>
</body>
</html>

--> Copyright © 1900 - 2008 , blabla Enterprises Ltd <--



Nunca é de mais recordar: :p não te esqueças de alterar a bela da Font (tamanho, cor e "cara")

;)
 
como já disseram, a boa prática é teres um ficheiro chamado rodape.php e fazeres o seu include nesses 150 ficheiros.

depois se quiseres alterar é só modificar o rodape.php

agora se já tens isso feito, estás tramado :P

ou então , programas aí em .php e fazes uma listagem de ficheiros de uma directoria, sendo que para cada ficheiro, entras, procuras a string que tu queres mudar e poes a nova , ou seja, retiras os dados do rodape antigo e metes o novo ( já que é igual em todos, é bastante fácil de fazer isso ) .

Se precisares de ajuda apita..

Força
 
Boas...

Vê lá se isto te "serve"...

<html>
<body>
<div id="footer" class="fixed">
Copyright © 1900 -

<script language="JavaScript">
var mydate=new Date()
var year=mydate.getYear()
if (year < 1000)
year+=1900
document.write("<font size='5'><font color='999900' face='Arial'>"+year+"</font></font>")
</script>


, blabla Enterprises Ltd
</div>
</script>
</body>
</html>

--> Copyright © 1900 - 2008 , blabla Enterprises Ltd <--



Nunca é de mais recordar: :p não te esqueças de alterar a bela da Font (tamanho, cor e "cara")

;)
Pá, o exemplo do copyright no rodapé foi apenas isso: um exemplo. Podia ser outra coisa qualquer, logo a tua solução não lhe serve. A solução já foi dada! Ou um include PHP, ou algo com PHP/MySQL se envolver muita informação.
 
Se isso já está implementando e realmente tens 150 paginas, mais vale meteres uma imagem com background da div (na CSS).

Não desfazendo, mas era pior a cura que a doença... Se o código estiver minimamente ebm estruturado é uma questão trivial de fazer um "mass search replace" do código pelo código de include e fica resolvido para sempre.

@Squillace:

Pode usar ainda um solução tosca que eu usei na altura que não tinha $$$ para um alojamento decente (nem SSI quanto mais PHP/SQL)...

Usa uns quantos ficheiros .js que escrevem a página (algumas secções pelo menos...). Os browsers sabem fazer include de .js sem usar server side stuff. Tem uma vertente infeliz que é a incapacidade dos motores de busca não indexarem essas secções... Mas para navbars e afins a indexação é inutil de qualquer modo...

O que mais me chateia nesta salsada é que ter um "client side include" teria sido ridiculamente simples de implementar nos browsers, no entanto nunca aconteceu... Em vez de meter (ainda mais) carga de pre-processing no servidor era uma questão trivial de incluir o fragmento html x no sitio y antes de passar a coisa ao rendering engine...
 
Obrigado a todos, creio que resolvi o problema com um <!--#include file="nome.txt" --> e salvei as paginas de html para shtml, e ficou a funcionar! já experimentei tanto com o explorer como com o firefox e funciona bem. Primeiramente ainda me assustei porque no próprio pc nao aparecia o conteudo dos .txts.. mas no servidor fica a funcionar bem... agora sempre que quer modificar algo é só faze-lo no .txt. :P

Abraço a todos.
 
Back
Topo