1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CSS

Discussão em 'Web Development' iniciada por OldMan, 4 de Outubro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 1046)

1. OldMan

OldMan Power Member

Boas noites!
    Alguém me sabe dizer como se faz ou onde encontrar tutoriais de como fazer para para que eu tenha uma lista que tem um link com um texto, e eu queria que a largura da lista fosse sensivel e funcionasse como link.

Do género:

|-link1------|
    |-link2------|
    |-link3------|

e eu queria que esse espaço todo fosse sensível e não só o "link".
    (os "-" foi para dar espaço)
    Obrigado

2. [N]

[N] Power Member

adiciona a propriedade "display: block;"

por exemplo:

a:link, a:visited {
    ...

display: block;
    ...
    }

3. OldMan

OldMan Power Member

perfeito, obrigado! ;)

4. OldMan

OldMan Power Member

parece que no IE nao aparece assim tao perfeito :\

a parte pintada de rosa e' a
    parte NAO SENSIVEL no IE, no firefox todo o azul e' sensivel.
    alguem tem ideia do que seja?

5. keoshi

keoshi Power Member

6. OldMan

OldMan Power Member

ya, era disso!
    outra coisa que também não consegui entender o que faz isso é que entre cada link/LI tem um espaço "vazio"... mas também só aparece no IE

7. OldMan

OldMan Power Member

já descobri que esse espaço é causado pelo "display: block;" como diz no w3schools:

"The element will be displayed as a block-level element, with a line break before and after the element"
    http://www.w3schools.com/css/pr_class_display.asp

mas isto no firefox e' ignorado (?!)

8. [N]

[N] Power Member

sao as manias do browser. Há uns tempos o keoshi arranjou-me uma lista das propriedades que os browsers liam e nao liam. já me esqueci foi onde para isso, pod eser que ele se lembre :x2:

9. OldMan

OldMan Power Member

mas há maneira de fazes este mesmo efeito que o block faz, mas sem esses espaços?

10. OldMan

OldMan Power Member

outro assunto mas relacionado com css

queria fazer 2divs uma com 200px de largura e a outra ocupa o restante do ecra em largura, mas em altura queria que ambas as divs so ocupassem a area em que a pagina aparece.
    ou seja, quanto mais pequena essa area mais scroll tenho que rodar ate xegar ao final... ja tentei de varias maneiras e nao consegui, porque ou defino uma medida que pode nao ser esse espaço que pretendo com resolucoes maiores do que a que estou a utilizar, ou entao fica com o scroll do tamanho do conteudo, o que nao tem interesse nenhum...
    outra coisa que me acontece e' que tendo scrolls em ambas as div's nao preciso do scroll que comanda o conteudo todo que a pagina mostra, alguma maneira para fazer isto?
    obrigado

11. OldMan

OldMan Power Member

Já me tou a passar!
    Alguém faz ideia porque motivo é que isto acontece!?

A tabela tem uma coluna do lado esquerdo com altura a 100% e a outra coluna do lado direito tem uma linha com 25px a azul e por baixo fica o espaço que sobrar...
    no firefox (lado direito da imagem) aparece perfeito, mas no IE tem aquele azul todo a mais :|

Código:
    - - - - - - - - - - - - -
    |   |      H=25px       |
    |   | - - - - - - - - - |
    |   |                   |
    - - - - - - - - - - - - -

qualquer coisa desse genero..

12. shello

shello Moderador
    Staff Member

O Internet Explorer não lida propriamente bem com alturas. Já tive o mesmo problema com o index do meu site.
    Por acaso nunca tive curiosidade de pesquisar sobre eventuais correcções a essa falha; penso que pelo desprezo (que não devia existir...) pelo Internet Explorer e estes problemas.

Cumprimentos!

13. [N]

[N] Power Member

nao faças por tabelas... usa uma <div> a fazer "float".

Se entretanto queres fazer por tabelas basta teres a tabela com 2 linhas em que a primeira tem 25px de altura e a oura tem o resto do ecra (se é que dá para fazer isso.)

14. keoshi

keoshi Power Member

15. Ricardo Vidal

Ricardo Vidal Power Member

Penso que o melhor sitio para aprender a criar ou trabalhar com listas e CSS será aqui:
    http://css.maxdesign.com.au/listamatic/

Nada como um bom exemplo para tirar dúvidas e aprender como se faz :)

16. OldMan

OldMan Power Member

Obrigados, resolvi com a div mas sem float... ainda nao percebi bem como funcionam muitas das propriedades das CSS

17. Acelarado

Acelarado Power Member

OldMan, desculpa estar a invadir o teu topico

alguem me diz a razao de quando eu faço-> float: left; a uma div que esta dentro de uma outra div a de fora n creche?

Partilhar esta Página