Ctesp

Demolock

Power Member
Bom dia pessoal, tenho formação em eletrónica / informática e quero investir na área da programação, queria algum curso / formação abrangente que me desse as bases que não tenho, vi alguns ctesp no ipmaia e no ispgaya em tecnologias e programação de sistemas de informação e no isep de desenvolvimento ágil de software, alguém está a tirar ou tirou alguma dessas formações que possa dar feedback?
Abraço
 
Foi a minha base, fiquei a trabalhar logo no final do estágio curricular.

É uma formação mais generalista, depois tens de escolher o rumo que vais seguir, eu enverguei pela Automação Industrial, sendo algo que me cativa, há quem prefira a lado do desenvolvimento de software.

O meu curso foi através do ISEP, mas lá está, convém teres uma ideia do que pretendes no futuro. Empregabilidade é quase garantida há muita procura de programadores, seja de sistemas, software ou automação.
 
Estive a ver esse ctesp no isep, mas pelo que me disseram não ensinam uma linguagem em específico, é uma coisa mais generalista certo?
 
Em nenhum curso vais aprender uma linguagem em especifico, pelo menos numa licenciatura não. E num curso que também fiz já alguns 10 anos também não pois era (pascal, visual basic, php, C# etc.)
O objetivo é de aprender as bases e certas cadeiras são dadas em C, Java, Python (hoje em dia), C# etc.
 
Vou ser sincero contigo.

Na universidade não aprendes a programar. Aprendes as bases e as linguagens de programação. Há pessoas que dizem "Ah e tal se não fosse a universidade não sabia programar".

Depende da universidade, depende das cadeiras, depende do conteúdo, depende do professor/a, depende do plano curricular. É isto que te posso dizer.

Se não te aplicares de nada serve. Garantidamente. A malta pessoa por vezes que ir para esses cursos sais de la a saber programar.

Errado, sais de la com formação, exercício e prática. Só vem com o tempo.

Dai, se vale a pena? Obviamente que sim, é como conduzir. Podes saber conduzir, mas não podes conduzir sem carta porque é um "comprovativo" que sabes conduzir...

Vale a pena, se te aplicares. E se gostares da area. Caso contrario estas a gastar o teu tempo.

Um exemplo? O curso de design.
As vezes pensamos que saímos de la a dominar tudo. Errado. Não dominas tudo, sabes o básico ou nem isso. O resto é por tua conta e a com prática em casa e experiência.

Um bom exemplo para o curso de formação é de design digital. Experimenta tirar o curso e deixar de praticar durante 2-3 anos e logo vês. Ficas sem prática (excepto se fores muito muito criativo).

A pratica leva a experiência, a experiencia leva a perfeição da técnica(s)
 
Última edição:
Back
Topo